"Suicídio": o mais novo verbete da Enciclopédia Espírita Online
Setembro é o mês especialmente dedicado à valorização da vida e a prevenção do suicídio, do qual se destaca a Campanha Setembro Amarelo. Inclusive, o dia 10 de setembro foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (International Association for Suicide Prevention - IASP) como o Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, no intuito de disseminar informação adequada e chamar mais atenção para o que já é considerado um problema de saúde pública.
Também por ocasião desse justo apelo, em face desse problema mundial, a mais nova atualização da nossa Enciclopédia Espírita Online está trazendo o verbete "Suicídio", com o contexto e interpretação do Espiritismo acerca dos tipos e causas principais desse terrível mal, bem como o seu roteiro para a prevenção.
Confira a sinopse deste importantíssimo verbete:
Suicídio é o ato de causar a própria morte de maneira intencional; portanto, conscientemente. Segundo o Espiritismo, o suicídio é uma transgressão da Lei de Deus e, por conseguinte, um ato que acarreta consequências espirituais mais ou menos graves; no tocante a isso, há elementos agravantes e atenuantes, ou mesmo isenção de responsabilidade do suicida, quando nele há total inconsciência (por exemplo, no caso de loucura). A Revelação Espírita conceitua ainda os casos culpáveis de um ato indireto que consistem num suicídio moral, tal como quando o falecimento prematuro é decorrente do desleixo ou imprudência da pessoa que se entrega ao abuso das paixões. A gravidade é maior nos casos premeditados, sobretudo para fugir das provas da vida, dos quais também não se faz exceção ao suicídio assistido. Além de examinar as causas comuns do suicídio e suas implicações, a doutrina kardequiana apresenta os mais sólidos argumentos contra tal ato, bem como inspira a oração em favor de um fortalecimento para a valorização da vida e para a prevenção do suicídio, de modo a justificar com isso uma das mais relevantes contribuições da prática espírita rumo ao progresso da humanidade.
Sem contestação, trata-se de um tema delicado, mas que precisa ser encarado com toda a urgência possível, para evitar novas tragédias pessoais e familiares. E nessa questão, nenhuma ciência, filosofia ou religião pode enfretar tal problema melhor do que a Doutrina Espírita.
Felzmente a codificação kardequiana não se furtou dessa responsabilidade e abordou a temática com toda a seriedade necessária; e melhor ainda: apresentou os mais poderosos argumentos contrários a esse ato infeliz, e com a chancela dos exemplos dos Espíritos, inclusive daqueles que passaram por esse mal, o que serve de demonstração de que é possível superer todos os desafios que incitam o ato suicida.
Confira o que o Espiritismo tem a oferecer a respeito, seguindo os tópicos do novo verbete:
- Contexto
- Suicídio perante a ciência
- Suicídio segundo o Espiritismo
- Tipos e causas de suicídio
- Consequências do ato suicida
- Materialismo e o remédio espírita
- Prevenção do suicídio
- Notas e curiosidades
- Veja também
- Referências
Então, o que você está esperando para conferir esta edição superespecial da nossa enciclopédia? Clique aqui e acesse agora mesmo o verbete “Cristo”.
Comentários
Postar um comentário