terça-feira, 27 de março de 2012

Concurso "A Doutrina Explica"

1) O QUE É?
Consiste na produção de um texto dissertativo sobre temas ou fatos atuais, analisados sob o prisma da Doutrina Espírita, com apoio nas obras básicas e subsidiárias.
2) QUEM PODE PARTICIPAR?
O concurso está franqueado a todos os leitores do Jornal Brasília Espírita,  aos frequentadores e trabalhadores voluntários de instituições espíritas brasileiras. 
3) COMO ESTÁ ORGANIZADO O CONCURSO?
Podem participar do concurso:
a) leitores do Jornal Brasília Espírita ou frequentadores de instituições espíritas brasileiras. A realização do trabalho poderá ser feita individualmente ou em grupos de até 3(três) participantes.
b) frequentadores do Grêmio Espírita Atualpa - Nessa modalidade estão inclusos todos os estudantes da Doutrina Espírita, frequentadores e trabalhadores voluntários da Casa de Atualpa. A realização do trabalho poderá ser feita individualmente ou em grupos de até 3 (três) participantes. 
Cada Departamento do Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima poderá aderir ao concurso e estimular a formação de grupos, conforme sugerido a seguir:
  • Departamento de Formação Doutrinária DFD , é proposta a formação de um grupo de trabalho para cada uma das turmas do ESDE;
  • Departamento de Infância e Juventude DIJ, recomenda-se a formação de um ou mais grupos na Juventude e um grupo na turma de evangelizadores da infância ;
  • Departamento de Assistência Espiritual DAE-, cada turma integrante das reuniões mediúnicas pode ser estimulada à formação de um  grupo;
  • Departamento de Divulgação Doutrinária  DDD -, será constituído 1 grupo para a Livraria "Letras e Luzes" e um grupo para a Biblioteca "Chico Xavier";
  • Departamento de Assistência e Promoção Social  DAPS -, é sugerida a formação de dois grupos;
  • Departamento de Arte e Cultura Espírita  DACE -, propõe-se a formação de um grupo.

4) QUAL DEVERÁ SER O ROTEIRO DOS TRABALHOS?
I) Escolha de um artigo de jornal ou de revista de circulação regional ou nacional, que deverá servir de mote para discussão e pesquisa sob a ótica espírita;
II) definição do enfoque a ser dado ao tema, sugerindo possíveis temas correlatos, assim como autores e livros espíritas que possam subsidiar a pesquisa;
III) levantamento bibliográfico e leitura, por meio da seleção de livros ou obras básicas e subsidiárias da Doutrina. Nesse passo, os estudantes do Grêmio Espírita Atualpa poderão dispor do acervo da Biblioteca "Chico Xavier" e dos livros disponíveis para venda na livraria "Letras e Luzes".;
IV) redação de um texto dissertativo de, no máximo, 3 laudas ou 135 linhas, cuja letra deverá ser na fonte Arial, tamanho 12 e o espaçamento interlinear, de 1,5. O texto deverá conter referência clara ao artigo de jornal ou revista utilizado como ponto de partida para o trabalho, com a identificação da fonte, do autor, da data da publicação ou edição e a página respectiva.  Não serão aceitos trabalhos manuscritos - A redação deverá estar encimada pelo título selecionado e estruturada de forma a contemplar uma introdução, em que se apresenta o assunto identificado pela matéria jornalística e o ponto de vista proposto pelo grupo ou produtor individual. Em seguida, o desenvolvimento das ideias, ordenadas lógica e coerentemente, apoiadas nos ensinamentos da doutrina espírita. Por fim, a conclusão mediante a qual se confirma, pelos argumentos expostos no desenvolvimento, a procedência ou não da matéria ventilada no artigo de apoio, corroborando o ponto de vista proposto e defendido pelo grupo ou produtor individual. Todas as citações e referências bibliográficas às obras básicas e subsidiárias deverão identificar o autor, o título da obra, a cidade em que foi publicada, a editora, o ano da publicação e a página da qual foram extraídas;
V) o trabalho deverá ser enviado, com o artigo escaneado, via correio eletrônico para o editor do Jornal pelo e-mailbrasiliaespirita@atualpa.org.br, com a identificação do grupo e do título do trabalho ou entregue em arquivo eletronico em cd, diretamente na Livraria Letras e Luzes, no Grêmio Espírita Atualpa.
VI) está prevista apresentação de palestras públicas promovidas pelo Grêmio Espírita Atualpa, sobre osartigos publicados,  em datas a serem definidas posteriormente ao resultado do concurso.

5) QUAL É O PRAZO PARA A INSCRIÇÃO E COMO FAZÊ-LA?
Para os grupos que se formarem em cada um dos Departamentos do GEABL e para os leitores do Jornal Brasília Espírita, que frequentem outras instituições espíritas, as inscrições deverão ser feitas até o dia 30 de junho de 2012, mediante entrega de cópia eletrônica legível do artigo selecionado para pesquisa, identificando a origem da informação (nome do jornal ou revista, autor, página, número da edição e data da publicação), acompanhado do nome dos integrantes do grupo, nome da instituição espírita que frequenta, telefones de contato, e-mail para correspondência eletrônica e declaração de cessão dos direitos autorais pra o Grêmio Espírita Atualpa. A entrega deve ser formalizada via e-mail para:
  • brasiliaespirita@atualpa.org.br
  • Assunto: A DOUTRINA EXPLICA 2012 -  nome do autor...  , 
  • ou entregue diretamente na  Livraria "Letras e Luzes" na Av. L2 Sul - SGAS Quadra 610  Conj. D  Brasília  DF.
  • (vale a data da postagem ou de envio de e-mail)

6) QUAL É O PRAZO PARA A ENTREGA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS?
A data final de entrega dos trabalhos é o dia 27 de julho de 2012. O texto deverá estar gravado e entregue em meio eletrônico (CD, e-mail: brasiliaespirita@atualpa.org.br ), com a identificação do grupo e do título do trabalho. 

7) COMO SERÃO AVALIADOS OS TRABALHOS?
Todos os trabalhos serão avaliados até 26 de agosto de 2012 por uma Banca Examinadora, tendo em vista os seguintes critérios:
  1. coerência das explicações com a Doutrina Espírita;
  2. criatividade na escolha e na abordagem do tema proposto;
  3. clareza e objetividade na exposição das idéias;
  4. coerência lógica e concisão dos argumentos;
  5. relevância do tema proposto para entendimento da Doutrina Espírita;
  6. uso adequado das referências bibliográficas;
  7. emprego correto da norma culta da língua portuguesa.

8) COMO DEVERÁ SER A PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS?
Na verdade, a maior recompensa está no granjeamento de mais Luz e entendimento da vida, que, por si só, é imensurável. Também não podemos esquecer dos bônus-hora conquistados por aqueles que, certamente, ajudarão a acender a chama da iluminação em outras almas.
Sem dúvida, o que se pretende oferecer como retribuição aos esforços empreendidos é parte muito pequena, porém, daquela que é a recompensa espiritual. Os autores dos melhores textos escolhidos pela Banca Examinadora terão o texto recomendado para publicação no Jornal Brasília Espírita em livro específico do Concurso (ainda em elaboração) e receberão como lembrança um livro da nossa Livraria "Letras e Luzes". Para os componentes do grupo de trabalho selecionado, a lembrança será entregue após a divulgação dos resultados da Banca Examinadora e aos demais participantes, será enviado pelo correio com as congratulações da Casa. Os textos selecionados serão, ainda, recomendados para publicação no Jornal Brasília Espírita.
O resultado do Concurso A Doutrina Explica 2012 será publicado na edição de novembro/dezembro de 2012 do Jornal Brasília Espírita.

9) DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITOS
A participação no Concurso A Doutrina Explica implica em plena aceitação da cessão de direitos sobre o texto produzido para o Grêmio Espírita Atualpa, com vistas a publicação no Jornal Brasília Espírita, na página oficial do GEABL na internet e em livro publicado sobre o Concurso

10) A QUEM RECORRER, EM CASO DE DÚVIDAS ?
Para sanar quaisquer dúvidas relacionadas à metodologia de pesquisa e ao conteúdo doutrinário, os interessados poderão solicitar auxílio aos Instrutores do ESDE e do ESME, aos Evangelizadores da Juventude, aos Dirigentes de Reuniões Mediúnicas ou aos Diretores dos Departamentos do Grêmio ou de suas respectivas Casas Espíritas.
Quanto a dúvidas relativas às regras do concurso, os interessados poderão solicitar esclarecimentos à Coordenação do Concurso "A Doutrina Explica".
___________________________________________________________
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
A BANCA EXAMINADORA JULGARÁ SITUAÇÕES OMISSAS NESTE REGULAMENTO, BEM COMO NÃO PODERÁ PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DE TEXTOS PARA O CONCURSO.
COORDENAÇÃO DO CONCURSO "A DOUTRINA EXPLICA":
André Ferreira  Tel.: 61-9988-5862 ou e-mail: brasiliaespirita@atualpa.org.br ou Herlen de Lima Tel.: 61-8463-2837 (Livraria Letras e Luzes)
Inscreva-se pela página do Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima:http://www.atualpa.org.br/departamento/dep.aspx?id=22

Nenhum comentário:

Postar um comentário