CENSO 2010 - RETIFICAÇÃO


A FEB - Federação Espírita Brasileira - está retificando um comunicado por ela emitido sobre o Censo 2010 do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, em que observava um possível erro na elaboração da pesquisa sobre a religiosidade dos brasileiros referente à opção dos entrevistados para a Doutrina Espírita.
Na interpretação anterior, e que foi largamente divulgada pela internet, a FEB recomendou que fosse necessário citar espírita "kardecista" para que assim o indivíduo fosse computado como um espírita. De outra forma -- por exemplo, dizendo-se apenas "espírita" -- tal opção cairia num termo genérico, somando-se a outras crenças sincretizadas à práticas esotéricas e filosofias afins. Se ocorresse desta maneira, Espiritismo entraria no mesmo grupo de Umbanda, Candomblé e, portanto, não haveria como estabelecer um percentual exato dos praticantes da Doutrina Espírita.
Agora a Federação, depois de uma releitura do formulário, chegou a conclusão da exata separação dos segmentos religiosos, o que significa dizer que o IBGE poderá contar precisamente o percentual dos espíritas, católicos, evangélicos, umbandistas, etc.
Como a resposta é espontânea, o entrevistador perguntará sobre a opção religiosa: o código do grupo espírita para o processamento dos dados da pesquisa é 610 e para que seja contado como "espírita", o cidadão poderá dizer qualquer palavra-chave aproximada a: espírita, Allan Kardec, Espiritismo, Doutrina Espírita, cardecismo, kardecista, Centro Espírita, etc.




Comentários

Postagens populares

ALLAN KARDEC COLEGA DE KARL MARX?

Retrospectiva Espírita 2025

Nos bastidores do Programa Evangelho no Lar Online

Retrospectiva Espírita 2020

Vem aí: PEADE - Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita