"Messias": o mais novo verbete da Enciclopédia Espírita Online
Neste mês natalino, nada melhor do que conhecer melhor tudo o que diz respeito ao homenageado especial: Jesus. Para tanto, a nossa Enciclopédia Espírita Online traz como novidade mais um verbete importante para a sua lista: "Messias", um dos qualificativos comumente atribuídos ao nosso aniversariante em destaque.
Confira a sinopse do novo verbete:
Messias, literalmente “o ungido”, é um termo hebraico em cuja origem constituía numa forma de tratamento aos reis e sacerdotes da mais alta hierarquia do Judaísmo, evoluindo para uma expressão relacionada a um dito “libertador”, um tão esperado líder que viria libertar Israel da dominação estrangeira, culminando para, dentro do Cristianismo tradicional, o uso exclusivo com referência à posição de Jesus — o enviado especial de Deus para ser o redentor da humanidade —, e como sinônimo de Cristo; desse conceito brotou a ideia de messianismo, do mandato messiânico do Filho do Deus (e para muitos teólogos, a própria Divindade encarnada) com o objetivo primordial de “salvação” das almas (no contexto do Juízo final). Por sua vez, o Espiritismo reconhece a posição de um Messias nos Espíritos puros, mensageiros de Deus para a transmissão e execução das vontades divinas, cumprindo as grandes missões, dentre as quais a de presidir a formação dos mundos e a harmonia geral do Universo. Para a Doutrina Espírita, Jesus é Messias supremo da Terra, em cuja tarefa inclui-se a direção da Revelação Espírita.
Veja abaixo o que você vai encontrar seguindo os tópicos do novo verbete:
- Origem e etimologia
- Messianismo nas tradições religiosas
- Impacto cultural e filosófico
- O Messias segundo o Espiritismo
- Jesus, o divino Messias
- Veja também
- Referências
Então, o que você está esperando para conferir esta edição superespecial da nossa enciclopédia? Clique aqui e acesse agora mesmo o verbete “Messias”.


Comentários
Postar um comentário