domingo, 8 de novembro de 2009

ALLAN KARDEC COLEGA DE KARL MARX?

Uma tese fantástica – e muito substancial – foi levantada aqui no Brasil, pelo pesquisador espírita Clóvis Nunes, um dos mais respeitados especialistas de TCI (TransComunicação Instrumental) no mundo. Diz respeito à identidade de um personagem misterioso que aparece no livro "OBRAS PÓSTUMAS", Allan Kardec: um tal Sr. M.

Através de uma mensagem mediúnica, em uma sessão realizada em 30 de abril de 1856, o prof. Rivail recebe o primeiro anúncio de sua grandiosa missão de Codificador Espírita, e nesta mesma comunicação outro homem presente àquela reunião (denominado "Sr. M.") é mencionado:

“(...) A ti, M..., a espada que não fere, porém mata; contra tudo o que é, serás tu o primeiro a vir. Ele, Rivail, virá em segundo lugar: é o obreiro que reconstrói o que foi demolido”.

Depois de transcrever esse ocorrido, Kardec comenta em seu diário sobre o Sr. M. nestes termos:

“O Sr. M..., que assistia àquela reunião, era um moço de opiniões radicalíssimas, envolvido nos negócios políticos e obrigado a não se colocar muito em evidência. Acreditando que se tratava de uma próxima subversão, aprestou-se a tomar parte nela e a combinar planos de reforma. Era, aliás, homem brando e inofensivo”.

Mais adiante, o codificador espírita vai registrar a recomendação que recebeu do Espírito Verdade sobre manter ou não contato com o Sr. M., pela sessão ocorrida em 12 de maio de 1856, na casa do Sr. Baudin:

Pergunta de Kardec (ao Espírito Verdade) — Que pensa de M...? É homem que venha a influir nos acontecimentos?
Resposta — "Muito ruído. Ele tem boas ideias; é homem de ação, mas não é uma cabeça."

Deveremos tomar ao pé da letra o que foi dito, isto é, que lhe cabe o papel de destruir o que existe?
"Não; pretendeu-se apenas personificar nele o partido cujas ideias ele representa."

Posso manter relações de amizade com ele?
"Por enquanto, não; correria perigos inúteis."

Dispondo de um médium, M... diz que lhe determinaram a marcha dos acontecimentos, para, por assim dizer, uma data fixa. Será verdade?
"Sim, determinaram-lhe épocas, mas foram Espíritos levianos que lhe responderam, Espíritos que não sabem mais do que ele e que exploram a sua afobação. Sabe que não devemos precisar as coisas futuras. Os acontecimentos pressentidos certamente se darão em tempo próximo, mas que não pode ser determinado."

Eram conceitos marxistas tão fortes que Kardec chega mesmo a submeter o caráter do cavalheiro misterioso à apreciação dos mentores espirituais, ao que toma nota de que o Sr. M. tem boas ideias e que é homem de ação, mas é aconselhado a não se envolver com ele, que seria a personificação de um partido, ligado a terríveis acontecimentos que estariam por vir.

Segundo Clóvis Nunes, o Sr. M. é ninguém menos que Karl Marx, o idealizador da doutrina comunista. Ele seria descrito como uma “espada que não fere” (pacífico e brando, conforme o próprio Kardec menciona), em contraponto ao Partido Comunista, personificado nele, “que mata” a pretexto de uma revolução social positiva. A biografia do filósofo comunista confirma a estadia dele em Paris, em conformidade com as datas de referências em "OBRAS PÓSTUMAS".

Nesse contexto, a espiritualidade preveniu Kardec de que Marx era um revolucionário e suas propostas haveriam de causar grande ruído; que sua ideologia daria azo a uma contraproposta às religiões (“demolir” o sistema de então), para depois o kardecismo (a Doutrina Espírita) cuidaria de “reconstruir”; que Marx estava sob influência de Espíritos levianos que lhe exploram a exaltação – qualidade do fundador do Comunismo também atestada por seus biógrafos.

No clássico “O CAPITAL”, de Marx e Engels, determinada nota menciona o entusiasmo na burguesia europeia com o Espiritismo. Engels chega a lamentar que o colega perca tempo com os eventos, a que intitula de “jogo da mesa dançante”.

Conterrâneo de Divaldo Franco, Clóvis Nunes ganhou notoriedade nacional depois de revelar um segredo católico: o Museu das Almas do Purgatório: depositório que reúne peças comprovando manifestações espíritas no seio da Igreja Católica – lugar trancado a sete chaves pelo Vaticano.

Sobre a aproximação de Allan Kardec e Karl Marx, o pesquisador promete um livro, quem sabe até, com novas informações, fontes e provas.

Para ouvir a palestra em que Clóvis Nunes comenta, em primeira mão, sobre este tema, vide o vídeo a seguir.

65 comentários:

  1. Muito bom! Hoje pensei muito sobre MArx ter sido visionário, ter apresentado uma política possível apenas à frente (muito à frente) de seu tempo... E aqui leio tão fantástica postagem! Espero que o livro seja mesmo lançado.

    ResponderExcluir
  2. Em que parte da obra de Kardec ou de seus biógrafos está essa constatação: " que Marx estava sob influência de Espíritos levianos que lhe exploram a exaltação – qualidade do fundador do Comunismo também atestada por seus biógrafos."?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum lugar, e nem poderia, pois está evidente a farsa do texto e das conclusões. Muito me admira ver Marx em sessões mediúnicas, a propósito, em grau de relevância ao mundo, sua tese mudou os parâmetros da orbe. Indo mais além, por mais que o comunismo possa parecer algo terrível aos olhos do ocidente, a mesma visão não é compartilhada no oriente, a exemplo da China que caminha para ser o pais mais rico do mundo eliminando a miséria que assolava suas terras em outros tempos. Isso demonstra que tudo é relativo e como acontece no livro Brasil Coração do Mundo e Pátria do Evangelho, o golpe taí, cai quem quer.

      Excluir
  3. Família Silva, Allan Kardec não cita Karl Marx diretamente em nenhuma de suas obras, mas escreve sobre um misterioso "Sr. M..." em "OBRAS PÓSTUMAS", da parte em que relata sua iniciação ao Espiritismo. A suposição de que Marx é esse M... foi levantada por Clóvis Nunes.

    ResponderExcluir
  4. O Monsieur M não é Marx, que estava em londres e proibido de entrar na França. Uma tese para discussão: o Mr. M. seria Montalambert ( Conde de) - amigo de Lamennais que se comunica no mesmo livro "Obras Póstumas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não... Marx estava em Paris em 1844 e inclusive foi visitado lá por Engels nesta data. Certamente M melhor se aplica a Marx, pela descrição uma vez que Charles Forbes René de Montalembert era também envolvido com política mas não poderia ser classificado como radical. Apenas defendia maior abertura para a igreja católica.

      Excluir
    2. Marx estava em Paris em 1844 e inclusive foi visitado lá por Engels nesta data. Certamente M melhor se aplica a Marx, pela descrição uma vez que Charles Forbes René de Montalembert era também envolvido com política mas não poderia ser classificado como radical. Apenas defendia maior abertura para a igreja católica. Na verdade foi em Paris que conheceu Engels e lá permaneceu de 1843 a 1849 quando então foi rejeitado até mesmo pelos revolucionários franceses. Foi aí que mudou-se para Londres

      Excluir
    3. Concordo, Elysio. Em 1856 Marx estava em Londres.

      Excluir
  5. Acho muito provável que o sr. M seja Mark. O socialismo é o que de mais avançado surgiu na análise científica do poder na humanidade. A grande lacuna é justamente desconsiderar a condição espiritual. O Espiritismo preenche essa lacuna, libertando o marxismo do erro.

    ResponderExcluir
  6. Pesquisei sobre o marxismo kardecista ( ou kardecismo marxista)... há alguns livros sobre o tema aqui mesmo na internet...

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Jesus toma conta, tem q rir pra não chorar desses infiltrados comunistas q se intitulam espíritas. O comunismo é exatamente o oposto do espiritismo, gente! Vão ler os livros de Kardec e Emmanuel em que falam sobre comunismo e socialismo. Não sei como tem idiotas q querem colocar e forçar cabeças fracas no espiritismo a aderir a ideia de que o socialismo é obra de Jesus.

      Excluir
    2. Amigo. Existem alguns equívocos, essa mania de infiltração e perseguição comunista é coisa antiga, chamamos isso de comunismofobia. A maioria das pessoas que criticam o socialismo e comunismo não sabem o que dizem, nunca leram os livros básicos de de Marx. Quem mais tem medo dessas doutrinas políticas são as pessoas de grande posse que disseminam inverdades sobre o marxismo afetando os mais desinformados. As pessoas que se dizem marxistas não são necessariamente comunistas, mas reconhecem o valor de um dos poucos pensadores que falou de igualdade, da exploração da classe operária e da manipulação da religião católica da época, que esforçava-se para manter aquela condição de ignorância da maioria. Já ouviu falar de Léon Denis? Tem um livro chamado socialismo e espiritismo. Outra coisa importante são as obras de André Luiz, existe um sistema de organização social muito interessante na colônia Nosso Lar, as pessoas dividem moradias que são cedidas por familiares, conquistadas com o bom trabalho ao longo de alguns anos, são recompensados em forma do famoso bônus-hora independente da natureza do trabalho que realizam, não existe dinheiro, a competição e acumulação de bens não são estimulados ou seja, igualdade. Soa Familiar de alguma forma?
      O grande problema sempre foi o radicalismo tanto da esquerda quanto da direita. Mas a realidade histórica é que os sistemas criados baseados no medo do comunismo foram os mais desumanos e sangrentos, como o Nazismo por exemplo, foi um movimento criado inicialmente para combater a crescente expansão do socialismo da União Soviética na Europa, e o resultado muitos já conhecem.
      Agora se me perguntarem se prefiro o nazismo ao socialismo cubano, mil vezes o socialismo cubano. Ou se me perguntarem o socialismo cubano ou o capitalismo mais igualitário dos países nórdicos, mil vezes o capitalismo nórdico.

      Excluir
  8. Se existe um socialismo Kardecista, não me digo mais espírita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois. O socialismo é a negação de princípios fundamentais do que entendo do espiritismo, como a recompensa pelo mérito e o livre arbítrio. Os que defendem que o socialismo é uma doutrina de caridade não consideram que redistribuição compulsória de riqueza não tem qq mérito. E retira do ser humano o ímpeto de se empenhar: porque se esforçar se o estado há de suprir todas as necessidades? E o resultado dessa desmotivação é bem conhecido: Venezuela, Cuba etc.

      Excluir
    2. Não sei se sou espírita em minha prática, mas gostaria que refletíssimos sobre o seguinte...cada período na evolução terrestre traz suas contradições...se houver concordância de que um dia o Planeta Terra passará a ser um mundo de regeneração, por que, então, não poderíamos ter um sistema onde a distribuição das riquezas, acompanhada de razão e moralidade? Não existem mundos onde existe a elevação? A Terra também experimentará momentos bons ao atingir o grau regenerativo...por enquanto aprendemos pela dor...com governos que oprimem...retiram direitos, submetem...mas quando o quantum espiritual mais elevado se sobrepuser...talvez tenhamos formas de produção e relações de produção mais dignas, justas e que continuem oferecendo oportunidades de aprendizado espiritual para aqueles que assim se enquadram nessa atmosfera...Nunca haverá um Estado que dará tudo...todos sempre trabalharão pois essa é uma máxima espiritual de evolução. A questão é que este Estado apenas regulará relações mais equilibradas entre os seres humanos...Se eu não acreditar que tem de haver modificação também material, então depreenderei que a Terra nunca evoluirá. Quanto desenvolvimento tecnológico e econômico já existe...o desenvolvimento moral virá com a repartição desse desenvolvimento beneficiando a toda a humanidade! Esse será, talvez, um sinal de evolução moral...Não devemos confundir divisão da riqueza matrial com luxúria e gozos, apenas...talvez haja mais simplicidade...cuidados com o planeta,etccc. Por hora, que Deus nos abençoe para que tenhamos força de enfrentar um Planeta Terra de provas e expiações!!!

      Excluir
    3. Concordo plenamente, quem afirma q comunismo é de Jesus é o falso espírita q nunca leu um livro sequer de Kardec, Emmanuel e Joana de Angelis. Espiritismo é justamente o oposto de comunismo/socialismo!!!

      Excluir
  9. Pelo amor de Deus, pessoal, espiritismo não tem NADA de marxista.

    Vejam o próprio livro dos espíritos.

    811. Será possível e já terá existido a igualdade absoluta
    das riquezas?

    “Não; nem é possível. A isso se opõe a diversidade das faculdades e dos caracteres.”

    a) — Há, no entanto, homens que julgam ser esse o remédio aos males da sociedade. Que pensais a respeito?

    “São sistemáticos esses tais, ou ambiciosos cheios de inveja. Não compreendem que a igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela força das coisas. Combatei
    o egoísmo, que é a vossa chaga social, e não corrais atrás
    de quimeras.”


    Marxismo é um sistema assassino, que corrompe a sociedade e todos os valores cristãos.

    Não se iludam com marxismo, este queria e ainda quer acabar com a religião, com a família e os valores da sociedade.

    Se duvidam, basta estudarem a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordando ou não com o Marxismo, não é isso que ele diz. Uma frase famosa de Marx diz que cada um deve dar segundo suas capacidades e receber segundo suas necessidades. Não faria sentido obrigar a redividir tudo por igual, e obviamente não funcionaria, como bem explica o Livro dos Espíritos. Ademais, as perguntas anteriores (808, 808a, 809 e 810) refletem, curiosamente, aspectos da acumulação primitiva de capital, conforme disse Marx.

      Como sendo uma doutrina materialista, o marxismo jamais poderá ser adotado pelo Espiritismo. Contudo, não nos impede de enxergar, no primeiro, análises e críticas que confrontem as contradições do mundo em que vivemos, e aprendamos com elas.

      Excluir
    2. Isso. Perfeito. ...o espiritismo é uma doutrina coletivista no seu aspecto social pois combate ferrenhamente o egoísmo. ...

      Excluir
  10. Por favor, gostaria que o irmão Rodrigo me informasse a bibliografia onde Marx defende tais preceitos, pois até onde eu sei, e não sei quase nada, na "Introdução à Filosofia do Direito de Hegel" escrita em 1843 na Alemanha, portanto 14 anos antes do lançamento do Livro dos Espíritos, ele fala que "a religião é o ópio do povo", mas se levarmos em conta a conjuntura alemã da época, em que a religião alienava o pensamento político do povo d'aquele país, ele estava certíssimo. E o autor convoca os alemães a seguirem o exemplo da Inglaterra e França.
    Quanto à família, ele fez algumas críticas no "Terceiro Manuscrito" sim, mas até onde sei ele era muito bem casado e amava e respeitava sua esposa. Pra mim esse é o melhor exemplo de valorização da família.
    É claro que como todo ser humano, ele foi infeliz em algumas colocações, mas no conjunto da obra, para mim, foi um homem à frente do seu tempo.
    Aguardo as referencias, pois como espírita, preciso me instruir e rever meus conceitos.

    Muita paz a todos!

    ResponderExcluir
  11. A respeito desse tema -- que, dado a paixão de uns e o fanatismo de outros, quase sempre aquece os ânimos --, sugerimos a todos a leitura do livro "SOCIALISMO E ESPIRITISMO", de Léon Denis, disposto em nossa Sala de Leitura (http://www.luzespirita.org.br/leitura/L88.html).

    ResponderExcluir
  12. Respondendo a Elysio, Karl Marx esteve refugiado em Paris entre 1844 e 1845, quando foi expulso pelo governo francês.
    Conferir em http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx

    ResponderExcluir
  13. Assombra-me e entristece-me a ignorância daqueles que tentam conciliar espiritismo com socialismo. Emmanuel já havia nos alertado sobre a incompatibilidade, Vianna de Carvalho também. O próprio Chico ficou ao lado do governo militar no pinga-fogo alertando contra o perigo dos guerrilheiros comunistas. O Livro dos espírito advoga pela propriedade privada, e Jesus ensina o capitalismo na parábola dos talentos. A consciência político-econômica do espiritismo às vezes me envergonha.

    ResponderExcluir
  14. Beira a estupidez querer ligar doutrina racional com pensamento coletivo comunista.
    Ou essa gente não entendeu os principios liberais da doutrina ou são militantes de esquerda.
    Citar Leon Denis não diz nada pois a base da doutrina está no LE.

    ResponderExcluir
  15. Esta aqui o iluminado que propôs este besteirol preso pela policia federal. http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2013/11/28/noticiafortaleza,3169668/coordenador-do-movpaz-e-preso-em-operacao-da-policia-federal.shtml

    ResponderExcluir
  16. Victor Tijuca...
    "Chico ficou ao lado do governo militar"??? "Jesus ensina o capitalismo"???

    Muito cuidado com o que diz para não dizer bobagens ok?

    ResponderExcluir
  17. Unknown, o Victor Tijuca está coberto de razão, e não disse bobagem alguma.
    Eis o link onde Chico Xavier, em pessoa, inspirado por seus mentores, faz alertas contra o mal do Comunismo no Programa Pinga Fogo: http://www.youtube.com/watch?v=98Y4ibD_XZ0
    Chico chega a falar da proteção do Brasil, pelos militares, contra "a intromissão de ideologias vinculadas à desagregação", que é justamente aquilo que o comunismo melhor sabe fazer.
    Logo depois, Chico fala em "batalha espiritual".
    O trecho dura mais de oito minutos, mas vale a pena assistir, a exemplo do programa inteiro, se puder, posto que muito ilustrativo.
    Soma-se às personagens informadas pelo Victor Tijuca no combate ao comunismo, o ilustre Herculano Pires, um dos grandes batalhadores da Doutrina codificada por Kardec no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve acrescentar um ponto relevante. O Livro Coração do Mundo e Pátria do Evangelho também foi psicografado pelo Chico Xavier e é uma fraude grotesca, haja vista que não corresponde a forma escrita de Humberto de Campos além de outros fatores. Destaco ainda que na mesma obra existe um enaltecimento da memória dos grandes lideres, que na história foram responsáveis pelos mais hediondos massacres da humanidade. Assim, destilar ódio apenas para refutar uma ideia não me parece a melhor opção, tampouco a utilização do exemplo do Chico Xavier que na ocasião não se sabe qual tipo de influencia estava sofrendo, notadamente poque no regime militar não poderia falar outra coisa que se opor ao comunismo, sob pena de pagar com a vida. Cautela, cautela.

      Excluir
  18. O Governo Militar como disse Chico foi dos mais dignos.. Isso é fato, isso é vídeo dele falando.

    ResponderExcluir
  19. Querem ver o que é socialismo de verdade? Leiam, o capítulo "O Bonus-Hora" em Nosso Lar, de Andre Luis.

    ResponderExcluir
  20. Começando por dizer que se Deus fosse capitalista, seria a negação de si próprio: injusto, sem fraternidade, nada de partilha ou solidariedade, mate quem quiser ou puder,"o mundo dos mais espertos, seria seu mandamento"; baseava-se na ideia de que "a vida é só essa, quem aproveitar será feliz, quem for besta que morra, pois os betas seriam para serem explorados pelos sabidos e pronto". Se Deus, no seu modelo e guia,Jesus Cristo, não era, no mínimo, socialista, mas as primeiras comunidades seguidoras de seu exemplo, "TINHAM TUDO EM COMUM"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas são assim, não o capitalismo... Você pode ser capitalista e caridoso.. socialista não tem escolha em ser caridoso ou não... Cuidado com o fanatismo

      Excluir
    2. Sim Fregoro..No começo logo após a crucificação, grande parte dos díscipulos venderam "seus bens" e contribuiram com a Casa do Caminho:, primeira casa de caridade ee se tem notícia na história.Porém em Atos 5 lemos Ananias e Safira tendo vendido um campo, guardaram uma parte do dinheiro para si, vindo a cair fulminados quando confrontados por Pedro.Um dia no futuro,quem sabe consigamos viver em comunidade como irmãos.Por enquanto as diferenças das nossas almas e diversidade dos focos da nossa mente não permite que enxerguemos que unidade , só há em Jesus.Qualquer ideologia proposta por homens é treino...que bom né...assim podemos mudar quando não nos acomodarmos mais com uma linha de pensamento.Até a Doutrina pode mudar, havendo consenso de que algo prescrito por ela através dos Espíritos, está errado.Conforme asseverou Kardec..

      Excluir
  21. É muito triste ver pessoas tirando passagens de obras de Karl Marx sem nem mesmo se preocuparem com o contexto à que foram atribuídas. Em parte nenhuma da obra de Marx ele diz que todos são iguais ou que um Médico ganharia o mesmo que um Gari.
    “De cada um, de acordo com suas habilidades, a cada um, de acordo com suas necessidades.”
    Sou 'Comunista' mesmo antes de saber o significado desse termo, quando ainda era criança alí pelos meus 11 ou 12 anos eu já achava que as coisas teriam de ser assim. Muito me identifiquei com a Religião Espírita e lá se vai 15 anos ou mais, e nem por isso deixei de lado minhas convicções políticas, muito pelo contrário, o Espiritismo só veio complementá-la.
    Pescar a passagem de Marx acerca acerca da Religião fora do contexto a que foi aplicada seria o mesmo que dizer que O Nosso Sr Jesus 'O Cristo' era a favor de mutilação quando Ele disse "Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno." -Mateus 5:30
    Segue o link para as pessoas de boa fé, e que acreditam firmemente, como eu, que boa parte das desgraças que ocorreram no mundo depois dessas 'duas revelações' - a de Alan Kardec e de Karl Marx - poderiam ser evitadas caso as pessoas parassem dar o devido valor às coisas e o devido respeito às pessoas.
    “A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.” -Karl Marx
    https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93pio_do_povo#Contexto_original

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, se as pessoas vão ganhar salários diferentes no socialismo... Toda esta luta de proletário e patrão vai por água a baixo.

      Excluir
  22. O senhor M. estaria sob influência de Espíritos exaltados, não Espíritos levianos.

    ResponderExcluir
  23. Fico triste de ver os espiritas medindo sabedoria. Só vejo o quanto ainda temos de evoluir. Existem muitos comunistas e socialistas que nos dias de hoje fazem muito mais qu ainda

    ResponderExcluir
  24. Penso que aqueles que querem vincular o espiritismo com o marxismo e socialismo o fazem por seus próprios interesses mesquinhos, talvez no sentido de achincalhar a Doutrina Espírita. Leiam O Livros dos Espíritos, Cap. IX, VIII - Lei de igualdade e mais adiante, questões 883 a 885. A meu ver, não há nada, absolutamente, corroborando as ideias marxistas e socialistas. Sou espírita e repudio o marxismo e socialismo, acredito que o liberalismo econômico promove sim o bem-estar da humanidade.

    ResponderExcluir
  25. CADU SANTOS. Abraço fraterno. Não se iluda querido irmão em Cristo. O COMUNISMO ainda é o véu da sedução das almas, levando as multidões para a senda do ANTICRISTO. Procure saber mais a fundo a Doutrina. O que Kardec e Leon Denis falou a respeito do ideário de Marx. O próprio Jesus deixou um verdadeiro tratado de economia em Seu evangelho, na Parábola dos dez talentos (Mat 25:14-30). Não se deixe seduzir porque o tempo está próximo.

