terça-feira, 10 de novembro de 2009

ORAÇÃO DO DINHEIRO - INTERPRETAÇÃO

Um dos vídeos mais acessados do nosso Canal Luz Espírita no YouTube, a "Oração do Dinheiro" é também um dos mais recebe comentários, cujo teor varia ao sabor da interpretação de cada um.
A mensagem do Espírito Meimei, psicografada pelo querido Chico Xavier -- e aqui, lida pelo próprio médium -- é uma espécie de prosopopeia, em que o dinheiro se apresenta como o orador, exprimindo a Deus uma prece para que os homens -- que tanto mal juízo fazem do objetivo da riqueza -- o compreendam e façam bom uso dele, o dinheiro.
Ocorre que -- talvez, por uma leitura apressada -- muitos entenderem a mensagem como uma "oração de fazer dinheiro", ou coisa do gênero. Alguns sugerem até a troca do título do vídeo, para não dar azo à ambiguidade -- solicitação a que não pretendemos ceder pelo fato de corresponder ao nome original do texto, que é parte integrante do livro "DIÁLOGO COM DEUS", de Adésio Alves Machado.
"Nasci para fazer o melhor", diz certo trecho do poema, salientando a importância do dinheiro, enquanto ferramenta, imprescindível para a organização coletiva e crescimento individual de cada um, como aliás, fala com muita propriedade "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO", no Cap. XVI: "Não se pode servir a Deus e a mamon".
Aqui cabe um axioma popular: "Não julgar o livro pela capa", que poderia ser vertido para "não julgar o vídeo pelo título".

Nenhum comentário:

Postar um comentário