sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Outubro no calendário espírita


Videopalestra: "A mente, educação do Espírito" com Anete Guimarães


Mais uma excelente exposição com a Dra. Anete Guimarães"A Mente, Educação do Espírito", este foi o tema do mini-seminário que a pesquisadora carioca, psicóloga e conferencista internacional, proferiu no dia 20 de agosto, de 2010, às 18h, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas.
Drª Anete percorre vários países levando sua mensagem clara e positiva, que nos esclarece quem nós somos e o que nos compete fazer para termos qualidade de vida física e espiritual nesta existência.

Confira pela janela abaixo:


Encontro Online: "A Música segundo o Espiritismo"


Nesta terça, 4 de outubro, a Equipe Luz Espírita te espera para mais um Encontro Online, pelo qual conversaremos sobre "A Música segundo Espiritismo", baseando-se, entre outras fontes, no livro homônimo de Ery Lopes. Para ter uma prévia do tema, leia a entrevista com o referido músico aqui publicada.
A MÚSICA SEGUNDO O ESPIRITISMO


O livro "A MÚSICA SEGUNDO O ESPIRITISMO" também está livremente disponível na Sala de Leitura do Portal Luz Espírita.


Para saber como participar, consulte tutorial na página do Encontro Online.
Esperamos por vocês!

Acessos ao Portal Luz Espírita em setembro, 2011


Confira agora o que foi mais acessado no Portal Luz Espírita durante o mês de setembro, 2011, cuja audiência ultrapassou a marca de 25 mil visitantes e quase 300 mil cliques em navegação por nossas páginas.

Contato Luz Espírita

LIVROS MAIS BAIXADOS:

1 - PALESTRA ESPÍRITA, COMO FAZER
     Louis Neilmoris
2 - SABEDORIA DE PRETO VELHO
    (Pai João de Aruanda) Robson Pinheiro
3 - A CAMINHO DA LUZ
    (Emmanuel) Francisco Cândido Xavier
4 - A MÚSICA SEGUNDO O ESPIRITISMO
     Ery Lopes
5 - NO INVISÍVEL
    Léon Denis
6 - TÉCNICA DE MEDIUNIDADE
     Carlos Torres Pastorino
7 - NOSSOS FILHOS SÃO ESPÍRITOS
     Hermínio C. Miranda
8 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS
    Allan Kardec
9 - CIRURGIA MORAL
    (Lancelin) João Nunes Maia
10 - O CONSOLADOR
    (Emmanuel) Francisco Cândido Xavier


Livros disponíveis em PDF na nossa Sala de Leitura.


Painel da Música Espírita

MÚSICAS MAIS ACESSADAS:

1 - AVE MARIA ESPÍRITA
     Ery Lopes & João Lúcius
2 - ALÉM DO ARCO-ÍRIS
     Sementes de Luz
3 - ALMA GÊMEA
     Chaves de Luz
4 - DE IRMÃO PARA IRMÃO
     Ery Lopes & João Lúcius
5 - A PRECE
     Grupo Vocal Ernani Macedo
5 - CHAMA
     Tim e Vanessa
7 - ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO
     Vinha de Luz
8 - PASSE MUSICAL
     Ery Lopes & João Lúcius
9 - AS BEM-AVENTURANÇAS
     Coral Cântico da Paz
10 - LUZ ESPÍRITA
     Elizabete Lacerda

Músicas disponíveis em MP3 no Painel da Música Espírita.



LUZ ESPÍRITA - Espiritismo em Movimento


Visualização do Blog:

Visualizações de página do mês passado  
11.427
Histórico de todas as visualizações de página
85.157




17/07/2011, 1 comentário
3.134 Visualizações de página
09/09/2011, 1 comentário
329 Visualizações de página
03/01/2010, 1 comentário
174 Visualizações de página
31/01/2010
171 Visualizações de página
06/05/2011, 2 comentários
115 Visualizações de página

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lançamento - Saga Recanto de Irmãos

Videoaula - "Aprendendo Espiritismo"
Os nossos amigos da Colônia Recanto de Irmãos têm inspirado e amparado os trabalhos da Equipe Luz Espírita acerca do estudo, assistência espiritual, divulgação e confraternização em torno do Espiritismo desde há muito. Agora, através da bondade de um deles, Cesar Hanzi, espécie de porta-voz da colônia, adentramos na história deste posto espiritual para conhecermos um pouco sobre os personagens que compõem sua história.

