segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Livro "Do Outro Lado - A História do Sobrenatural e do Espiritismo" faz um retrato do surgimento da Doutrina Espírita no Brasil

Por que, apesar de toda as perseguições (e não foram poucas), o Espiritismo se disseminou no Brasil tão forte e rapidamente?
Por que a doutrina de Allan Kardec ganhou características tão pitorescas quanto as que marcam o Movimento Espírita nacional desde o desembarque das primeiras obras do codificador?
Que consequências diretas a Doutrina Espirita trouxe para o povo brasileiro?

Essas e outras questões não menos interessantes compõem o enredo desenvolvido pela historiadora e escritora Mary Del Priore em seu mais novo livro: "Do Outro Lado - A História do sobrenatural e do Espiritismo", lançado pela Editora Planeta do Brasil.

A sinopse da obra é esta:

O povo brasileiro sempre acreditou em tudo um pouco – doutrinas católicas se misturam há tempos a crenças africanas ou europeias. Mas a verdade é que todas elas passam, de algum modo, pela crença no além, no “outro mundo”, no sobrenatural. E foi pensando nisso que a historiadora Mary del Priore resolveu trazer ao leitor mais um de seus livros que investigam aspectos essenciais – e peculiares – de nossa sociedade. Em “Do Outro Lado - A História do Sobrenatural e do Espiritismo”, a autora trata de que forma nossos antepassados lidavam com esse mundo dos espíritos. Focando sobretudo no desenvolvimento do espiritismo, criado por Allan Kardec e assimilado por muitos intelectuais brasileiros no século XIX, ela também aborda fenômenos bastante populares na época, como o magnetismo, o sonambulismo, as “mesas volantes” e uma série de outras formas de entrar em contato com o mundo sobrenatural e com aqueles que já partiram. Cartomantes, curandeiros, endemoninhadas e exorcistas também merecem destaque nesta obra, bem como seus muitos inimigos, entre eles a Igreja Católica e alguns veículos da imprensa que buscavam a todo custo desautorizar – e muitas vezes satirizar – essa crença em espíritos. Com um caderno de fotos recheado de interessantes imagens do período, “Do outro lado” é uma narrativa instigante sobre um assunto que chama a atenção tanto daqueles que creem em tudo quanto daqueles que não creem em nada, mas que desejam acima de tudo conhecer cada vez mais um pouco da história de nosso país.

A carioca Mary Del Priore é especialista em História do Brasil. Ela concluiu o doutorado em História Social na Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França. Lecionou História em várias universidades brasileiras, tais como a Universidade de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e a Universidade Salgado de Oliveira. É colaboradora de periódicos nacionais e internacionais, científicos ou não. Escreveu, organizou ou colaborou em várias publicações, ganhando, com isso, títulos como o Prêmio Casa Grande & Senzala, outorgado pela Fundação Joaquim Nabuco e o Prêmio Jabuti.

"Do Outro Lado - A História do Sobrenatural e do Espiritismo" é uma obra historiográfica, não um livro de caráter doutrinário. Seu texto é visto com olhos de uma historiadora, não de uma ativista espírita. Não faz apologia ao Espiritismo, bem como não pretende deteriorá-lo. Contém fatos interessantes e embasados em documentos, mas também contém definições particulares da autora, nem sempre fundamentadas nos conceitos básicos do kardecismo.

Em suma, é mais uma obra para a apreciação de nossas convicções. Sem a necessidade — e a fraqueza — de tomá-lo ao pé da letra, sem dúvidas esse título é mais uma boa leitura para todos nós.

À venda nas principais livrarias online.

Um comentário: