sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"O que ensino às minhas filhas" por Marcus Vinicius de Azevedo Braga


Interessante artigo assinado por Marcus Vinicius de Azevedo Braga, publicado no site O Consolador e gentilmente disponibilizado para a divulgação em nosso Blog.

O que ensino às minhas filhas

Ensino não o que faço, mas aquilo que eu tento fazer.
Como Espírito encarnado, ensino-lhes a respeitar suas limitações, crescendo um pouco a cada dia, mas sem perder de vista o ideal da melhoria constante.
Não deixo de mostrar a elas que cada um é um irmão que deve ser respeitado, em suas potencialidades e dificuldades, e que o dito inimigo de hoje pode ser um grande amigo amanhã.
Às minhas filhas tento mostrar o valor do dinheiro e a dor que traz a sua falta, assim como o fascínio que traz o seu excesso. Falo que o que acontece ao próximo, que padece de carências, é problema nosso sim.
A cada erro ou insucesso, procuro identificar junto a elas as oportunidades de aprendizado e afirmo que devemos ter a mente aberta sempre para novas soluções, aprendendo a levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.
Procuro mostrar-lhes o equilíbrio do verbo ouvir com o verbo decidir, na certeza de que o medo e a coragem foram dados por Deus com um propósito, a se ajustar na dinâmica da vida.
A elas falo da importância da religião, não só como forma de aprimorar a espiritualidade de cada um, mas como uma oficina de trabalho no desenvolvimento útil de suas potencialidades.
A cada dia apresento a lição da iniciativa, de que elas não devem ser omissas, ainda que a bravura deva ser acompanhada da prudência, que nos protege das armadilhas e joguetes.
Por fim, ensino a respeitarem os bens alheios e coletivos e que o sucesso fácil pode se converter em uma vergonha maior, nos caminhos rápidos e sem volta.
Como pai, tento ensinar-lhes algumas coisas, antes que o mundo o faça, com menos paciência e de forma mais assertiva.

MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BRAGA
acervobraga@gmail.com
Brasília, DF (Brasil)



Nenhum comentário:

Postar um comentário