Desta forma é que começamos a publicar esta saga, pela qual todos nós também enriqueceremos nossos conhecimentos acerca da vida na erraticidade - o plano dos Espíritos -, até como forma de preparação para nosso retorno - inevitável e venturoso.
Semanalmente, então, estaremos publicando os capítulos da saga, de acordo com o recebimento do conteúdo pela via mediúnica de nosso médium colaborador W. Oliver.
Para começar, você já pode acessar a introdução e o primeiro capítulo da saga.
Clique aqui e confira!
Muita Luz para todos nós!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Programe-se: eventos espíritas


Eventos EspíritasPrograme-se e participe dos eventos do Movimento Espírita, prestigiando e divulgando a nossa querida Doutrina. Veja a lista completa na página:
Eventos Espíritas.







segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Música e Espiritismo - entrevista com Ery Lopes

No seu livro “A MÚSICA SEGUNDO O ESPIRITISMO”, o paraibano Ery Lopes interpreta o valor daquela que é a primeira das artes e defende a proposta de uma intensa campanha em prol da Música Espírita.
Cantor, compositor e instrumentista autodidata, ele não se intitula um cantor espírita, mas um espírita que canta – que é o que todos deveriam fazer, acrescenta. Voluntário do Porta Luz Espírita e do Núcleo Espírita A caminho da Luz, zona leste de São Paulo, Ery Lopes tem percorrido várias Casas Espíritas da capital paulista e de outras cidades ao lado do amigo e também músico João Lucius, levando o seu Evangelho Musical, pelo qual expõe a tese de que o movimento espírita ainda é muito falho no que diz respeito ao recurso musical, e que quando o gênero espírita se firmar, promoverá a maior revolução musical de todos os tempos.

Qual a relação entre música e Espiritismo?
Começa na fonte de tudo: Deus. A música foi gerada pelo Criador no instante inicial da sua obra, o que se convencionou chamar de big bang, ou seja, a grande explosão. Toda explosão é constituída de luz, calor e som. Bomba...! Quando o primeiro som rompeu o silêncio, estabeleceu a primeira nota musical desta canção maravilhosa chamada Cosmos. A manutenção desta obra é uma sinfonia ininterrupta, musicada pelas vibrações de amor do Ser supremo e de todos os Espíritos. O Espiritismo, como escola humana rumo à evolução, convida cada um de nós a se graduar no curso da música e fazer bom uso dessa graça.

Então, todos os Espíritos evoluídos são músicos?
Todos nós somos mais ou menos músicos, mas para ser um Espírito evoluído é preciso ser evoluído também na disciplina musical. Nos planos elevados, onde nossas vibrações são visíveis e inconfundíveis, os Espíritos não se falam: eles musicam. Como tudo que deles emana é bom, justo e belo, cada pensamento rompe o éter como uma música, porque tudo é harmonioso. São essas emanações de amor, juntamente com a graça de Deus que mantém o universo. Sem essa música celeste, não haveria vida.


Se todos nós precisamos nos qualificar em matéria de música, como devemos fazer isso?
A começar pela seleção do que devemos escutar, pois a audiência promove determinada música. De modo que poderia dizer: diga-me que música tu escutas que te direi quem tu és. Enquanto ouvintes, participamos das mesmas vibrações, entrando em sintonia, positiva ou negativamente, com o que esta ou aquela canção emite. Já em ouvir voluntariamente, você entra na faixa vibratória da mensagem que a música carrega.

Nesse caso, podemos verificar certa relação entre música e obsessão?
Toda peça artística é carregada de uma mensagem, seja uma prece, um protesto, uma ideologia ou um apelo comercial. A música carregada de mensagem negativa atrai o gosto de quem está nesse mesmo nível de imperfeição, podendo então nos influenciar violência, desarmonia efetiva, vícios, promiscuidade, ou seja, obsessão. De outra forma, a boa música nos inspira amor, paciência, esperança, fé e caridade, porque convida a presença dos Espíritos mais elevados, que são apreciadores da boa música.

E a música espírita? É igual a qualquer música espiritualista?
Não exatamente. Além das músicas propriamente religiosas, temos visto aqui e acolá verdadeiras pérolas musicais com mensagem espiritualista, mesmo via artistas e bandas de gêneros totalmente variados; roqueiros, forrozeiros, carnavalescos e tantos mais falando de coisas espirituais... São surtos de inspiração evoluída, não?
A música espírita é sempre espiritualista, mas contém propriedades particulares ao Espiritismo, de conceitos que outras doutrinas não compreendem e não aceitam. Por isso, é importante destacar o gênero espírita, para que sua música leve a mensagem acerca de tópicos como reencarnação, colônias espirituais, perispírito, lei de causa e efeito e faça apologia à doutrina kardecista, exaltando o movimento espiritista e personagens com o Allan Kardec, Bezerra de Menezes e Chico Xavier, não a título de beatificação, mas de respeito, memória e gratidão pelo que fizeram por nós.

Qual o alcance da música espírita?
Não há limites. Hoje a música espírita é quase inexistente, ou pelo menos muito tímida e regionalizada. No dia que o movimento espírita aprender a usar a música espírita, o Espiritismo será a principal filosofia do mundo. A literatura espírita recente nos diz que as chamadas “forças das trevas” têm sabido usar a música mundana habilidosamente para hipnotizar as pessoas, prendendo-as aos vícios carnais, sobretudo aos jovens. E nós assistimos a isso passivamente. Como água mole em pedra dura, que tanto bate até que fura, a música espírita há de penetrar os corações mais rochosos, onde muitas vezes a palavra comum não toca. Envolvida pela a emoção que a energia sonora produz, a frieza da razão cede espaço para uma mensagem doutrinária subliminar mais acessível.

Como promover a música espírita?
Antes de tudo é preciso separar a música do músico: falamos em promoção da música espírita e não do músico. “Mediunidade com Jesus” e “música espírita com Jesus”: obra de caridade, sem benefício particular. Penso que o músico profissional pode ter sua carreira em separado e viver muito bem dela, mas ao se propor à música espírita, que o faça voluntariamente. Para mim, não deve existir cantor espírita, no sentido comercial; o que deve haver é espíritas músicos, que promovam, ouçam, cantem, componham e toquem música espírita. A casa espírita pode realizar trabalhos de educação musical, atraindo assim mais o público infanto-juvenil, promover saraus, festivais e até sessões regulares de musicoterapia. Rádios, sites e demais canais de comunicação espírita podem colaborar muito nesse sentido. A música profana prospera exatamente por fraqueza de nossa parte em não oferecer uma opção melhor.

Os espíritas músicos não correm um risco maior se afundar no orgulho e vaidade com esse trabalho?
Certamente que o risco é evidente, mas isso constitui para todos uma valorosa prova de humildade, uma lição extraordinária para seu crescimento espiritual. É mais ou menos o mesmo risco que correm os médiuns e palestrantes. Mas, pela iminência do perigo, não se segue que devamos abandonar a tarefa. Aquele que se propor a servir à espiritualidade através da música, saiba que está à frente de uma importante missão e prova ao mesmo tempo, da qual contrairá graves consequências, no caso de falhas, e valiosa recompensa, se bem souber cultivar a caridade.


Como você lida para não cair nessa prova?
O meu pai me ensinou um artifício bastante eficiente. Disse-me: “O elogia te coloca numa altura da qual se desce sem ferir alguém. Quanto alguém te elogia, firma contigo um compromisso: é mais alguém a quem você jamais poderá decepcionar”.