    ResponderExcluir
  26. A hipótese de que o Senhor M... é Marx de modo algum implica em alinhar a Doutrina Espírita ao Comunismo, mas, aliás, vai refletir exatamente o oposto, visto que até mesmo os guias de Kardec o admoestaram a não manter contato com o tal pensador. Considerando a classificação que os Espíritos deram ao Senhor M... e pondo em comparação com a doutrina comunista, o que temos é que o Comunista, embora possa ter boas intenções, não se sustenta em suas bases. De fato, isso se verifica ainda com mais clareza pela Lei de igualdade (O Livro dos Espíritos).

    ResponderExcluir
  27. O Espiritismo tem sido criticado por quem nunca parou para estuda-lo. É incrível ver Espíritas fazendo o mesmo com o socialismo. Todas as críticas feitas aqui ao socialismo são a prova cabal da falta de conhecimento sobre o tema. As questões 883 e 885 por exemplo, só poderia ser considerada anti-socialista por quem foi enganado pela propaganda liberal de que o socialismo elimina a propriedade privada individual. Essas questões de 883 a 885, condicionam a propriedade privada às seguintes premissas socialistas: 1) extensão da propriedade para o bem-estar coletivo. 2) aquisição de propriedade sem prejuízo da coletividade 3) Crítica as Leis atuais e apologia à mudança pela Lei de Progresso. Estudem os princípios socialistas antes de critica-lo do mesmo jeito que esperamos isso dos detratores do Espiritismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas muitos já leram e continuam criticando o socialismo.

      Excluir
    2. Basta comparar os princípios do Espiritismo e Comunismo para constatar que Karl Marx é antagonico a Kardec. Comunismo é anti Cristo. O.Espiritismo progressivo que querem avance os seguidores de Marx no seio da doutrina é antiCristo em ação no homem contra o Evangelho. Discussões estéreis enquanto as mão deixam de ajudar os que dela necessitam.
      Não existe o marxismo kardecista, o.que há é uma cegueira por liberalidade própria no homen do ontem, atávico em contraposição ao Espírito de Verdade, o Consolador Promwtido. Tal é ominucioso trabalho do antiCristo, que cega o entendimento daquele que ainda persegue Jesus..
      Estudaro Evangelho e praticar a caridade é antídoto usado pelos testemunhos mais puros da Doutrina, como o Kardecismo por se dizer "bolivariano fabiano" apoiando a pauta do aborto? Um movimento contra a Verdade do princípio biológico da reencarnação! Nem era preciso espichar ate aqui o leque devl Verdades pontuais que se contrapoem científicamente efikosoficas contra a aberração "Kardecismo socialista", basta iniciar no primeiro ensinado pelo Espírito de Verdade: "Deus Existe", no que já desmorona qualquer argumentação marxista que se funda no primeiro princípio:" Deus não existe".
      Quem segue Jesus, não segue Karl Marx", ponto final.

      Excluir
  28. Saudações a todos os irmãos de doutrina, em especial ao irmão anjuaral que me citou em seu comentário!
    Em O E.S.E. o Espírito de Verdade nos deixa dois mandamentos principais aos quais, nós espíritas, devemos seguir: amai-vos e instruí-vos (O E.S.E. cap. VI-5). Entretanto não observo tais atitudes no presente espaço, pois amar implica sobretudo, respeitar as divergências de opinião, e, instruir, não quer dizer não criticar, requer bases sólidas sobre determinado assunto, no caso o marxismo e socialismo.
    O companheiro Leilton Lima é muito feliz em sua comparação, pois realmente vejo irmãos se comportando como os neopentencostais que criticam por criticar, sem o menor conhecimento. Temos que ter cuidado pra não sairmos reproduzindo, como massa de manobra, os discursos das classes dominantes. Temos sim, como prega o Socialismo e o Espiritismo, que fazer a nossa parte buscando reduzir as desigualdades entre os nossos irmãos, onde uns trabalham duro pra passar dificuldade e outros esbanjam com dinheiro do povo.
    Eu aprendi nos livros da codificação que cada um tem um dom diferente, mas que não devemos usar esse dom pra subjugar nem oprimir nosso semelhante. Nesse sentido, nem todos tem o dom da administração, por isso não adiantaria dividir toda riqueza do mundo pra resolver as questões da desigualdade social, pois logo as desigualdades ressurgiriam, mas isso não nos dá o direito de explorar a mão-de-obra alheia pra acumular "tesouro na terra". E por falar nisso, as obras da codificação estão repletas de passagens como essa usando essas e outras expressões que, no fundo, tem o mesmo sentido.
    O "tempo não está próximo", já passou do tempo de, nós espíritas, fazermos a nossa parte pra mudar pra melhor a vida de algum de nossos semelhantes, afinal de contas, "fora da caridade não há salvação".
    Abraço fraterno a todos!

    Cadu Santos
    (ce_santos@id.uff.br)

    ResponderExcluir
  29. Não há a menor compatibilidade entre Espiritismo e comunismo. O Espiritismo prega a crença em Deus. No comunismo, em sua forma anárquica, ou seja, pós-socialismo, há ausência de Deus, a felicidade comunista é puramente material. A espírita é espiritual.
    No Cristianismo, por óbvio, no Espiritismo, a caridade é espontânea. Ninguém é obrigado a dar nada a ninguém. Tudo é fruto do sentimento de amor fraterno, estimulado pela religião. Sem isso, a caridade não é verdadeira caridade. Já o comunismo prega uma falsa caridade, onde o estado toma à força, não descartado o uso da violência, os bens de cidadãos considerados ricos, para dá-los aos pobres.
    No Espiritismo, há a meritocracia e a responsabilidade o que aproxima muito mais esta filosofia/religião do capitalismo que do comunismo. Tudo o que sou e passo hoje é fruto e responsabilidade de minhas decisões pretéritas e/ou atuais. No comunismo, tudo é fruto da luta de classes. Ninguém tem responsabilidade por infortúnios atuais.
    No Espiritismo Deus é o Supremo Juíz. No comunismo, o juiz é o estado.
    O Espiritismo prega o fortalecimento dos laços familiares. O comunismo, a sua destruição. Em sua obra Propriedade Privada e Comunismo, Marx afirma que a mulher deverá abandonar o casamento em prol da prostituição, que deverá ser geral. Um sugestão diabólica.
    O Espiritismo é cristão. Tem Jesus por Senhor e Mestre. O comunismo é anticristão. Pregou e praticou a morte de mais de 100 milhões de pessoas só no século XX. Pesquisem sobre os mortos famélicos herança dos regimes comunistas. Pesquisem sobre os gulags, os campos de concentração comunistas, antecessores dos equivalentes nazistas.
    Não vejo Jesus, nem Kardec, nem a Plêiade de Espíritos da Verdade, exortando seus seguidores as criarem campos de concentração para não espíritas.

    ResponderExcluir
  30. Acredito que o encontro d Marx com Kardec foi por volta de 1843, quando o filósofo alemão foi recebido por vários intelectuais franceses, entre eles o pedagogo Hipolite Leon D. Rivail. Ainda não existia Allan Kardec, pseudônimo utilizado pelo professor Hipolite depois das pesquisas com os Espíritos, a partir de 1850. Marx, depois de várias perseguições, transferiu-se definitivamente para Londres em 1859. O Sr. M. que aparece em Obras Póstumas deve ser outro revolucionário. Sou formado em Ciências Sociais, com algumas leituras de marxismo (poucas, é claro)e professor de Sociologia. Sou Espírita e não vejo incompatibilidade entre o Espiritismo e o Marxismo, o que ocorre é que as pessoas (tanto espíritas como marxistas) costumam ser radicais em suas avaliações. O que faltou em Marx foi a visão espiritual, o que a maioria não possuía naquela época (hoje ainda não existem muitos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas uma correção em meu texto: Marx transferiu-se definitivamente para Londres não em 1859, mas por volta de 1849. Logo, quando o professor Hipolite iniciou seus estudos sobre os fenômenos espíritas, Marx já não vivia em Paris.

      Excluir
  31. Igualdade de salários é isso?

    Se não, não muda nada na relação de patrão e proletário, e de se ter uma elite.

    Se sim, eu não vou buscar nada além do que já existe. Eu não vou sair da minha zona de conforto, eu não vou me desenvolver, não vou trabalhar com afinco.

    Já dizia no LE, que não lembramos que somos eternos pois certamente nós seríamos levianos com a nossa evolução.

    Salários iguais e saber que somos eternos nos levam a estagnação financeira, moral e espiritual.

    ResponderExcluir
  32. pelo amor de Deus gente, sem exceção, todos que criticaram o marxismo aqui emitiram opiniões vazias mostrando total desconhecimento de Marx.

    ResponderExcluir
  33. Em 2018, só vejo se concretizar tais ideias. O sistema da classe dominante esta ruindo de dentro pra fora. A economia americana declinando com problemas sociais. O fascismo tentando sair da toca. Ameaças de novos golpes mitares por medo do progressismo e agora o mundo vê o Brasil como uma ameaça a democracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conceito sucinto de fascismo: "Principais características e ideias do fascismo: - Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. ... - Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na ideia de que só o que é do país tem valor."
      Ora, concentração de poderes totais nas mãos do líder de governo é justamente o que sempre foi pregado por Marx e seus seguidores. É o oposto da liberdade defendida por liberais e até conservadores, liberdade essa com fulcro no indivíduo e não na coletividade, nacionalista ou de classes sociais. Pelo jeito você desconhece o significado de fascismo, assim como de comunismo e Espiritismo.

      Excluir
  34. Chega a me dar arrepios quando vejo pessoas ditas espíritas exortando o socialismo/comunismo. CHico e Divaldo sempre nos alertaram que este dia chegaria, onde as trevas fariam de tudo para deturpar o Consolador prometido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, conheci a Doutrina a trinta anos a sempre, os espíritas e os movimentos em que me envolvi, foram anti abortistas,anti drogas, anti a permissividade sexual compreendendo e amando os diferentes.Aprendi que Jesus amou e perdoou a pecadora Maria mas não a incentivou á procurar politicos que a apoiassem a criar movimentos sondicais para legalizar a profissão.Aprendi que somos no genêro humano, dois sexos com polaridades opostas e que havendo conflito de identidade numa encarnação, quase sempre, há ai um processo com implicações espirituais sérios que não deveriam ser tratados em palanques ou marchas Lgbts.Parece que hoje existem duas Doutrinas...eu fico com a que conheci..ela, como Jesus asseverou sobre se Reino, não é deste mundo.

      " e os falsos profetas enganarão á muitos..."

      Excluir
  35. O materialismo marxista e o comunismo são totalmente opostos ao Espiritismo que é uma doutrina espiritualista. Não existe socialismo espírita ou marxismo kardecista. O marxismo é uma pseudo-ciência e o Espiritismo a Ciência do Espírito. Totalmente inconciliáveis. Vejam no Youtube o vídeo de Divaldo Franco e o marxismo. Esse sim esclarecedor.

    ResponderExcluir
  36. Hoje 20/02/2019 procurando alguma coisa relacionada entre Marxismo e Espiristimo na pesquisa do google cai nesta pagina e achei muito interessante o debate uns a favor do Socialismo outros a favor do capitalismo, eu também indicaria o exelente livro de Leon Denis Socialismo e Espiritismo que nos mostra realmente a importancia de estudarmos mais sobre este tema que mexe com discurso do a favor ou contra, eu particularmente acho que se todo mudo fosse rico o mundo iria evoluir e consequentemente ninguém iria querer sair da zona do conforto, e que o nosso maior objetivo é o progresso Moral e Espiritual e que a maior riqueza que só iremos encontrar será na nossa evolução combatendo em nós mesmo todo sentimento de Egoismo, ódio e sentimento de vingança que ainda prevalece na grande maioria de Espiritos ainda aqui reencarnados.

    ResponderExcluir
  37. Existe o livro de Gabriel Delanne Espiritismo e Socialismo

    ResponderExcluir
  38. Quem é M? Porque viria 1º que Kardec?
    Sr M não é o mesmo individuo que M
    Diversas obras da FEB revelam que Moisés é Elias e na obra de Chico Xavier, Emmanuel deixa várias pistas.
    M... é MOISÉS, É ELIAS E JOÃO BATISTA - O ESPÍRITO DA VERDADE, Médium fiel de JESUS, que liderou a FALANGE dos ESPÍRITOS Superiores que preparam e supervisionaram a CODIFICAÇÃO DE Allan KARDEC
    ------
    CHICO XAVIER - "O ESPÍRITO DA VERDADE É JOÃO BATISTA" - Profecias no Velho e Novo Testamento e evidências nas obras de Allan Kardec e Chico Xavier www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=2269.

    O ESPÍRITO DA VERDADE (JOÃO BATISTA) VAI REENCARNAR!
    O novo advento de Elias para a transição planetária - Profecias no Velho e Novo Testamento/Apocalipse de João e evidências nas obras de Allan Kardec e outras fontes espíritas
    http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=2875

    ResponderExcluir
  39. Muito Interessante... Assunto complicado e delicado.
    .
    Recomendo a todos os interessados que busquem e leiam o livro "The Devil and Karl Marx" de Paul Kengor. Ele faz uma ampla revisão das biografias de Marx, de sua produção literária (além dos escritos comunsitas) e das Práticas que resultaram de suas ideias (a infiltração comunista nos EUA por parte dos soviéticos e muito mais).
    .
    Pelo que Marx escreveu, pelo que ele acabou inspirando/provocando e por como ele era como pessoa e como agiu em relação às pessoas ao seu redor,
    Acho acertado concluir que ele estava Imensamente Mal Acompanhado (inspirado, obsediado e talvez até possuído por Espíritos muito perturbados e maldosos).
    .
    Quanto às suas supostas boas intenções, já sabemos o que diz aquele ditado...
    .
    De qualquer forma, Muito Interessante o assunto!
    .
    Instruamo-nos e Despolarizemo-nos.

    ResponderExcluir