Campanha "Setembro Amarelo" pela valorização da Vida e prevenção ao suicídio


Em 2013, a OMS - Organização Mundial da Saúde e a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (ASP - Association for Suicide Prevention) estabeleceram o dia 10 de setembro como o Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, tendo em vista que este é considerado um problema de saúde pública, cujas vítimas diretas são os que atentam contra a própria vida e as vítimas indiretas são todos os demais envolvidos, especialmente parentes e amigos.

Por conseguinte, todo o mês de setembro passou a ser alvo de uma campanha multi-institucional intitula "Setembro Amarelo", em sintonia com outras campanhas, por exemplo, o "Outubro Rosa" e a conscientização para a necessidade das mulheres cuidarem-se contra o câncer de mama.

Setembro Amarelo então é um ensejo para se discutir o problema do suicídio e, mais que isso, para se conscientizar sobre o "valor da vida". Neste quesito, a Doutrina Espírita se apresenta como uma via extraordinária por tratar do problema do auto-atentado pela sua raiz, pelas causas, muitas vezes instintivas de se querer fugir das responsabilidades espirituais, e apontando as possíveis consequências desse ato, com demonstrações concretas por parte dos exemplos colhidos mediunicamente, de uma forma tão positiva como nenhuma outra doutrina até então pôde fazer.

E nós, espíritas, temos um compromisso doutrinário de semear estes esclarecimentos, certos de que tal atitude pode salvar vidas (no sentido de projeto reencarnatório) e poupar irmãos de um terrível e desnecessário sofrimento. Porém, sempre devemos ter em mente que não podemos violar consciências. Devemos semear a mensagem àqueles que queiram cultivá-la.


Nós temos esporadicamente tratado desse tema aqui, a exemplo da matéria "Suicídio crescente preocupa os organismos internacionais", de 28 de setembro do ano passado. Neste post, temos uma boa síntese de como o Espiritismo trata o suicídio e um roteiro, com dicas literárias, para o fortalecimento do seu antídoto, que é a valorização da vida.


Vale a pena revisar também o artigo promocional do vídeo-documentário "Suicídio" da TV Mundo Maior, que postamos em novembro de 2013.

E também desta emissora, a reprodução do programa especial "Vibrando pela prevenção ao Suicídio":



Se você mesmo precisar de ajuda para tratar desse problema, ou se conhece alguém que demonstre tendências para o suicídio, recomendamos buscar um acolhimento fraterno em uma casa espírita, onde confrades recebem e conversam pessoas fragilizadas com ideias dessa natureza e então dão orientações em acordo com a doutrina do Espiritismo, cujos valores principais são o amor e a vida.


Se, no entanto, mesmo diante da necessidade de um atendimento desse tipo, houver resistência em considerar os ensinamentos da doutrina kardecista, uma boa alternativa é o trabalho laico e voluntário do CVV - Centro de Valorização da Vida. O serviço é gratuito, 24 horas por dia e acessível por vários meios de comunicação, como telefone, e-mail, chat e skype.
Telefone: 188



Contribua! Divulgue essa campanha!




Comentários

  1. Parabéns pelo texto e por nos acolher tão lindamente com palavras esclarecedoras. Vejo isto como algo a ser tratado todo o ano. Valorizar a vida deve ser um incentivo de todos, uns para com os outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens populares

ALLAN KARDEC COLEGA DE KARL MARX?

Retrospectiva Espírita 2025

Nos bastidores do Programa Evangelho no Lar Online

Retrospectiva Espírita 2020

Vem aí: PEADE - Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita