sábado, 1 de setembro de 2018

FEB relança "A Gênese" de Allan Kardec a partir da 1° edição


A Federação Espírita Brasileira acabou de incluir em sua livraria digital a nova edição de A Gênese, de Allan Kardec, cuja tradução de Evandro Noleto Bezerra tem como base a 1° edição da obra, lançada em Paris em 6 de janeiro de 1868.

Justamente neste ano, em que essa obra fundamental da codificação do Espiritismo comemora seus 150 anos de publicação, temos acompanhado a polêmica em torno da versão alterada desde a 5ª edição, conforme postamos em "A Gênese: 150 anos - o resgate histórico com Simoni Privato Goidanich".

Depois disso, acompanhamos o lançamento da edição comemorativa e de resgate histórico do conteúdo original promovido pela editora da FEAL - Fundação Espírita André Luiz.


Saiba mais sobre A Gênese na Enciclopédia Espírita Online.

Na contramão das diversas instituições espíritas em todo o mundo, que aderiram à campanha de proscrever a 5ª edição  considerada adulterada —, a FEB de pronto publicou um comunicado justificando sua posição de manter o reconhecimento da legitimidade da 5° edição de A Gênese, conforme noticiamos no post "Edição definitiva de A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo, de Allan Kardec — nota da FEB".


O relançamento de A Gênese, edição histórica da 1ª edição, pela FEB, não é, portanto, um reconhecimento da causa levantada para o resgate do conteúdo original; para a Federação Espírita Brasileira, a "edição definitiva" continua sendo aquela com as alterações (5ª edição); este lançamento é então uma "edição especial histórica", um "mimo" para estudiosos e colecionadores, em atenção ao ano jubilar da obra, exatamente de acordo com o que predito na nota oficial da FEB sobre a referida polêmica.

Para adquirir a nova edição da FEB, visite a livraria online da Federação.

A Luz Espírita, por sua vez, adota e recomenda, como conteúdo definitivo, a obra da 1ª edição, e oferece para download gratuito a versão "Numa Linguagem Simplificada", traduzida por Louis Neilmoris.



Nenhum comentário:

Postar um comentário