"Os 160 anos de O evangelho segundo o espiritismo", por Silvana Domingos Corrêa e Marlene Fagundes Gonçalves



Este ano de 2024 é, como temos enfatizado, histórico pela dada jubilosa do 160º aniversário do livro O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, razão pela qual temos dado destaque especial à série de matérias sobre a referida obra, que é o grande compêndio moral e guia de conduta da Doutrina Espírita. Na sequência desta sérei, portanto, trazemos o artigo adiante, publicado na revista Dirigente Espírita, editada pela USE - União das Sociedades Espíritas de São Paulo, fascículo referente ao bimestre julho-agosto do corrente ano, disponível  online gratuitamente (clique aqui para acessar o PDF).


Os 160 anos de O evangelho segundo o espiritismo

por: Silvana Domingos Corrêa e Marlene Fagundes Gonçalves


O evangelho segundo o espiritismo (ESE) foi o terceiro livro da codificação publicado por Allan Kardec, em 1864, completando, portanto, 160 anos em 2024.

Kardec aponta, na introdução desse livro, que os evangelhos do Novo Testamento trazem um verdadeiro código de proceder, um guia para as relações sociais, constituindo-se, assim, em um “roteiro infalível para a felicidade vindoura”. Trazer esse roteiro ao alcance de todos é justamente o objetivo do livro O evangelho segundo o espiritismo.

As palavras explicação e razãopresentes na folha de rosto, já indicam o importante material ali apresentado, para ser estudado com afinco e compreendido, com a chave do espiritismo e ajuda dos bons espíritos. Nesse livro temos as “ferramentas” para acessar aquele código divino, o roteiro infalível apontado por Kardec.

A apresentação dos temas no ESE não segue a ordem cronológica dos Evangelhos, o que não traria vantagem alguma para a proposta. Kardec agrupou e classificou metodicamente as máximas de Jesus, seguindo uma lógica entre elas. Ao apresentar os textos dos Evangelhos, indica o capítulo e versículo referente, facilitando o acesso às referências. Em sua estrutura, o ESE apresenta: prefácio, introdução, 28 capítulos, sendo que o último é uma coletânea de preces espíritas.

O Prefácio é uma mensagem maravilhosa do Espírito da Verdade, que nos convida a encontrar o verdadeiro sentido da vida. A Introdução apresenta, para contextualizar a obra, quatro itens:

1. Objetivo desta obra,
2. Autoridade da Doutrina Espírita - Controle Universal do Ensino dos Espíritos,
3. Notícias históricas e
4. Sócrates e Platão, precursores da Doutrina Cristã e do Espiritismo.

O último capítulo (28): coletâneas de preces espíritas não apresenta fórmulas, mas instruções para nos orientar sobre preces para diferentes objetivos e situações.

Os outros 27 capítulos trazem, então, as máximas de Jesus. Alguns estudiosos da Doutrina Espírita pensaram sobre essa lógica que permeia a divisão dos capítulos, como Nilza Pelá e Sandra Della Pola. A Área de Estudos do Espiritismo (CFN/FEB) propôs também, no livro Introdução ao estudo do espiritismo e Estudo das Obras Básicas, uma organização dos capítulos por módulos. Com intuito de desenvolver o estudo sistematizado do ESE em uma instituição espírita, elaboramos, com base no estudo dos autores citados, uma organização dos capítulos do ESE por módulos, apresentados na tabela a seguir:

Essa divisão permite ressaltar a relação entre os capítulos e o objetivo do livro como um todo.

Esta proposta de estudo sistematizado do ESE foi objeto de reflexão da prévia do 9° EPAEE (Encontro Paulista da Área de Estudos do Espiritismo) realizada no último dia 30 de junho, com o tema: “Estrutura didática de “O evangelho segundo o espiritismo”. O Departamento de Estudos Sistematizado da USE SP, em comemoração aos 160 anos de publicação do ESE, realizará em 20 de outubro, de forma presencial, o 9° EPAEE com o tema O estudo de O evangelho segundo o espiritismoroteiro infalível para a felicidade.

As atividades propostas para a prévia e para o encontro visam levar o conhecimento da estrutura da obra e estimular o estudo sistematizado do seu conteúdo, considerando a evidente intenção de Kardec de explicar as passagens, do Evangelho de Jesus, trazendo importantes reflexões para a sua compreensão, e também para o exercício em nossas vidas. Segundo ele próprio diz, na Introdução do ESE, “as instruções que promanam dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do Céu que vêm esclarecer os homens e convidá-los à prática do Evangelho” (grifos de Kardec).

Silvana Domingos Corrêa
é diretora do 
Departamento de
Estudos Sistematizados da USE

Marlene Fagundes Gonçalves
é secretária 
do Departamento de
Estudos Sistematizados da USE

Referências:

1. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo.
2. KARDEC, Allan, Revista Espírita, novembro de 1865.
3. PELÁ, Nilza Tereza Rotter, O evangelho segundo o espiritismo: análise de sua constituição, em ANTONIO CESAR PERRI DE CARVALHO e CELIA MARIA REY DE CARVALHO (orgs.), O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo, Brasília: FEB, 2014.
4. Pola, Sandra Della, A estrutura didática de O evangelho segundo o Espiritismo, Palestra virtual promovida pela Federação Espírita do Paraná, Youtube, em 31/10/2021.
5. Federação Espírita Brasileira (FEB), Introdução ao estudo do espiritismo e estudo da obra básicaOrganizado pela equipe da Área Nacional de Estudo do Espiritismo do Conselho Federativo Nacional da FEB, Brasília: FEB, 2019.


*  *  *  *  *  *

Lembrando que a obra O Evangelho segundo o Espiritismo de Allan Kardec está disponível livremente disponível para download na nossa Sala de Leitura.


Veja aqui os artigos anteriores da série especial 160 anos do lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo.

Continue conosco e acompanhe os próximos artigos da série.

Comentários

Postagens populares

Dra. Anete Guimarães em São Paulo

REVELAÇÕES DE CHICO XAVIER SOBRE TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

A tragédia da Chapecoense e as mortes coletivas