Projeto Allan Kardec: já está online o portal criado pela UFJF


Finalmente já está ao alcance de todos o portal de acervos com documentos originais da Allan Kardec. O evento inaugural foi realizado ontem, com uma videotransmissão, via YouTube, em que alguns dos dirigentes do projeto falaram dessa realização.

Como havíamos anunciado (ver aqui), a Universidade Federal de Juiz de Fora, através do seu departamento NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde) estava trabalhando para criar um portal em estilo acadêmico para receber, catalogar e publicar acervos históricos referentes ao codificador da Doutrina Espírita, notadamente os manuscritos oriundos da coleção particular do Dr. Canuto Abreu, então em posse da FEAL - Fundação Espírita André Luiz (Projeto Cartas de Kardec), e o acervo do Museu Online do Espiritismo do site Allan Kardec Online.

Eis que o referido portal da UFJF já está online pelo endereço:
www.projetokardec.ufjf.br


Inicialmente, o novo portal está oferecendo 50 documentos, cada qual com a fotocópia do manuscrito original, mais a transcrição em francês e a respectiva tradução para o português. Mas o projeto está aberto a receber novas peças, inclusive de coleções particulares, como se cogita receber contribuições de entidades espíritas francesas. Portanto, esse acervo inicial é só um pontapé e a expectativa é a de que o projeto cresça bastante.

Essa realização é um momento festivo para todos nós espíritas, especialmente para os mais estudiosos, aqueles que têm se dedicado com mais aplicação à pesquisa e contextualização histórica e doutrinária do Espiritismo, porque é uma fonte segura para consulta e estudo.

Além disso, comemoramos o fato de este material estar sob orientação técnica, através de acadêmicos qualificados e sob o pálio de uma universidade conceituada na área do estudo científico das questões espirituais, cujo reconhecimento ultrapassa as fronteiras nacionais.

Adiante, a janela com o vídeo da live inaugural do Projeto Allan Kardec:

Ainda sob o efeito festivo dessa realização, estamos fazendo as primeiras apreciações do material divulgado, mas logo mais traremos aqui os apurados a respeito de cada documento divulgado.

Sugerimos também o acompanhamento da fanpage CSI do Espiritismo, do confrade Carlos Seth, que é um dos pesquisadores que colaboraram com o Projeto Cartas de Kardec, no seu caso, especialmente, contextualizando os manuscritos e copilando metadados, ou seja, ligando referências dos documentos com informações técnicas (dados geográficos, pessoais, datas e eventos) que ajudam a entender o conteúdo dos documentos. Carlos Seth estabeleceu a meta de escrever a cada dia sobre um documento. Com isso, ele terá uma diversão especial para os próximos cinquenta dias. E nós agradecemos!

Mais uma vez, o link para o site do Projeto Allan Kardec:

Acompanhe-nos também pelo Twitter e fique bem informado de tudo.

Comentários

  1. Parabéns aos nossos estudiosos confrades, que estão trazendo a tona e para toda a coletividade espírita, documentos originais traduzidos do preclaro Codificador da Doutrina Espírita.
    Fraternalmente.
    Ruy

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens populares

Dra. Anete Guimarães em São Paulo

REVELAÇÕES DE CHICO XAVIER SOBRE TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

A tragédia da Chapecoense e as mortes coletivas