domingo, 11 de dezembro de 2011

Divaldo Franco fala sobre "Maçonaria e Espiritismo"



Nesta videopalestra, encontramos o eminente orador espírita Divaldo Pereira Franco a dissertar sobre os ideais comuns da Maçonaria e Espiritismo.
Memorável palestra promovida em 1994 na cidade de Americana (SP) pela Loja Maçônica Sublime Universo 125. Divaldo inicia com o famoso discurso de Voltaire na solenidade em que recebeu o Grau 33 da Ordem Maçônica. Em seguida discorre sobre os ideais da Maçonaria e faz um paralelo com a Doutrina Espírita, salientando os pontos em comum de ambas as doutrinas e traçando seus iluminados objetivos que anelam pela dignificação humana.
Acompanhe:

1ª parte:


2ª parte:


3ª parte:


4ª parte:


5ª parte:


5 comentários:

  1. Quanta generosidade espiritual este nosso lider de alma nos oferece a cada dia que nos orienta, educa, instrue e doa. Obrigada, Divaldo Franco, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE MATERIAL PRODUZIDO PELA INTELIGÊNCIA DO MESTRE, DE PASSAGEM, AGORA ENTRE NÓS, COMO DIVALDO FRANCO !

    DR. ALVINO FILHO

    ResponderExcluir
  3. Sensacional. Uma retrospectiva histórica impressionante. Obrigado Divaldo Franco

    ResponderExcluir
  4. MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE NA TERRA

    Muitas vezes se ouve "Qual será a minha missão, sei que tenho algo para fazer na Terra, mas o que é?"

    Todos trazemos como missão o nosso melhoramento, crescimento espiritual e contributo Aqueles que nos rodeiam, aplicado com correção e responsabilidade os atributos de que Deus nos investiu para mais uma jornada terrena.

    A inteligência é concedida ao homem como mecanismo evolutivo...


    "A inteligência é rica em méritos para o futuro, mas com a condição de ser bem empregada. Se todos os homens bem dotados se servissem dela segundo os desígnios de Deus, a tarefa dos Espíritos seria fácil, ao fazerem progredir a humanidade. Muitos, infelizmente, a transformaram em instrumento de orgulho e de perdição para si mesmos. O homem abusa de sua inteligência, como de todas as suas faculdades, mas não lhe faltam lições, advertindo-o de que uma poderosa mão pode retirar-lhe o que ela mesma lhe deu." (E.S.E. Cap. VII; II, item 13)


    Do Livro dos Espíritos II - Cap. 4 – PRINCÍPIO VITAL - III "Inteligência e Instinto"

    Q. - A inteligência é um atributo do princípio vital?
    R. — Não; pois as plantas vivem e não pensam, tendo apenas a vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes, pois um corpo pode viver sem inteligência; mas a inteligência não pode manifestar-se senão por meio dos órgãos materiais: somente a união com o espírito dá a inteligência à matéria animalizada.

    "Comentário de Allan Kardec: A inteligência é uma faculdade especial, própria de certas classes de seres orgânicos, aos quais dá, com o pensamento, a vontade de agir, a consciência de sua existência e de sua individualidade, assim como os meios de estabelecer relações com o mundo exterior e de prover às suas necessidades."
    "Não vos orgulheis por aquilo que sabeis, porque esse saber tem limites bem estreitos, no mundo que habitais. Mesmo supondo que sejais uma das sumidades desse globo, não tendes nenhuma razão para vos envaidecer. Se Deus, nos seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, foi por querer que a usásseis em benefício de todos. Porque é uma missão que Ele vos dá, pondo em vossas mãos o instrumento com o qual podeis desenvolver, ao vosso redor, as inteligências retardatárias e conduzi-las a Deus." (E.S.E. Cap. VII - II - item 13)

    "À medida que a responsabilidade se lhe apossou do espírito, iluminou-se a consciência do homem.(...)"

    "Faminto de elucidações adequadas quanto ao próprio caminho, ergue as antenas mentais para as estrelas, recolhendo os valores do Espírito que lhe consubstanciam o patrimônio de revelações do Céu, através dos tempos.(...)"

    "Estabelecido, porém, o princípio de justiça e aflorando a mentação incessante, o homem começou a examinar em si mesmo o efeito das próprias ações, de modo a crescer, conscientemente, para a sua destinação de filho de Deus, herdeiro e colaborador da Sua Obra Divina.

    "A inteligência humana entendeu a grandeza do Universo e compreendeu a própria humildade, reconhecendo em suas entranhas a ideia inalienável de Deus." (André Luiz, livro "Evolução em Dois Mundos")

    Observemos atentamente as nossas faculdades morais, intelectuais e físicas e lembremos que nada nos foi dado por acaso, tudo tem um objetivo providencial, desta forma não desperdicemos os nossos talentos nem as oportunidades de cada dia na Terra.

    Fonte: CEFE - Évora


    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/portugal/missao-do-homem-inteligente-na-terra-53698/#ixzz3qX4IeOsX

    ResponderExcluir