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Mostrando postagens de julho, 2024

A clássica Santa Ceia cristã e o banquete pagão da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024

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A abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 foi apresentada publicamente na última sexta-feira na capital francesa, cidade sede desta edição do maior evento esportivo do mundo. Em meio à cerimônia, uma encenação roubou a cena e se tornou o foco maior dos comentários a respeito da festa: a representação de  “ um banquete dos deuses ” ,  supostamente para celebrar os famosos valores que inspiraram a Revolução Francesa:  “ liberdade, igualdade e fraternidade ” ; a cena  reuniu dançarinos e drag queens numa pose alegadamente imitando a célebre pintura,  O festim dos deuses , estando em evidência Dionísio, o deus grego do vinho e da festança  (Baco, para a mitologia romana). A questão é que as poses fizeram lembrar muito mais o quadro da  Última Ceia  de Jesus e seus apóstolos, conhecida também como  Santa Ceia , genialmente pintada por Leonardo da Vinci; religiosos interpretaram a encenação como uma paródia satírica contra o Cristianismo e protestaram mundo afora; o diretor cerimonialista dos

Projeto Allan Kardec: "Diversidade da emissão de fluidos no ato mediúnico - Comunicação [28/11/1863]"

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Acompanhando os trabalhos do  Projeto Allan Kardec , organizado pela  Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF-MG , trazemos aqui a contextualização de mais um documento inédito compartilhado pelo  Museu AKOL - Allan Kardec Online , dirigido pelo nosso confrade Adair Ribeiro. O manuscrito, catalogado como  " Comunicação [28/11/1863] " , é a transcrição feita pelo codificador espírita de uma mensagem espiritual, datada de 28 de novembro de 1863 e recebida pela médium Srta. Chedeaux, tratando do tema "Diversidade da emissão de fluidos no ato mediúnico". Saiba mais sobre o  Projeto Allan Kardec . A seguir, imagens do manuscrito original: Fonte: portal do Projeto Allan Kardec Confira a transcrição do documento, em francês: Médium Mlle. Chedeaux 28 Novembre 1863 Diversité de l’émission des fluides dans l’acte médianimique La direction de l’émission des fluides dans l’acte médianimique est un grand point pour obtenir de bonnes communications. Pour que l’Esprit incarné

"Os 160 anos de O evangelho segundo o espiritismo", por Silvana Domingos Corrêa e Marlene Fagundes Gonçalves

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Este ano de 2024 é, como temos enfatizado, histórico pela dada jubilosa do 160º aniversário do livro  O Evangelho segundo o Espiritismo , de Allan Kardec , razão pela qual temos dado destaque especial à série de matérias sobre a referida obra, que é o grande compêndio moral e guia de conduta da Doutrina Espírita. Na sequência desta sérei, portanto, trazemos o artigo adiante, publicado na revista  Dirigente Espírita , editada pela USE - União das Sociedades Espíritas de São Paulo, fascículo referente ao bimestre julho-agosto do corrente ano, disponível  online gratuitamente ( clique aqui para acessar o PDF ). Os 160 anos de O evangelho  segundo o espiritismo por:  Silvana Domingos Corrêa e Marlene Fagundes Gonçalves O evangelho segundo o espiritismo   (ESE)  foi o tercei ro livro da codificação publicado por Allan Kardec, em 1864, com pletando, portanto, 160 anos em 2024. Kardec aponta, na introdução desse  livro, que os evangelhos do Novo Testamento trazem um verdadeiro código  de proc

O incrível caso dos médiuns polígrafos

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A principal obra de Allan Kardec sobre mediunidade é O Livro dos Médiuns , publicado originalmente em 1861. Neste livro, o codificador espírita conceitua esta faculdade natural humana, exemplifica seus processos e classifica os tipos de médiuns; nesta listagem, ele dá destaque à psicografia (a escrita por influência espiritual) e dentre os médiuns psicógrafos ele define a classe dos médiuns polígrafos , sobre os quais falaremos aqui, apontando casos concretos que são incríveis demonstrações da atuação dos Espíritos em nossa mundo. Download No capítulo XVI da 2ª parte de O Livro dos Médiuns , item 191, listando as variedades dos médiuns escreventes, Kardec define a classe em questão: Médiuns polígrafos: aqueles cuja caligrafia muda conforme o Espírito tinha em vida. O primeiro caso é bem comum; o segundo, o da identidade da caligrafia, é mais raro. Pois bem, o caso em destaque é o de quando o médium psicografa uma mensagem com uma escrita (caligrafia) bem peculiar ou bem parecida com