Calendário Histórico Espírita: 18 de abril - Lançamento de "O Livro dos Espíritos" e marco inaugural da Doutrina Espírita


Há 160 anos atrás, nas dependências da Livraria Lèdoyen, na Galeria de Orleans do Palais-Royal de Paris, França, Allan Kardec apresentava ao público a primeira edição de O Livro dos Espíritos, a obra básica que fundamentava a nova doutrina, o Espiritismo, como síntese da Revelação dos Espíritos, conforme os prenúncios do Espiritualismo Moderno.


A obra original continha 501 questões, além da introdução, prolegômenos e conclusão. As perguntas formuladas por Kardec foram encaminhadas a diversos Espíritos, através da cooperação de alguns médiuns, dentre os quais se destacam: as jovens irmãs Caroline e Julie Boudin (respectivamente, com 16 e 14 anos à época), Celine Japhet (com 18 anos à época) e a senhorita Ermance Defaux (14 anos na época).

A obra foi substancialmente ampliada na sua segunda edição, publicada três anos depois de seu original, sem que, com isso, qualquer dos conceitos básicos da doutrina fosse alterado. Seu conteúdo principal é distribuído em questões enumeradas, que em sua maioria se compõe de pergunta (formulada por Kardec) e resposta (colhidas junto a diversos Espíritos), uma espécie de entrevista, algumas vezes com o acréscimo de comentários (de Kardec); outras questões são constituídas de ensaios filosóficos do autor a respeito dos assuntos tratados. Além desse conteúdo principal, o livro traz ainda uma introdução, um prefácio (intitulado Prolegômenos) e uma conclusão.

Na nossa Sala de Leitura está livremente disponível para download uma tradução numa linguagem simplificada, assinada por Louis Neilmoris.

Clique aqui para acessar O Livro dos Espíritos em PDF e ePUB.

Confira aqui o verbete O Livro dos Espíritos na Enciclopédia Espírita Online.


O dia de estreia dessa revolucionária publicação, 18 de abril de 1857, é considerado também o marco inaugural da Doutrina Espírita, inclusive, aqui no Brasil, é comemorado como o Dia Nacional do Espiritismo, conforme Decreto-Lei N° 291/07 da Câmara dos Deputados, que aprovou, em 6 de outubro de 2009, o projeto da deputada federal cearense Gorete Pereira.


É incalculável o valor de O Livro dos Espíritos para o bem da Humanidade e esse valor só tende a crescer à medida em que os homens cresçam espiritualmente e compreendam a natureza espiritual.

Foto de Kardec apresentando O Livro dos Espíritos

Para nós espíritas, é um dia de regozijo e oportunidade para agradecermos a Allan Kardec, pelo árduo trabalho desde livro monumental; à espiritualidade, pela bondade de compartilhar conosco o Consolador Prometido; ao Espírito da Verdade, pela condução das revelações; e, finalmente, ao nosso Pai Celestial pela graça de tudo isso.

Comentários

Postagens populares

ALLAN KARDEC COLEGA DE KARL MARX?

Retrospectiva Espírita 2025

Nos bastidores do Programa Evangelho no Lar Online

Retrospectiva Espírita 2020

Vem aí: PEADE - Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita