quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Os animais sob o enfoque espírita






















OS ANIMAIS SOB O ENFOQUE ESPÍRITA
Geziel Andrade
O acervo literário do Movimento Espírita enriqueceu-se, em 2011, com o lançamento do livro interessante e muito bem elaborado intitulado “O Evangelho dos Animais”.

A autoria desse livro é da médium Sandra Denise Calado e da psicografia da Equipe Espiritual da ASSEAMA: Associação Espírita Amigos dos Animais, com sede em São Paulo-SP, (www.asseama.com.br).
Trata-se de um estudo aprofundado das questões complexas que envolvem a existência da alma nos animais, a sua sobrevivência à morte do corpo material e o seu destino determinado por Deus.
O trabalho extenso foi elaborado de forma habilidosa, propiciando ao leitor momentos agradáveis e instrutivos de leitura, bem como reflexões sérias acerca das criaturas no contexto amplo da grandeza, justiça e obra do Criador.
O livro tem base sólida na análise detalhada que efetua dos princípios e ensinamentos contidos nas obras de Allan Kardec, Léon Denis e em alguns livros dos Espíritos Emmanuel, André Luiz e Joanna de Ângelis, dentre outros.

O estudo aborda com muita propriedade, através de diálogos didáticos e instrutivos mantidos entre os personagens do enredo, assuntos interessantes e complexos, com o fim de ressaltar as soluções espíritas para as questões intrincadas relativas à espiritualidade dos animais e as suas características e capacidades, envolvendo principalmente sentimentos, emoções, comportamentos inteligentes, controle dos instintos, capacidade de aprendizado, possibilidade de comunicação e relacionamento através de sons, sinais e linguagem rudimentares, certo discernimento e certa vontade, tomada de decisão simples e liberdade de escolha e ação.
O livro abre a nossa consciência para a razão da existência, a imortalidade e a estrada evolutiva que a alma do animal está percorrendo para alcançar a humanidade num futuro bem distante.
Em função disso, conscientiza-nos a auxiliar a alma dos animais em sua jornada evolutiva, ao dedicarmos-lhes respeito, entendimento, amparo, compaixão, benevolência, trabalhos educativos e, sobretudo, amor.
O livro levanta ainda alguns temas relevantes com enorme perspicácia e bom senso, permitindo-nos assumir posições claras sobre:
   • As faculdades existentes na alma imortal dos animais; 
   • A importância do combate severo à caça, aprisionamento, crueldade, maltrato, abandono, experimentos dolorosos, extermínio e matança; 
   • A melhoria nas relações com os seres primitivos da Natureza com a prática da responsabilidade, piedade e bondade; 
  • O emprego digno e respeitoso dos animais superiores nas atividades humanas, propiciando-lhes aprendizado e evolução;
   • O acesso mais fácil aos recursos da medicina veterinária para curar as doenças, socorrer, proteger e aliviar as dores e os sofrimentos;
   • As opções de alimentação com a dieta carnívora ou a dieta a base de vegetais, dentro das teorias do carnivorismo ou do vegetarianismo.
   • A dedicação dos bons Espíritos para com as almas dos animais quando encarnam, suportam a experiência carnal e desencarnam; 
   • Os renascimentos sucessivos das almas das criaturas primitivas criadas por Deus, para que o princípio inteligente se aprimore e evolua, até que sofra a transformação que o torna Espírito e entre no período da humanidade, deixando para trás a fase da animalidade.

Enfim, o livro é muito importante e exige uma leitura atenta e raciocinada, para que as contribuições prestadas sejam bem avaliadas e assimiladas em seu objetivo de aprofundar e aclarar os princípios do Espiritismo a respeito da dinâmica que envolve a vida imortal e a evolução da alma dos animais.
Sem qualquer dúvida, a leitura desse livro eleva o estado de nossa consciência acerca da espiritualidade nos animais, nos permitindo melhorar as condutas perante essas criaturas de Deus que estão ainda percorrendo os estágios da infância espiritual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário