quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Audiência Luz Espírita em janeiro, 2013


Confira agora o que foi mais acessado no Portal Luz Espírita durante o primeiro mês deste 2013, cuja audiência passou de 66 mil visitantes, com mais de 800 mil cliques em navegação por nossas páginas.
Já a visitação do nosso Blog Espiritismo em Movimento ultrapassou os 22 mil acessos, com destaque especial para a postagem Desencarnes coletivos e a tragédia em Santa Maria, com mais  de 6 mil visualizações em menos de uma semana.

Confira os destaques:

Contato Luz Espírita

LIVROS MAIS BAIXADOS:

1 - TERAPIA ESPÍRITA
     Louis Neilmoris
2 - A CAMINHO DA LUZ
    (Emmanuel) Francisco Cândido Xavier
3 - SABEDORIA DE PRETO VELHO
    (Pai João de Aruanda) Robson Pinheiro
4 - TÉCNICA DE MEDIUNIDADE
     Carlos Torres Pastorino
5 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
     Allan Kardec
6 - DA FRANÇA COM ESPERANÇA
    Rodrigo Felix da Cruz
7 - TRANSIÇÃO PLANETÁRIA
    (Manoel Philomeno de Miranda) Divaldo Franco
8 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS
     Allan Kardec
9 - BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO
     (Humberto de Campos) Chico Xavier
10 - PALESTRA ESPÍRITA, COMO FAZER
     Louis Neilmoris

Livros disponíveis em PDF na nossa Sala de Leitura.

Painel da Música Espírita

MÚSICAS MAIS ACESSADAS:

1 - AVE MARIA ESPÍRITA
     Ery Lopes & João Lucius
2 - ALÉM DO ARCO-ÍRIS
    Sementes de Luz
3 - A MINHA PAZ
     Caroline Garcia
4 - A PRECE
     Grupo Vocal Ernani Macedo
5 - PASSE MUSICAL
     Ery Lopes & João Lucius
6 - ALÉM DAS GRANDES ESTRELAS
     Zé Aloísio
7 - ALÍVIO
     Tim e Vanessa
8 - LUZ ESPÍRITA
     Elizabete Lacerda
9 - ALMA GÊMEA
     Chaves de Luz
10 - CHAMAS
     Tim e Vanessa


Músicas disponíveis em MP3 no Painel da Música Espírita.

LUZ ESPÍRITA - Espiritismo em Movimento

Total de visualizações do Blog em janeiro de 2013:

Visualizações de página do mês passado
22.071
Histórico de todas as visualizações de página
312.139

Postagens mais acessadas:


A Equipe Luz Espírita agradece a todos pela confiança depositada em nosso trabalho, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição para críticas e sugestões, certos de que podemos fazer mais e melhor, com a colaboração dos interessados em contribuir com o estudo e divulgação desta doutrina de Luz e Amor que é o Espiritismo.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"Mortes coletivas" com Orson Peter Carrara


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Eventos Espíritas: prepare-se e participe!

Eventos EspíritasPrograme-se e participe dos eventos do Movimento Espírita, prestigiando e divulgando a nossa querida Doutrina.
Veja a lista completa na página Eventos Espíritas. 








Palestra online "Tecnologia e Espiritismo" com Marcelo Capella


Nesta terça, 29 de janeiro de 2013, às 21h (horário de Brasília), teremos mais uma edição do nosso Programa Palestra Espírita Online, com transmissão pela Web Rádio Nova Fraternidade. Para a ocasião, acompanharemos a exposição de Marcelo Capella (Jaú, SP), palestrando sobre o tema "Tecnologia e Espiritismo".
Você é nosso convidado especial e não apenas como ouvinte, mas também como  coparticipante, pois poderá opinar, expor dúvidas, sugestões e críticas.
Para saber mais, acesse a página Palestra Espírita Online.

