terça-feira, 15 de agosto de 2017

Calendário Histórico Espírita: Aniversário de lançamento do jornal espírita "O Clarim"


Em 15 de agosto 1905, portanto há 112 anos, foi lançada a primeira edição de "O Clarim", conceituado jornal espírita, idealizado pelo memorável divulgador espírita Cairbar Schutel.

Primeira edição de O Clarim

O jornal começou modesto, pequeno e com pouca tiragem. Porém, especialmente pelo excelente conteúdo, pouco a pouco ganhava robustez, alcançando um público maior até transformar-se num dos periódicos espíritas mais conceituados do mundo, chegando a ter uma tiragem de 10 mil exemplares. Na composição dos seus artigos, O Clarim recebeu contribuição direta de grandes ativistas espíritas do Brasil e do mundo.

Conheça mais sobre Cairbar Schutel, o fundador de O Clarim, na Enciclopédia Espírita Online.

Cairbar Schutel

Mesmo após o desenlace de seu editor pioneiro, em 1938, O Clarim continuou divulgando o Espiritismo ininterruptamente e permanece até os dias atuais sendo editado pela Editora O Clarim.

Visite o site oficial O Clarim

E a boa notícia é que a riqueza histórica e doutrinária de todas as edições deste fantástico periódico está preservada. O CCDPE - Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita tem arquivada toda a coleção de O Clarim e já está mobilizando recursos técnicos e mão de obra para digitalizar todo esse conteúdo e disponibilizá-lo na internet. O CCDPE fica em São Paulo, Capital e seu site oficial é visitável por este link: www.ccdpe.org.br. E nós, do Portal Luz Espírita, acompanharemos de perto essa novidade e manteremos a todos os nossos amigos informados.

Veja mais datas e eventos importantes para o Espiritismo na página Calendário Histórico Espírita.

Um comentário:

  1. Parabéns por tão nobre iniciativa. Nós espíritas aguardamos com muito interesse a conclusão desse formidável evento.

    ResponderExcluir