Calendário Histórico Espírita: desencarnação de Léon Denis

Este 12 de abril marca o 98º aniversário da desencarnação do grande filósofo francês e apóstolo kardecista Léon Denis, a quem o movimento espírita tanto deve, pela justeza de suas obras em apologia ao Espiritismo e — não menos importante — pelo exemplo de vida, que foi pautada pelo espírito de caridade.

Para quem não conhece bem a biografia de Léon Denis, segue uma breve apresentação:

Léon Denis (Foug, França, 1 de janeiro de 1846 - Tours, França, 12 de abril de 1927), foi um notável filósofo, escritor e um dos principais expoentes espíritas desde após a morte do codificador do Espiritismo, Allan Kardec. A fidelidade que dedicou aos conceitos kardequianos e o seu valoroso empenho em divulgar a Doutrina dos Espíritos fizeram com que passasse a ser conhecido como o “apóstolo do Espiritismo”. Também excelente orador, palestrou na França e no exterior, semeando as luzes da Terceira Revelação, sendo um dos principais destaques de diversos congressos espíritas e espiritualistas da Europa. Entre suas obras literárias, destaca-se O Problema do Ser, do Destino e da Dor.


Léon Denis

Para saber mais sobre este nobre personagem, ver seu verbete na Enciclopédia Espírita Online.

A propósito, estamos próximos do centenário de seu falecimento, o que nos inspira a pensar desde já em uma série especial de artigos sobre seus trabalhos filosóficos em prol da divulgação espírita.

E para os que acharem estranho nós "celebrarmos" a morte de alguém, nós responderemos que, conforme as maravilhosas luzes da nossa doutrina, temos a morte como apenas o desfalecimento da máquina corporal e, por conseguinte, a libertação da alma ali momentaneamente cativa, retornando à Pátria Espíritual, que é o nosso mundo de origem. Portanto, morre-se para esta dimensão material, mas renasce-se para a dimensão espiritual.

E viva Léon Denis!


Comentários

Postagens populares

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

Retrospectiva Espírita 2020

Calendário Histórico Espírita: 115 anos de nascimento de Chico Xavier

Uma postura espírita diante da tradição da Semana Santa

"De onde vem o Espiritismo?", por Carlos Luiz