Desencarnes coletivos e a tragédia em Santa Maria


A tragédia em Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, ocorrida neste final de semana comove o Brasil inteiro e convida as autoridades públicas a tomarem medidas práticas e racionais para evitar novas incidências e garantir assim o livre direito de as pessoas usufruírem de locais públicos com segurança.
Além da dor dos familiares e amigos das mais de 230 vítimas do incêndio na danceteria KISS, especula-se naturalmente quanto ao fatídico "destino" de cada um dos envolvidos. Por quê? Por que fulano e sicrano estavam lá e beltrano não? Que força os atraiu para lá àquela noite? Por que Deus permitiu acontecer isso?
É verdade que muitos farão essas perguntas mais por exclamação, de revolta ou desabafo, do que mesmo por interesse na resposta. 
Contudo, é provável que em meio a essas indagações, consciências se iluminem a ponto de irem buscar explicações espirituais para tal calamidade. E para isso, nenhuma filosofia pode ser mais esclarecedora e ao mesmo tempo consoladora do que a Doutrina Espírita. Neste caso, a começar por "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" (ver especialmente o capítulo "Da Lei de Destruição"), de Allan Kardec, a literatura espírita não dá pistas do que pode ter sucedido com o caso de Santa Maria, conforme os planos espirituais.
A arte espírita também se manifesta positivamente sobre flagelos similares. Por exemplo, em face da tragédia do Edifício Joelma, incendiado em 1 de fevereiro de 1974, na capital paulista, o Espírito Cyro Costa, através do médium Francisco Cândido Xavier, poetizou dor e esperança em um soneto:

LUZ NAS ALMAS
Cyro Costa (Espírito)

Fogo!... Amplia-se a voz no assombro em que se espalha.
Gritos, alterações... O tumulto domina.
No templo do progresso, em garbos de oficina,
O coração se agita, a vida se estraçalha.

Tanto fogo a luzir é mística fornalha
E a presença da dor reflete a lei divina.
Onde a fé se mantém, a prece descortina
O passado remoto em longínqua batalha...

Varrem com fogo e pranto as sombras de outras eras
Combatentes da Cruz em provações austeras,
Conquanto heróis do mundo, honrando os tempos idos.

Na Terra o sofrimento, a angústia, a cinza, a escória...
Mas ouvem-se no Além os hinos de vitória
Das Milícias do Céu saudando os redimidos.

Outra entidade, Cornélio Pires, igualmente pela psicofonia de Chico Xavier, também pôs em versos a repercussão daquele horrendo acontecido (visto do plano terreno) e ao mesmo tempo abençoada e renovadora passagem.

INCÊNDIO EM SÃO PAULO
Cornélio Pires (Espírito)

Céu de São Paulo... O dia recomeça...
O povo bom na rua lida e passa...
Nisso, aparece um rolo de fumaça
E o fogo para cima se arremessa.

A morte inesperada age possessa,
E enquanto ruge, espanca ou despedaça,
A Terra unida ao Céu a que se enlaça
É salvação e amor, servindo à pressa...

A cidade magoada e enternecida
É socorro chorando a despedida,
Trazendo o coração triste e deserto...

Mas vejo, em prece, além do povo aflito,
Braços de amor que chegam do Infinito
E caminhos de luz no céu aberto...

Aliás, a tragédia de Santa Maria nos faz relembrar a tragédia do Edifício Joelma e, em razão disso, convidamos todos a darem uma olhada na nossa postagem "Chico e o enigma do Edifício Joelma".
Em todo caso, todavia, é preciso muito cuidado, até por respeito aos envolvidos, quando na especulação sobre esse ou aquele caso. Há eventos generalizados e há casos particulares. Segundo Chico Xavier, as vítimas do incêndio em São Paulo eram, em geral, entidades que estavam ali resgatando as atrocidades que cometeram nas campanhas das Cruzadas católicas, na Idade Média, quando então esses Espíritos estavam encarnaram como soldados e cruelmente abusaram da autoridade, incendiando e matando crianças e mulheres indefesas. Chico transmitiu o que ouviu do plano espiritual e, portanto, o fez com embasamento. Agora, porém, não nos cabe simplesmente cogitar possíveis expiações para a trágica morte desse ou daquele indivíduo, até porque as tragédias não se dão apenas por expiação, mas também por provas, em que Espíritos missionários voluntariamente se ofertam para tais eventos a fim de darem exemplo concreto do valor de tudo isso, apesar do horror que transmita à primeira vista. Do contrário, a rigor, teríamos que considerar que Jesus tinha o que expiar no Calvário.
Em suma, que a luz de Deus, retransmitida pelo Espiritismo possam chegar aos corações aflitos no entorno da tragédia em Santa Maria e acima de tudo, independentemente de rótulos religiosos, façamos nossas orações para um reconfortador despertar espiritual para todos os desencarnados nessa tragédia, confiantes no auxílio fraterno que as colônias espirituais prestam com especial atenção em eventos dessa natureza, em nome do Mestre Jesus.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ESDE promovido pelo USE- SP

