sábado, 26 de junho de 2010

ESPIRITISMO NAS TELONAS

Depois do sucesso de ‘Chico Xavier’, outros cinco filmes nacionais com temática de outro mundo chegarão aos cinemas do país

O centenário do médium mais famoso do país continua rendendo nas telonas. Enquanto “Chico Xavier”, de Daniel Filho, se mantém entre os cinco mais assistidos do cinema nacional desde sua retomada, em 1995, com 3,5 milhões de espectadores, outros cinco longas devem sair ainda neste ano: as ficções “Nosso Lar”, “As Mães de Chico Xavier”, “E a Vida Continua” e “O Filme dos Espíritos” e o documentário “As Cartas”.
Com estreia prevista para dezembro, “As Mães de Chico Xavier” conta a história de três mães que perderam seus filhos e entram em contato com mensagens psicografadas pelo médium. Na produção, Nelson Xavier vive novamente o líder espírita. “Não queria ficar marcado como o ator que faz o Chico. Mas como ele se apresenta de uma maneira completamente diferente nesse novo filme e não é o protagonista, aceitei”, diz o ator.
Em “As Mães de Chico Xavier”, o médium é mostrado como elemento de ligação entre as histórias. “A semelhança é apenas temática. Escolhemos três cartas psicografadas e transformamos em ficção”, explica Glauber Filho, que assina a direção com Halder Gomes.
Para Nelson, que está também em “O Filme dos Espíritos”, de André Marouço e Michel Dubret, falar do tema é oportuno: “Falar do bem e da generosidade é fundamental. O Brasil está precisando”. Rodado na capital, este filme conta a história de um homem de 40 anos que perde a mulher e o emprego e pensa em suicídio. Tudo muda, no entanto, quando ele entra em contato com “O Livro dos Espíritos”, obra basilar da doutrina de Chico Xavier.
Longe da ficção, o documentário “As Cartas”, com previsão de estreia para o segundo semestre fala de superação. “O filme trata da dor da perda e também do amor. Estamos em finalização e me dói muito assistir várias vezes”, diz Cristiana Grumbach, a diretora.
Já “Nosso Lar”, que estreia em 3 de setembro, mostra o plano espiritual com detalhes e muitos efeitos especiais. O longa é baseado no livro de mesmo nome, psicografado por Chico, e conta a trajetória do médico André Luiz, que morre e vai para uma cidade espiritual com ares de superprodução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário