terça-feira, 11 de abril de 2017

Lançamento do livro "Espiritualismo e Espiritismo. Reflexões para além da espiritualidade"

Acaba de ser lançado um livro com um título muito sugestivo para um tema de que aqui temos tratado com certa frequência nos últimos tempos, dada a sua importância. Falamos do livro "Espiritualismo e Espiritismo. Reflexões para além da espiritualidade", sob o selo da Editora Porto de Ideias, organizado por André Ricardo de Souza, Pedro Simões e Rodrigo Toniol, com a contribuição direta de outros personagens do movimento espírita, inclusive do ex-presidente da FEB - Federação Espírita Brasileira,Antônio César Perri de Carvalho.

Autores do livro em seu lançamento no GEMB
O lançamento foi feito no último domingo, no Grupo Espírita Manoel Bento - GEMB, em São Paulo, com a presença dos organizadores e alguns colaboradores. Nossa Equipe Luz Espírita ainda não teve acesso ao livro e ainda não localizamos o livro à venda em nenhum catálogo online, mas recebemos por informações do seu conteúdo, tal qual como segue:

Sumário e autores:
Apresentação

Parte 1- Questões do espiritismo no Brasil
1. O “Espiritismo Racional e Científico Cristão” de Luiz Mattos dos anos 1910-1920 no Brasil: uma facção “científica” belicosa obscurecida pela hegemonia “religiosa” da Federação Espírita Brasileira.
Colaboradores: Marcelo Camurça, André Pereira e Jacqueline Amaro.
2. Espiritismo como religião: algumas considerações sobre seu caráter religioso e seu desenvolvimento no Brasil
Colaboradores: Flávio Rey de Carvalho e Antonio Cesar Perri de Carvalho.3. Autoridades espíritas: critérios para tipologias e repartições das lideranças no espiritismo
Colaboradora: Célia da Graça Arribas4. Ação assistencial espírita
Colaborador: Pedro Simões
5. As cirurgias na medicina do alémColaborador: André Ricardo de Souza

Parte 2- A espiritualidade sob olhares que cruzam fronteiras
6. Materializando espíritos: religião e ciência no caso de Anna Prado
Colaboradores: Emerson Giumbelli e Gustavo Chiesa7. Terapias alternativas/complementares e políticas de saúde: um caso de espiritualidade na clínica
Colaborador: Rodrigo Toniol
8. Purgando a alteridade: muertosi, visão e auto-representação no sonho na religião afro-cubana
Colaboradora: Diana Espírito Santo
9. Reencarnação na América do Norte: histórias e práticas das religiões metafísicas
Colaborador: Courtney Bender

Sobre os autores:
André Pereira Neto
Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública e coordenador do Laboratório “Internet, saúde e sociedade”. Docente no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do ICT da Fundação Oswaldo Cruz. Autor, com Jacqueline Amaro, do artigo: “O Centro Espírita Redemptor e o tratamento de doença mental, 1910-1921”. História, Ciência, Saúde,Manguinhos, jun 2012, vol.19, nº 2, p. 491-508.

André Ricardo de Souza
Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, onde coordena o Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política. É autor de livros, capítulos e artigos de sociologia da religião, entre os quais (on line): “A livre religiosidade e a compulsória ciência do sociólogo da religião” (Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, 2015).

Antonio Cesar Perri de Carvalho
Doutor em ciências, livre-docente e professor titular aposentado da Universidade Estadual Paulista. É ex-presidente da Federação Espírita Brasileira e autor dos livros: Os sábios e a senhora Piper (1986); Dama da caridade (1987); Em louvor à vida (1987); Entre a matéria e o espírito (1990); Espiritismo e modernidade: visão de sociedade, família, centro e movimento espíritas (1996); Além da descoberta: Brasil, 500 anos (1999) e Centro espírita: prática espírita e cristã (2016).

Célia da Graça Arribas
Formada em história (2005) pela Universidade de São Paulo, onde também realizou mestrado (2008) e doutorado (2014). Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde dirige o Centro de Pesquisas Sociais. Atua nas áreas de sociologia da religião e teoria sociológica, com foco nos estudos sobre a modernidade religiosa brasileira e sobre espiritismo. É autora do livro: Afinal, espiritismo é religião? (2010).

Courtney Bender
Professora de religião na Universidade de Columbia, Nova York. É socióloga e autora dos livros: The new metaphysicals: spirituality e The American religious imagination, ambos publicados pela University of Chicago Press.

Diana Espírito Santo
Doutora pela University College London (UCL) com uma tese sobre a natureza do conhecimento no espiritismo crioulo cubano. Desenvolveu um pós-doutorado sobre a umbanda no Brasil. É autora e organizadora de vários livros, incluindo Developing the Dead (2015), e The Social Life of Spirits, com Ruy Blanes (2013). É professora de antropologia social na Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Emerson Giumbelli
Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em antropologia social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coeditor da revista Religião & Sociedade. Autor dos livros: Símbolos religiosos em controvérsias (2014), O fim da religião: dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França (2002) e O cuidado dos mortos: uma história da condenação e legitimação do espiritismo (1997).

Flávio Rey de Carvalho
Mestre em história pela Universidade de Brasília e doutorando em ciência da religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É bolsista da CAPES e autor de alguns artigos sobre espiritismo e também do livro: Um iluminismo português? a reforma da Universidade de Coimbra – 1772 (2008).

Gustavo Ruiz Chiesa
Antropólogo, doutor em ciências humanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Religião da Universidade Federal do Rio Grande Sul. Autor do livro Além do que se vê: magnetismos, ectoplasmas e paracirurgias (2016). Tem interesse em assuntos relacionados à interface entre ciência, saúde e espiritualidade.

Jacqueline Amaro
Professora de história de Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Mestre em história das ciências pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz ligada à Fundação Oswaldo Cruz, com a dissertação: Os combates de Luiz Mattos (1912-1924): o espiritismo kardecista e o tratamento médico da doença mental (2010).

Marcelo Ayres Camurça
Professor titular, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador, bolsista de produtividade do CNPQ nível 2. Autor de capítulos e artigos sobre o espiritismo em vários periódicos especializados e do livro Espiritismo e nova era: interpelações ao cristianismo histórico (2014).

Pedro Simões
Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Laboratório de Dados Sociais e membro do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP-UFSCar). Dedica-se ao estudo da interface entre religião e assistência social. Autor de artigos sobre religião, sendo o mais recente: Dá-me de comer: assistência social espírita ( 2015).

Rodrigo Toniol
Doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, San Diego. Realizou estudos pós-doutorais no Departamento de Antropologia da Universidade de Campinas. Atualmente é pesquisador convidado no Departamento de Filosofia e Estudos Religiosos da Universidade de Utrecht, Holanda. Tem publicado uma série de trabalhos sobre religião dentre os quais destacam-se as funções de editor e autor da Encyclopedia of Latin American Religions (2015) e a autoria do livro On the nature trail (2015).

Vê-se pelo currículo dos autores bons indicativos de uma obra séria e bem elaborada, sobre um tema, como já introduzimos, bem interessante, que abordamos numa matéria especial sobre "O histórico 31 de março e a confusão comum entre Espiritualismo e Espiritismo" e retomamos mais recentemente quando do anúncio do lançamento da nova tradução para o livro "A História do Espiritualismo" de Sir Arthur Conan Doyle.

Quando tivermos apreciado este novo livro, "Espiritualismo e Espiritismo. Reflexões para além da espiritualidade", publicaremos aqui uma resenha.


Um comentário:

  1. Grato pela divulgação. Queria informar que o livro está disponível no site da Livraria Farol das Três Colinas, vinculado ao Instituto Medicina do Além, que sendo beneficiado pela venda dele, pois entre outras atividades, desenvolve um hospital em Franca-SP: http://www.faroldastrescolinas.com.br/novo/
    Fraternalmente,
    André Ricardo

    ResponderExcluir