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP), tendo como meta contribuir com o acesso ao conhecimento espírita, começa 2013 com uma novidade na área de estudo da Doutrina Espírita: a criação do laboratório do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, na sede cultural da USE, no Brás, localizada na Rua Brigadeiro Machado, 269 - Brás – em parceria com a União Espírita Cristã Beneficente "Laudelino Novaes de Brito.
O programa será desenvolvido ao longo de 3 anos. Os encontros – realizados todas as terças-feiras, das 19h30 às 21h30, a partir de 19 de fevereiro de 2013 – estarão a cargo do Departamento do ESDE na USE. As vagas são limitadas e o curso é gratuito.
O curso é aberto a todos os interessados, independentemente de conhecimento prévio sobre a Doutrina Espírita ou de participação em outros cursos ou estudos.
Para fazer a inscrição, pede-se o preenchimento da ficha abaixo e sua devolução pelo email use@usesp.org.br até o dia 17.02.2013. Informações também pelo e-mail use@usesp.org.br ou pelo telefone 11 - 2950-6554.

Início: 19.02.2013
Horário: 19h30 às 21h30
Periodicidade: todas as terças-feiras
Local: Rua Brigadeiro Machado, 269 – próximo ao Metrô Brás

Colabore com o sucesso dessa realização divulgando-a.

Abraços fraternos,

Departamento do ESDE da USE-SP

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dia Nacional de combate à Intolerância Religiosa


Hoje é o Dia Nacional ao Combate à Intolerância Religiosa, o que nos remete a uma reflexão sobre os abusos estúpidos feitos e ainda em andamento por irmãos que se fecham em ideologias e crenças fanáticas, se bem, o nome oficial desta comemorativa poderia ser mais positivista, por exemplo "Dia Nacional de Incentivo à Tolerância Religiosa".
Aproveitando o ensejo, indicamos a página da Wikipédia sobre a discriminação religiosa.
E concluímos essa postagem com uma canção, de um padre católico, falando e cantando justamente sobre tolerância religiosa:

Pe. Zezinho - "IGUAIS".



domingo, 20 de janeiro de 2013

Videopalestra "Violência urbana: alcoolismo e toxicomania", com Clóvis Nunes


Para nossos amigos, indicamos mais uma sensacional videopalestra com Clóvis Nunes, desta vez, sobre o tema:  "Violência urbana: alcoolismo e toxicomania", realizado em Recife, durante mais uma edição do FORESPE - Fórum de Debate Espírita de Pernambuco.
Clóvis Nunes faz um apanhado sobre o grave desleixo do poder público e da sociedade em geral frente o problema do consumo do cigarro e das drogas ilícitas, cujas consequências são devastadoras.
É, sem dúvida, um vídeo para se assistir em família, com atenção especial aos nossos jovens, considerando a prevenção como a solução para tais males.

1ª Parte:


2ª Parte: http://www.youtube.com/watch?v=ibXFmIeOnUk
3ª Parte: http://www.youtube.com/watch?v=_bpf2ugpMzc
4ª Parte: http://www.youtube.com/watch?v=qXfKGWenr6s
5ª Parte: http://www.youtube.com/watch?v=ikQPZ8mkKi0
6ª Parte: http://www.youtube.com/watch?v=reKo3EWa7u8
7ª Parte: http://www.youtube.com/watch?v=DTkapwnV1no


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"O que ensino às minhas filhas" por Marcus Vinicius de Azevedo Braga


Interessante artigo assinado por Marcus Vinicius de Azevedo Braga, publicado no site O Consolador e gentilmente disponibilizado para a divulgação em nosso Blog.

O que ensino às minhas filhas

Ensino não o que faço, mas aquilo que eu tento fazer.
Como Espírito encarnado, ensino-lhes a respeitar suas limitações, crescendo um pouco a cada dia, mas sem perder de vista o ideal da melhoria constante.
Não deixo de mostrar a elas que cada um é um irmão que deve ser respeitado, em suas potencialidades e dificuldades, e que o dito inimigo de hoje pode ser um grande amigo amanhã.
Às minhas filhas tento mostrar o valor do dinheiro e a dor que traz a sua falta, assim como o fascínio que traz o seu excesso. Falo que o que acontece ao próximo, que padece de carências, é problema nosso sim.
A cada erro ou insucesso, procuro identificar junto a elas as oportunidades de aprendizado e afirmo que devemos ter a mente aberta sempre para novas soluções, aprendendo a levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.
Procuro mostrar-lhes o equilíbrio do verbo ouvir com o verbo decidir, na certeza de que o medo e a coragem foram dados por Deus com um propósito, a se ajustar na dinâmica da vida.
A elas falo da importância da religião, não só como forma de aprimorar a espiritualidade de cada um, mas como uma oficina de trabalho no desenvolvimento útil de suas potencialidades.
A cada dia apresento a lição da iniciativa, de que elas não devem ser omissas, ainda que a bravura deva ser acompanhada da prudência, que nos protege das armadilhas e joguetes.
Por fim, ensino a respeitarem os bens alheios e coletivos e que o sucesso fácil pode se converter em uma vergonha maior, nos caminhos rápidos e sem volta.
Como pai, tento ensinar-lhes algumas coisas, antes que o mundo o faça, com menos paciência e de forma mais assertiva.

MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BRAGA
acervobraga@gmail.com
Brasília, DF (Brasil)



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Eventos espíritas: programe-se e participe!

Eventos EspíritasPrograme-se e participe dos eventos do Movimento Espírita, prestigiando e divulgando a nossa querida Doutrina.
Veja a lista completa na página Eventos Espíritas. 









domingo, 13 de janeiro de 2013

Palestra Online "A Nova Era" com Joel Flores Soares


Não perca, nesta terça, 15 de janeiro, às 21h, mais uma edição do nosso programa Palestra Espírita Online, com transmissão ao vivo pela Web Rádio Nova Fraternidade, desta vez com a participação de Joel Flores Soares, palestrando sobre "A Nova Era".
Participe e dê sua opinião sobre o tema em tempo real.

Saiba mais na página Palestra Espírita Online.


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Programa Conversando o Evangelho


Participe conosco de mais uma edição do Programa Conversando o Evangelho nesta sexta, 11 de janeiro de 2013, com transmissão ao vivo pela Web Rádio Nova Fraternidade. Para esta noite, dentro da obra "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO", de Allan Kardec, a Equipe Luz Espírita te convida a refletir sobre o Cap. XXI: "Haverá falsos cristos e falsos profetas", itens 5 a 7: "Prodígios dos falsos profetas" e "Não acreditem em todos os Espíritos".
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO


Ainda não tem esse maravilhoso livro em suas mãos? Então acesse a versão digital "Numa Linguagem Simplificada", disponível livremente em nossa Sala de Leitura.

Para saber mais sobre o programa acessa a página Conversando o Evangelho.

Lançamento: videoclipe "A MINHA PAZ", Caroline Garcia


O Painel da Música Espírita ganhou mais um videoclipe para seu acervo: "A MINHA PAZ", interpretada por Caroline Garcia, como uma versão espírita para o sucesso "YOU NEEDED ME" da cantora canadense Anne Murray,

Confira o videoclipe:


Gosta de cantar? Então rode o videoplayback desta canção:


Confira mais canções de Caroline Garcia e demais divulgadores do Espiritismo através da música pelo Painel da Música Espírita.



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lançamento: "Bibliossíntese EDUCAÇÃO PARA A MORTE", José Herculano Pires


Geralmente, ninguém quer falar sobre a morte — especialmente sobre a própria morte. Contudo, o falecimento carnal é um ato natural e inexorável, comum a todas as criaturas, resultando então em consequências particulares a cada qual que transpassa essa porta misteriosa, consequências essas que, segundo o saudoso filósofo espírita José Herculano Pires, estão intrinsecamente correlacionadas ao preparo consciencial para esse ato. Ou seja, a educação para a morte é um ponto fundamental para, enfim, uma boa morte.

EDUCAÇÃO PARA A MORTEEm vista da importância do tema — uma vez que todos nós passaremos pela senda da morte —, a Equipe Luz Espírita tratou de dispor em nossa Sala de Leitura o livro "EDUCAÇÃO PARA A MORTE", do referido filósofo. Mas, agora, para maior comodidade, a obra foi adaptada para Bibliossíntese, em cuja produção, pudemos também contar com a colaboração da equipe da Rádio Portal da Luz.


Confira a Bibliossíntese "EDUCAÇÃO PARA A MORTE":






sábado, 5 de janeiro de 2013

Eventos Espíritas - programe-se e participe!

Eventos EspíritasPrograme-se e participe dos eventos do Movimento Espírita, prestigiando e divulgando a nossa querida Doutrina.
Veja a lista completa na página Eventos Espíritas.