Você e o João Lucius fazem um trabalho de palestra musical espírita. Fale-nos desse trabalho.
Antes de tudo, o João Lucius é um amigo. Além disso, é um cantor e compositor espetacular. Fazemos um trabalho musical como prazer pessoal, pelo amor à música, por gratidão à Doutrina Espírita, por tudo que recebemos de iluminação e consolo dessa filosofia, e porque consideramos a música como a mais curta ponte que nos liga à espiritualidade. Temos levado nossas palestras musicais a várias casas espíritas, que aos poucos vão se abrindo para essa via doutrinária. O benefício que colhemos disso é a satisfação das pessoas e a sensação de termos colaborado um pouquinho com a causa espírita.

E qual é a aceitação desse trabalho?
Nem Jesus agradou a todos, mas, de modo geral, a aceitação é muito boa, tanto do público quanto dos dirigentes. A princípio, quando vamos a um centro pela primeira vez, há certa desconfiança sobre o que vamos falar, que músicas vamos cantar, e penso que isso também reflete um zelo positivo, afinal, os dirigentes podem e devem mesmo cuidar de preservar a doutrina. Se te emprestam a tribuna, você deve estar à disposição do regimento da casa. Sabemos ainda que, além dos assistidos visíveis, os Espíritos também acompanham e se beneficiam da música.

Qual a atuação da espiritualidade no trabalho de vocês?
Pelo menos até agora, em matéria de mediunidade, João Lucius e eu somos verdadeiras geladeiras. Mas, certamente que nossas composições são frutos de inspiração. Temos ligação com os amigos da Colônia Recanto de Irmãos, onde há um avançado laboratório artístico, e por isso, estou certo que há solidariedade da parte deles para conosco. Além do mais, de forma generalizada, a espiritualidade tem trabalhado forte para disseminar a música e arte em geral em favor da divulgação espírita. Nossa contribuição é que tem sido muito aquém. Jesus e seus prepostos têm trabalhado constantemente para levar a espiritualização a todos os povos e por diversas formas. Encontrando pessoas abnegadas e realmente interessadas, eles não medem esforços para prestarem os auxílios imprescindíveis.

A música espírita vai decolar?
Já há um longo atraso, mas o progresso é lei de Deus e é inevitável que a música espírita decole. Felizmente já encontramos uma abertura maior nas casas espíritas (porque temos que fazer a lição de casa) e tem um batalhão de espíritas músicos, inclusive muitos jovens, desenvolvendo essa música doutrinária. O prefácio de “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” é um prenúncio dessa nova era, no que o Espírito de Verdade diz que as grandes vozes dos céus ressoam com sons de trombeta, convidando a todos para esse concerto divino, para, numa só voz, repercutir de um extremo a outro no Universo.
A MÚSICA SEGUNDO O ESPIRITISMO
O livro “A MÚSICA SEGUNDO O ESPIRITISMO”, de Ery Lopes, está livremente disponível na Sala de Leitura do Portal Luz Espírita, onde você também encontra as músicas de Ery Lopes, João Lucius e outros intérpretes espíritas.

Programe-se: eventos espíritas


SETEMBRO - 2011
-------------------------------
26, segunda
 
Palestra musical com o Grupo Sempre Amigos.
Às 20h.
Núcleo Espírita A Caminho da Luz
R. Manoel Rodrigues Santiago, 19 - Itaim Paulista
CEP 08142-235 - São Paulo, SP
Ver mapa

Evangelho Musical com o Grupo Vocal Reencontro.
Às 20h.
Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho
R. Jandaia do Sul, 190 - Vila Guilhermina
CEP 03545-020 - São Paulo, SP
Ver mapa

Evangelho especial: palestra com Plínio Penteado Jr. apresentando o tema "A terapia do amor", e particiipação musical de Ery Lopes & João Lucius.
Às 20h.
Núcleo Espírita Fé, Perseverança e Caridade
R. Salvador Gaeta, 671 - Vila Augusta
CEP 07023-010 - Guarulhos, SP
Ver mapa

Palestra com Manolo Quesada, apresentando o tema "Encarnação e desencarnação".
Às 20h.
Núcleo Espírita Aldeia de Luz
Avenida dos Patos, 155 - Residencial das Estrelas
CEP 06429-120 - Barueri, SP
Ver mapa

No mês de aniversário da Casa, palestra especial
com Ernane Borges.
Às 20h.
Centro Espírita Paulo de Tarso
Rua Dr. Rubens de Castro, 242 - Centro
CEP 38550-000 - Coromandel - MG
Ver mapa

-------------------------------
27, terça
 
Evangelho especial em comemoração aos 50 anos doAbrigo de Luz. Palestra com Plínio Penteado Jr. apresentando o tema "Ilusão, confiança e desapego"; harmonização musical com Ery Lopes & João Lucius.
Às 20h.
Grupo Espírita Abrigo de Luz
R. Engenheiro Cestari, 666 - Água Rasa
CEP 03349-000 - São Paulo, SP
Ver mapa

Evangelho Musical com o Grupo Vocal Reencontro.
Às 19h30.
Associação Espírita Kardecista Casa do Caminho
R. Solar dos Pinheiros, 388 - Pq. São Lucas
CEP 03254-190 - São Paulo, SP
Ver mapa

-------------------------------
28, quarta
 
Palestra pública com Manolo Quesada, apresentando o tema "Mateus, 5:16".
Às 14h.
Seara Espírita Instituição Espírita
R. Demóstenes, 834 - Campo Belo
CEP 04614-014 - São Paulo, SP
Ver mapa

 
-------------------------------
29, quinta
 
Abertura das comemorações especiais pelos 25 anos do CEJA. Palestra com Sérgio Villar do Núcleo Espírita Chico Xavier de Itapira-SP.
Contatos por telefone 19 3896-2324 begin_of_the_skype_highlighting            19 3896-2324      end_of_the_skype_highlighting (com Mara).
e 3896-3264 (com Fabiane).
Às 19h30.
CEJA - Centro Espírita Juca de Andrade
R. Aurélio Vilalva, 153 - Pedra Branca
CEP 13830-000 - Santo Antonio de Posse, SP
Ver mapa

Evangelho especial com Plínio Penteado Jr. apresentando o tema "Relacionamentos, benevolência e renovação", e harmonização musical com Andrea Bien.
Às 20h15.
Centro Espírita Irmã Angela
Rua do Grito, 165 - Ipiranga
CEP 04217-000 - São Paulo, SP
Ver mapa


Em comemoração aos 50 anos da Casa, palestra especial com Adão Nonato e harmonização musical com o Grupo Vozes Eternas.
Às 20h.
Centro Espírita João Batista
R. Yamato, 116 - Jd. Japão
CEP 02132-120 - São Paulo, SP
Ver mapa
-------------------------------
30, sexta
 
No mês de aniversário da Casa, palestra especial
com Maria Helena.
Às 20h.
Centro Espírita Paulo de Tarso
Rua Dr. Rubens de Castro, 242 - Centro
CEP 38550-000 - Coromandel - MG
Ver mapa

Evangelho Musical com o Grupo Vocal Reencontro.
Às 19h30.
Casa do Caminho Meimei
R. Bernardino Pantaleão, 20 - Pq. São Lucas
CEP 03276-120 - São Paulo, SP
Ver mapa

 
Dentro das comemorações especiais pelos 25 anos do CEJA, palestra musical com Allan Vilches de São Paulo-SP.
Contatos por telefone 19 3896-2324 begin_of_the_skype_highlighting            19 3896-2324      end_of_the_skype_highlighting (com Mara).
e 3896-3264 (com Fabiane).
Às 19h30.
Câmara Municipal Legislativa
R. Santo Antonio, 400
CEP 13830-000 - Santo Antonio de Posse, SP
Ver mapa

Palestra com Agnaldo Paviani (médium, escritor e locutor da Rádio Boa Nova).
Às 20h.
Grupo Espírita Manoel Bento 
R. Alfredo Pujol, 77 - Santana
CEP 02017-010 - São Paulo, SP
Ver mapa