quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Nos bastidores do Programa Evangelho no Lar Online


Como nossos amigos já sabem, todas as quintas-feiras, às 20h (horário de Brasília), a Equipe Luz Espírita se une na produção do Programa Evangelho no Lar Online, transmitido ao vivo pelo YouTube, que também registra cada edição e disponibiliza a gravação do vídeo para que qualquer pessoa online possa acessá-lo a hora que quiser (acesse aqui). A audiência do programa tem uma média de dois mil acessos e os comentários, em geral, são muito positivos.

O programa é apresentado regularmente pelo casal Janete e Rivail Jr, diretamente da cidade de Canoas, Estado Rio Grande do Sul. Em vista disso, muitos espectadores nos escrevem querendo conhecer mais sobre eles, ver imagens deles, já que eles usam apenas narração — até para evitar distrações durante o programa. Pois bem! Resolvemos então trazer uma matéria com os bastidores do programa e apresentar mais detalhes sobre os apresentadores.

Janete e Rivail Jr, apresentadores do Programa Evangelho no Lar Online

Janete e Rivail Jr. são gaúchos, moram em Canoas-RS, têm dois filhos, são espíritas de berço e fazem parte da Equipe Luz Espírita desde há muito. Conheceram o trabalho do Portal através do curso online oferecido à época, integraram-se à diretoria e a ela se integraram contribuindo voluntariamente com muita dedicação.

Rivail descreve a origem deste programa: "Nós fazemos o Evangelho aqui em casa todos os domingos, às 21h, há mais ou menos 15 anos e sabemos da importância real de mantermos essa disciplina, é um momento de reflexão e aprendizado, onde pedimos força, coragem e sustentação para nossos problemas pessoais (que não são poucos!) e harmonização do lar. Quando conhecemos o Portal Luz Espírita e fizemos os estudos ali, já éramos espíritas, trabalhadores de um centro, só que encontramos uma afinidade muito grande com essa equipe e o seu trabalho de divulgação da doutrina e nos unimos a ela".

Janete relembra as primeiras atividades a que se voluntariaram: "Começamos atendendo alunos do curso de estudos sistematizados, após um período, fizemos parte da Equipe de Evangelho no Lar com transmissão online via Skype, depois através de web rádio, porém com muitas dificuldades devido a internet, tivemos que parar. Após um período de tempo, fomos convidados a fazer o Evangelho via YouTube [formato atual]. E é com muita alegria que fizemos esse trabalho, significa poder levar essa possibilidade à todos os lares, que assim como nós, também têm seus problemas diários, boas intenções e às vezes, com as nossas correrias do dia a dia, acabamos nos esquecendo da nossa parte espiritual que além de ser testada constantemente é também muito fragilizada. Por isso devemos abrir as portas para Deus e pedir harmonia para o nosso lar".


Janete e Rivail Jr, apresentadores do Programa Evangelho no Lar Online

Eles são uníssonos ao falar do feedback do público:
"Nossa! Essa é a melhor parte [risos]. Lemos todos os comentários (Apesar de não conseguirmos responder à todos) e à partir daí tentamos ajustar da melhor maneira possível o programa seguinte. Ficamos muito felizes quando as pessoas falam do bem que está fazendo para elas, da paz que entra em seus lares. Na verdade, a gente não tinha ideia da repercussão que daria, não esperávamos tanto carinho, amor e tantas pessoas com a mesma sintonia com o mesmo foco, pessoas que faziam sozinhas e agora agradece por ter a nossa companhia. Na verdade, a gente é quem agradece o tempo todo a Deus e a espiritualidade superior pela oportunidade e por nos ajudar a fazer essa tarefa, e a vocês por terem a paciência em nos escutar [risos]. Pensamos nas pessoas que escrevem e tentamos vibrar no momento do Evangelho para que elas sejam atendidas e estejam bem em seus lares."

Junior faz questão de dizer que eles são pessoas comuns: "Somos pessoas normais, com falhas, defeitos, contas à pagar [risos]. Gostamos de viajar, ler, conversar, participamos de eventos espiritas, assistir palestras e porque eu me aposentei esse ano, achei que teria mais tempo para os estudos, só que não [risos]; em casa o trabalho é bem mais puxado. É interessante como o tempo passa rápido, procuramos tentar acertar em todas as oportunidades, mas nem sempre é o que acontece... A vida é uma caixinha de surpresas."

Falando diretamente dos bastidores do programa, Janete revela: "Ainda bem que não tem câmera! Acontece de tudo aqui.... Conseguir um ambiente silencioso é muito complicado. Ainda mais neste lugar..."

E acrescentando, ela relata os problemas técnicos: "No começo tivemos muitos problemas com o microfone, o som saia péssimo, usamos várias técnicas (artesanais), como meia calça na frente do microfone, caixas de papelões colados com durex na forma de um casulo (a gente quase entrava para dentro da caixa para conseguir falar) [risos], além de pássaros que resolvem cantar, cachorros latindo bem na hora do evangelho, parece que todos se combinam contra, o telefone que fica em silêncio o dia todo mas naquela hora decide tocar ou internet que resolve cair, fora o clima que resolve chover para dar instabilidade (nossas provas!) Faz parte, o importante é não desistir!"


E quanto à gratificação para realizar esse programa? Rivail é quem confessa: "A gratificação de ler no retorno das pessoas palavras de gratidão o carinho, ver ali contadas algumas histórias que nos emocionam... isso é muito mais do que poderíamos esperar."

E eles, enfim, mandam um recado para os ouvintes do programa: "Nós gostaríamos de dizer que não vamos conseguir responder a todos, porém lemos todos com carinho sem exceção. Somos iguais perante Deus, estamos orbitando no mesmo planeta de labor, isso nos faz irmãos; necessitamos tanto quanto qualquer um de apoio, força e coragem, são as melhores palavras a serem ditas em uma oração. Quando ficamos diante do computador imaginamos uma grande mesa onde vários se encontram, nos sintonizamos através da oração inicial; sempre pedimos que os bons Espíritos que nos inspirem em palavras que atendam às necessidades de quem está do outro lado. Quando fazemos a oração de fluidificação das águas, estamos fazendo duas orações, uma tradicional e a outra pessoal, pedindo para que os lares de vocês sejam iluminados e as preces de vocês sejam atendidas. É assim que nós ficamos envolvidos no trabalho, não somos ninguém em especial, mas vocês são especiais para nós. Se erramos ou não fazemos direito, pedimos desculpas, vamos fazer o nosso possível para melhorar, mas somos humanos. E pedimos que estudem cada vez mais, não podemos parar, temos que estar sempre em busca da evolução para sermos pessoas melhores."

Mais informações na página Programa Evangelho no Lar Online.

52 comentários:

  1. Moro em Ibiúna SP, sou espirita ha 40 anos,trabalho no centro Casa do Caminho. Nao fosse o espiritismo não acreditaria em Deus. Que Pai é esse que deixa um filho sofrer, e outro viver bem. Faz uma semana que conheci Luz Espírita, me afinizei com ele e com os simpáticos apresentadores. Fiz o primeiro Evangelho no Lar no dia 26/10/2017.Gostei muito. Faço o Evangelho em casa sozinho às 20h.Parabéns ao casal, que Deus de a vcs. muita LUZ , e não parem. Divulguem essa doutrina tão perfeita. Tenham sempre uma vida misericordiosa. Um grande abraço, e gratidão por vcs existirem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por vossas palavras nos fazerem tanto bem. ��
    precisamos de orientação e luz e o vosso Evangelho consegue isso de um jeito muito singelo e profundo.
    Bem hajam
    Linda e Florencio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao casal adoro ouvir vcs a noite antes de dormir que Deus os abençõe fique na luz

    ResponderExcluir
  4. Parabens ao casal e muito obrigada, estou adorando a companhia de voces para fazer o evangelho no LAR, moro sozinha e não conseguia fazer o evangelho sozinha porque desanimava.Conheci o programa a cerca de 6 meses quando no meu grupo de Estudo espirita, uma amiga me falou do portal e do Programa.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo programa.... já acompanho a vários meses todas as semanas. O programa me incentiva a fazer o evangelho... já que faço sozinho em casa.Porém as palavras do meu são um pouco diferentes... me deixando um pouco confuso para acompanhar a leitura. Gostaria de saber qual o tradutor, a editora e a edição do livro ESE que é utilizado?
    Obrigado
    Tom

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS QUERIDOS AMIGOS PARTICIPO COM VCES AQUI DE ITU A 2 MESES FAÇO AQUI EM CASA TODAS AS TERÇAS A NOITE GRATIDÃO SAÚDE PAZ & LUZ SUCESSO SEMPRE FORTE ABRAÇOO BEIJOO CARINHOSO

    ResponderExcluir
  7. Gratidão pelo encontro às quintas feiras, é muito bom ouvi-los, e com certeza vocês são abençoados pelo lindo trabalho, dedicação e carinho. A voz calma e serena nos traz tranquilidade e aquieta nosso coração.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  8. parabéns pelo programa evangelho no lar online, pois sem ele eu não conseguiria ser metodico e fazer meu evangelho no lar todas as semanas. obrigado a todos voces.

    ResponderExcluir
  9. Quero agradecer primeiramente a Deus por hoje está caminhando nessa doutrina que me faz tão bem , me renovando como pessoa . E através dela pude conhecer o Portal Luz Espírita e ao evangelho no lar que nos proporciona um bem imensurável , através de vcs Janete e Junior. Que a benção divina nos uma e nos fortaleça para continuarmos semeando o bem a todos. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Queridos muito obrigado por fazerem tanta diferença em nossas vidas, bênçãos jorrem sobre Vocês.
    Tenho um pedido! Se for possível me enviar a oração proferida no momento de fluidificar as águas, ficarei muito feliz... está oracáo me trás muita paz

    ResponderExcluir
  11. tenho curiosidade sobre o espiritismo,nunca estudei,mas estou sempre lendo algo a respeito,ja li todos os livros der zibia e alguns de monica de castro,fico sempre procurando algo na internet e achei vcs,hoje 05/11/2018 resolvi fazer o evangelho no lar com vcs e gostei muito.Vcs estao de parabéns,que deus os abençoe,um abraço,gratião.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço pela paz que trouxeram, adoro participar do evangelho com vocês. Faço em casa as quintas e aos sábados na minha mãe. Gostaria tambem de receber a oração final. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada por este espaço. Conheci hoje e estarei com vcs agora todas as quintas. Deus abençoe. Abraços, Bianca

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber como assistir e quando o evangelho. Obrigado. Isabel Carvalho Pinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda semana uma edição nova nas quintas-feiras, às 20h (horário de Brasília).

      Excluir
    2. Boa noite, todas as quintas-feiras às 20 horas. No YouTube evangelho no lar online.vc pode se inscrever tocando no sininho e aí vc vai receber a notificação.Espero ter ajudado.

      Excluir
  15. Obrigada "Luz Espírita" por todo auxílio. Obrigada a todos os envolvidos neste trabalho de amor.

    ResponderExcluir
  16. faço o evangelho no lar toda quarta feira . Gostaria de colocar essa musica tocada em piano que vocês usam na abertura do programa de vocês , já procurei o nome dela ou o autor pela internet e até agora não consegui achar , vocês sabem ? por favor se souberem , mandem pra mim ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A música de fundo é "GYMNOPÉDIE N° 1", de Erik Satie. Que ela vos inspire a boas reflexões evangélicas. Fraternal abraço a todos.

      Excluir
  17. mensagens maravilhosas,obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é quem agradecemos o carinho, Fabiano. Fraternal abraço.

