terça-feira, 8 de junho de 2010

DESENHO ANIMADO INSTRUTIVO


Se você ainda não assistiu ao desenho animado "HORTON E O MUNDO DOS QUEM", produção da Fox Filmes, então combine com sua família para o próximo dia de folga, pois é uma história muito instrutiva, com um teor espiritualista. Depois da sessão, é uma boa conversar sobre o que cada um achou e colheu de lição.
O drama é o seguinte: Horton é um elefante brincalhão que mora numa floresta que segue certos padrões de comportamento, duramente impostos pela ditadora do pedaço -- a Canguru. Um belo dia, Horton (com suas enormes orelhas) escuta um grito de socorro vindo de um minúsculo grão. Acontece que dentro desse minúsculo grão há um mundo -- o Mundo dos Quem, ou a Quemlândia -- e seus habitantes ora passam por uma turbulência natural devido o grão (o seu planeta) ter saído de órbita (antes, o grão repousava confortavelmente numa flor) e ficar vagando por o vento o leva (causando desastres físicos, como mudanças bruscas de temperatura).
O Elefante segue o grão e começa a se comunicar com o Prefeito de Quemlândia e lhe promete achar um lugar seguro para guardar o grão.
Daí surge dois grandes problemas: 1) ninguém mais na floresta escuta o povo de Quemlândia, portanto, desacreditam em Horton; 2) ninguém mais da cidade dentro do grão escuta Horton e tiram a maior onda do Prefeito -- na interpretação real, a comunicação entre ambos tem um que de mediunidade.
Para quem está na floresta, não pode haver outro mundo e outras vidas que a deles -- sobretudo em um minúsculo grão. Já em Quemlândia, ninguém crê haver um mundo maior que o deles. Entra aqui a tese espírita da pluralidade dos mundos habitados o paralelismo entre as dimensões. É como se a vida na floresta fosse o plano espiritual e o mundo no grão fosse a Terra.
Veja o trailer do filme:


Além de muito interessante, o desenho é lindo no seu aspecto artístico e tem uma sequência de trama empolgante. É para toda a família.
Boa diversão e bom aprendizado a todos.

Um comentário:

  1. Tem este filme para assitir no pc la no meu site
    http://adriloaz.blogspot.com/2009/06/horton-e-o-mundo-dos-quem-assistir.html

    ResponderExcluir