      Excluir
  18. Boa noite meus queridos amigos Janete e Junior (do Luz Espírita)!!! E uma alegria conhecê-los, ver as pessoas que tanto bem fazem levando a palavra de Deus a nossos lares. Cheguei até vocês zapeando no YouTube e desde então,todas as quintas estamos juntos. Mas, como costumo dizer: nada é coincidência,tudo é providência. Minha gratidão por nos ajudarem nessa caminhada com suas mensagens ( o evangelho). Grande abraço a vcs e todos do portal!!! Luz e Paz!! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Janete e Junior, sem palavras e agradecer, estes ensinamentos que voces nos passam, como sempre digo, agradeço sempre a Deus, por descobrir estes momentos de reflexao, e aprendizado, obrigado meus Deus, por colocar no mundo, este casal, de PAZ, AMOR, E MUITA LUZ!!!
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  20. Fiz hoje meu primeiro Evangelho no Lar junto acompanhando os irmãos Janete e Júnior. Gostei muito. É, serão daqui em diante, meus companheiros semanais do Evangelho no Lar aqui em minha casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que satisfação receber esse carinho todo de vocês. Vamos continuar unidos nessa corrente do bem!

      Excluir
  21. Muito bom o trabalho de vocês. Vou acompanhar toda a semana.um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito de conhecê -los Janete e Junior . Peço a Deus muita luz em suas vidas ! Obrigada e que Jesus seja sempre por vocês. Gratidão pelas boas palavras no Evangelho no Lar !

    ResponderExcluir
  23. Caros Jr e Janete. Trabalho excelente que vocês fazem e disponibilizam para nós. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos agradecidos com a gentileza da mensagem. Permaneçam conosco e nos ajudem a divulgar esse trabalho.

      Excluir
  24. Estou sempre c voces as quintas feiras em pensamento c o Evangelho no Lar.Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratos pelo carinho, Elaine. E continue conosco alimentando essa corrente de energia positiva.

      Excluir
  25. Junior e joanete faço sempre meu evangelho é gostaria de saber o nome da música q toca no final do evangelho para q eu possa baixar ( pense em Jesus q é todo expressão de Amor)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a música referida é "Passe Musical" de Ery Lopes & João Lucius, cujo mp3 está disponível gratuitamente para download no Painel da Música Espírita (ver no menu principal do Portal Luz Espírita).

      Excluir
  26. Nao vivo mais sem voces, as quintas- feira!❤

    ResponderExcluir
  27. Toda quinta feira é dia de muita paz e luz no meu lar !!!! Vcs são maravilhosos obrigado por tanta energia boa !!!! Gratidão sempre 🙏🙏

    ResponderExcluir
  28. Olá, boa noite!

    Quero dar meus parabéns ao casal que com abnegação e altruísmo entra em nossos lares nos trazendo o Evangelho com orações e comentários que alimentam nossas almas! Desejo participar do grupo de orações que está sendo formado, quero sua orientação.
    obrigada, NEUSA MARIA KOZOROSKI REIS, PORTO ALEGRE, RS. ABRAÇOS E QUE DEUS OS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  29. Gratidão a este casal maravilhoso! Utilizo o programa nosso evangelho no lar em casa. Eu e minha filha de 17 anos adoramos vcs! Muito obrigada mesmo! Um grande abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  30. Acompanho vocês já faz um bom tempo. Obrigada pelas palavras, gratidão! Um abraço fraterno aos dois.

    ResponderExcluir
  31. Ola Janete e Jr, acompanho o programa de vocês e faço o evangelho no lar todos os domingos. Moro em Chicago há 10 anos e sinto ter sido apresentada ao programa de vocês somente agora mas sou grata pela oportunidade deste recurso e dedicação de vocês.

    ResponderExcluir
  32. Oi Janete e Jr. Sou de Caxias do Sul RS. Acompanho vocês a dois anos. E sou espirita de berço. Parabéns a vocês por esse evangelho. O meu é feito nos domingo, as 20:00.Adoro vocês,

    ResponderExcluir
  33. Ola Janete e Jr, acompanho o programa de vocês e faço o evangelho no lar todos os domingos. Moro em Chicago há 10 anos e sinto ter sido apresentada ao programa de vocês somente agora mas sou grata pela oportunidade deste recurso e dedicação de vocês.

    ResponderExcluir
  34. Me chamo juliana vidal e sou de mongagua-litoral sul de sao paulo. Gostaria de dizer que acompanho o evangelho com vcs toda semana e o quanto é prazero ouvi-los e sentir a presença dos espiritos de luz na minha casa.
    Tinha muuuita curiosidade de ver a foto de vcs kkkk

    ResponderExcluir
  35. Oi boa noite pra vcs eu e meu marido Valmir acompanhamos o evangelho no Domingo as 10hrs da manhã moramos em caçapava perdi minha mãe e 7meses depois meu pai e filho mais velho no mesmo dia já tinha começado na duitrina e encontrei vcs por acaso e comecei a fazer o evangelho sozinha e logo meu marido também começou a participar apesar de todo acontecimento vivemos em paz eu estou seguindo a doutrina e meu marido é católico sou muito grata por tudo

    ResponderExcluir
  36. Jr.e Janete vocês já fazem parte da rotina semanal da minha casa. Inicialmente eramos minha mãe Dona Alzira e Eu que ouvíamos o Evangelho no lar, em fevereiro de 2020 recebemos em nossa casa a visita das irmãs da minha mãe, as tias Zenir e Ana Maria, que vieram do Rio de Janeiro para o aniversário de 94 anos da minha mãe, posteriormente devido à pandemia elas acabaram ficando aqui em casa, em Campo Grande MS, face às restrições de trânsito adotadas no país. Elas conheceram o Evangelho no lar e participaram também. Hoje infelizmente minha mãe não está mais conosco, faleceu em 21 de junho 2020,minha tia Zenir voltou pro Rio de Janeiro em agosto, minha tia Ana Maria teve complicações de saúde e resolveu ficar definitivamente aqui em Campo Grande, comprou uma casa e está bem. De toda essa passagem, além do aprendizado e experiências, o melhor é que simultaneamente o Evangelho é feito no mesmo horário e no mesmo dia aqui em casa, na casa da tia Ana, no Rio de Janeiro na casa da tia Zenir, e na casa da minha irmã Catarina aqui em Campo Grande MS. Somos muitos gratos à vocês, muitíssimo obrigado.
    DEUS abençoe e ilumine sempre vocês e suas famílias.
    No próximo dia 18 de outubro é meu aniversário, farei 61 anos, espero continuar com vocês até quando Deus permitir. Fiquem com Deus e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde!
    Muita luz e paz!
    Gostaria de orientação, precisava mudar de 5afeira para 4a.feira, o evangelho no lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o que é preciso, caro amigo, mas procure manter uma regularidade, pois assim você ajuda aos amigos espirituais também se programarem para participar contigo.
      Fraternal abraço.

      Excluir
  38. Assim como muitos que comentaram aqui, eu nao tinha companhia em casa (encarnada rs) para fazer o evangelho no lar e sempre estava adiando.
    A espiritualidade amiga e superior me levou ate voces e comecei o primeiro evangelho no dia 06-janeiro-2022. Espero ter disciplina porque o que mais me prendeu foi a interpretacao de voces numa linguagem simples e facil de entender. Meu conhecimento do espiritismo e de berco, faco classes ESDE, tenho facilidade de entendimentos mas me falta o habito de leituras. Muito obrigada e fiquem em Paz! Fica meu convite para uma live ou quem sabe uma oportunidade presencial quando for possivel no centro Bezerra de Menezes em Miami. Ate 5a feira!!! Roseli

    ResponderExcluir
  39. Boa noite! Desde o segundo semestre de 2921 eu e meu esposo estamos acompanhando o programa. Vocês fazem a diferença em nossa casa, fazem parte da nossa família. Só tenho a agradecer a vocês por iluminar nosso lar juntamente com os guias espirituais. Parabéns pela dedicação. Amamos vocês.

    ResponderExcluir