domingo, 3 de janeiro de 2021

Retrospectiva Espírita 2020


Vamos relembrar os principais destaques do movimento espírita e trabalhos de divulgação do Espiritismo durante o ano de 2020, que você viu na Luz Espírita, gratos pelas oportunidades que nos foram concedidas no ano velho. Aproveitamos para agradecer também a todos pela a audiência e confiança em nossas obras.

Vamos aos destaques:


JANEIRO

Começamos aquele 2020 relembrando uma das mais recorrentes especulações do ano anterior (2019), a tese da Data Limite, então acendendo a ideia de uma nova demarcação especial para o projeto de espiritualização da Terra: 2057, com relação direta ao processo de transição planetária (veja aqui).



Destacamos também o lançamento do curso AG - Anjo Guardião na plataforma de estudos online PEADE (ver aqui), curso esse sequencial a uma série de estudos psicológicos à luz do Espiritismo, oferecidos com os recursos dinâmicos da internet, produzidos pela Luz Espírita e o Grupo Marcos.



FEVEREIRO

O mês seguinte principiou-se com uma valiosa edição na nossa Enciclopédia Espírita Online, com a inclusão do verbete "União Espírita Francesa", que marcou um capítulo extremamente importante na História do Espiritismo, capital para entendermos o pós-Kardec na França, com respingos para todo o movimento espírita mundo afora (veja aqui).



Em 11 daquele fevereiro, estávamos anunciando, com entusiasmo, a produção cinematográfica sobre a vida do médium José Arigó, apesar de que mais tarde viríamos a saber do adiamento desse filme, então nominado Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz. Esse anúncio criou uma grande expectativa, no sentido de que o público leigo tivesse aí mais uma opção atrativa para conhecer melhor sobre as potências mediúnicas através de uma biografia muitíssima relevante.


E na passagem de fevereiro para março, já estávamos em festa pela primeira dúzia de anos de lançamento do site Luz Espírita, comemorado em 1 de março.


MARÇO

O terceiro mês do velho ano começou com uma revelação bombástica: a descoberta, numa biblioteca na Suíça, de um exemplar da 5ª edição ("revista, corrigida e aumentada") do livro A Gênese de Allan Kardec, datada de 1869, promovendo uma nova leva de pesquisas espíritas a respeito do Caso A Gênese.

Depois do "achado suíço", fizemos uma análise fotográfica do índice do exemplar encontrado para então deduzirmos que seu conteúdo (até aquele momento, desconhecido do nosso público) era semelhante à 5ª edição revisada de 1872, da qual foram feitas as tradicionais traduções desta obra.

Dai, logo em seguida, veio a disponibilização do PDF do achado suíço; finalmente, uma vez publicada livremente pelo site AKOL - Allan Kardec Online, todos os estudiosos puderam fazer o estudo comparativo e conferir a correspondência perfeita entre aquela edição de 1869 e a de 1872.

Foi naquele mês de março que estourou o alerta mundial de pandemia do coronavírus, e então, sobre isso, levamos a público um informe público da AME-Brasil, postado no site da FEB - Federação Espírita Brasileira. O informe propôs sugestões básicas para os espíritas, tanto no quesito de cuidados práticos de saúde física, quanto no quesito de comportamento espiritualista cabível aos iniciados na Revelação Espírita.

Também sobre o Covid-19, logo mais tratamos de analisar a repercussão através do artigo "Coronavírus mundo em pânico e vazio de espiritualidade".



Apesar do pânico geral a propósito da pandemia do Covid-19, comemoramos naquele mês o anúncio do filme Soul, da Pixar e Disney, vislumbrando a promoção de ideias espiritualistas (imortalidade da alma, mundo espiritual, reencarnação etc.) implícitos no que se via no trailer do longa-metragem. Como soubemos mais mais tarde, a estreia prevista para o cinema (prevista para o mês de agosto) seria cancelado, no entanto, o filme estrearia numa plataforma online (dezembro).


ABRIL

Em um dos destaques de abril, prestigiamos mais uma edição da Pesquisa Nacional Espirita, idealizada pelo nosso confrade Ivan Franzolim, de São Paulo.


Voltando a tratar do Caso A Gênese, divulgamos com euforia o projeto do site Obras de Kardec de publicação dos volumes com comparações dos textos originais de Kardec e suas respectivas traduções para as edições 1ª e 5ª do livro A Gênese, destacando as alterações (modificações, supressões e adições), facilitando o estudo e pesquisa da referida obra.


Nossa Sala de Leitura foi enriquecida em abril com o resgate da obra clássica O Espiritismo Incompreendido de Léon Chevreuil, um dos últimos baluartes da primeira geração do movimento espírita francês, em um livro com um fino toque filosófico em defesa do kardecismo (veja aqui).



MAIO

De maio destacamos o lançamento de mais um curso disponível pela PEADE, a nossa plataforma de cursos online: IPM - Iniciação aos Princípios do Magnetismo. (Veja aqui).


Outro momento especial naquele mês foi a nossa Live sobre o Programa Evangelho no Lar Online, com a participação do casal de apresentadores Janete e Rivail Junior. A live foi transmitida ao vivo pelo YouTube em 23 de maio e teve grande audiência e comentários dos internautas.



Também relembramos com alegria o post O extraordinário acervo histórico espírita do site AKOL, talvez a mais grata surpresa para a comunidade de estudiosos e pesquisadores espíritas em 2020, seja pela quantidade e qualidade dos documentos ali contemplados, seja porque tudo é disponibilizado gratuitamente e de uma forma muito fácil de acessar.



JUNHO

Chegando ao meio do ano, vibramos com o lançamento de The Downfall of the Original French Spiritist Movement post-Kardec, a versão em inglês do histórico filme-documentário Espiritismo à francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec, produção da Luz Espírita em conjunto com o canal ArtEspirita e o sita Autores Espíritas Clássicos, sendo que para esta edição internacional, contamos com a cooperação especial de Robson Belchior da The Point - School of Fluency.


Comemoramos também naquele mês de junho a inclusão do livro O Espiritismo na Igreja de Léon Chevreuil, mais uma pérola para a nossa Sala de Leitura.



JULHO

Na sequência das pesquisas a respeito do Caso A Gênese, trouxemos no começo de julho as análises sobre os manuscritos originais de Allan Kardec comprovando que o codificador espírita estava trabalhando na confecção da edição revisada de A Gênese, que iria se materializar na 5ª edição de 1869. Esses documentos vinham então refutar a tese que nega que Kardec pretendia atualizar aquela obra, sendo portanto, mais um precioso achado historiográfico para o desenvolvimento do recorrente caso.



Também naquele mês deu-se uma controvérsia no meio espírita a partir de uma entrevista de Dori Incontri ao programa na Conversa com Bial (Rede Globo) à qual, conforme críticas que surgiram posteriormente, a educadora espírita teria "apossado-se" dos créditos de certas pesquisas, omitindo os nomes dos confrades a quem caberiam os "méritos". A polêmica acabou por resultar num debate, delicado mas necessário, sobre "personalismo", que muitos apontam como um dos maiores escolhos para o desenvolvimento do Espiritismo.


AGOSTO

Entre tantas novidades, destacamos de agosto primeiramente o lançamento da copilação Coadjuvantes da Codificação Espírita de Carlos Seth, apelidado de "Sr. CSI do Espiritismo". O livro é o primeiro de uma série que premie as pesquisas do autor acerca de fatos e personagens da historiografia espírita, repletas de dados inéditos ou desconhecidos por grande parte dos espíritas, mesmo dos mais estudiosos.



Outra ótima surpresa para aquele mês foi o lançamento do Projeto Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora, que foi, por assim dizer, o resultando final do projeto "Cartas de Kardec" da FEAL. Agora com a chancela profissional e gabarito acadêmico de uma universidade federal, documentos históricos para o Espiritismo, como manuscritos do Codificador Espírita do aguardado acervo pessoal do Dr. Canuto Abreu, vieram finalmente à lume, com acesso, através de uma plataforma online que segue padrão de outros projetos internacionais.



Outro destaque mensal foi a divulgação e disponibilização de documentos relacionados a uma importante personagem espírita da primeira geração do movimento doutrinário francês, Berthe Fropo, e sua ligação com a SPEE, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, o centro espírita fundado por Allan Kardec.



SETEMBRO

Em 6 de setembro postamos mais uma peça-chave no desenrolar das pesquisas acerca do caso A Gênese, com implicações também em outras controvérsias no meio espírita, como a dúvida se foi Kardec ou não quem incluiu a obra Os Quatro Evangelhos de Jean-Baptiste Roustaing na lista dos livros indicados para a pesquisa espirita: então, uma vez encontrada a edição original do "Catálogo Racional" de Allan Kardec, esta e outras dúvidas históricas puderam ser dirimidas. 


O mês da chegada da primavera também trouxe o lançamento do perfil Luz Espírita no Instagram, representando mais um canal social para a divulgação do Espiritismo na internet. A propósito, você já está seguindo nosso perfil nessa rede? Senão, não deixe de prestigiar nosso trabalho!



Mas nem tudo são flores: um triste episódio que repercutiu nacionalmente foi tema de um post com nossas reflexões a respeito: 
"O estupro da menina de 10 anos e o aborto assistido", post esse que teve grande repercussão, dado o tema sensível que o envolve, também influenciado por uma intensa campanha que se tem levantado em favor do aborto.



OUTUBRO

Começamos destacando de outubro o lançamento dos verbetes "dogmas" e "dogmatismo" na nossa Enciclopédia Espírita Online, tocando exatamente numa questão um tanto tenso no meio espírita, pois, afinal, como diz o próprio conteúdo do verbete novo, até mesmo Kardec falou de "dogmas espíritas".



Outro destaque daquele mês foi o upload de mais um vídeo da série "Espiritismo sem misticismo", desta vez com o título Tudo o que você precisa saber sobre Espiritismo em 5 minutos, que, aliás, deu o que falar.


Noticiamos aqui também a inauguração, em 29 de outubro, de uma estátua de Chico Xavier no centro de Uberaba, Minas Gerais, mais uma justa homenagem ao inesquecível médium e humanista espírita.


NOVEMBRO

Novembro do ano velho despontou com mais uma controvérsia no meio espírita, no mesmo bojo do caso A Gênese: Editora da FEAL anuncia em nova obra pela qual defende uma tese de adulteração do livro O Céu e o Inferno de Allan Kardec, a pretexto de ajustamento doutrinário a uma teoria do que seria a "verdadeira moral espírita" baseada em certas definições de "autonomia" e "heteronomia", o que valeu um artigo com um contraponto a essa nova especulação.



Ainda sobre o caso A Gênese, tivemos naquele penúltimo mês de 2020 a revelação de mais um extraordinário achado do grupo de pesquisas formado pelo CSI do Espiritismo, o AKOL e site Obras de Kardecmanuscrito inédito de Kardec confirmando alterações na 5ª edição de seu livro A Gênese.


Logo mais a mesma equipe de pesquisadores publicaria outra valorosa peça histórica para o Espiritismo: o relatório da Sociedade Anônima rechaçando as teses de adulterações tanto de A Gênese quanto de O Céu e o Inferno; nessa nova descoberta, há listagem de volumes das edições revisadas das duas obras especuladas, inclusive com a quantidade de estoque e o preço de cada exemplar, além de mostrar que a Viúva Kardec (Amélie Boudet) estava muito ativa no trabalho de continuação da obra do codificador espírita.


Em sequência a essa pesquisa, lançamos também a série de análise comparativa das alterações no livro A Gênese, Os dois primeiros trechos verificados foram: 

- Cap. XIV, item 1, §1 - "Leis da matéria e leis da natureza";

- Cap. XV, item 67 suprimido - "Desaparecimento do corpo de Jesus"



Outro destaque daquele novembro diz respeito à descoberta de um manuscrito de Karl Marx comentando o que ele pensava do Espiritismo. A partir daí, aproveitamos para apresentar uma contextualização envolvendo o marxismo diante da Doutrina Espírita e a possibilidade de o revolucionário comunista ter tido contato direto com Allan Kardec por ocasião de sessões mediúnicas.



E, ainda nessa linha de recuperação historiográfica espírita, postamos um estudo nosso sobre a relação entre Allan Kardec e Maurice Lachâtre, com informações novas e interessantes para compreendermos melhor o processo de desenvolvimento da codificação espírita.



DEZEMBRO

Começamos o último mês do ano velho reportando outra controvérsia do movimento espírita; desta vez envolvendo alterações da Editora FEB na obra mediúnica de Chico Xavier em novas edições de clássicos como Paulo e Estêvão, ditados por Emmanuel, alterações essas que têm incomodado a muitos confrades, enquanto a Federação Espírita Brasileira se defende alegando tudo não passar de justas correções ortográficas. Confira a repercussão.


Na esteira das especulações sobre possíveis adulterações no livro O Céu e o Inferno, o site Obras de Kardec lança série com edições comparativas da mencionada obra, destacando as modificações entre a publicação original e a edição revisada de 1869, facilitando assim o estudo e a pesquisa, tal como a mesma equipe fez com as edições comparadas da obra 
 A Gênese.



E por ocasião de tantas controvérsias e polêmicas no meio espírita, oportunamente lançamos uma exposição sobre esses temas em mais um episódio da série de vídeos "Espiritismo sem misticismo", sob o título "Controvérsias no Espiritismo e a tal pureza doutrinária", vídeo publicado em 18 daquele dezembro.



Finalizamos 2020 destacando a entrevista com Ery Lopes pelo canal do nosso confrade Bruno Tavares, no YouTube, pela qual, entre outros assuntos diversos foram pautados alguns trabalhos realizados pela Luz Espírita.



Assim, além de mais uma vez agradecer a sua confiança depositada na audiência de nossas atividades, vibramos para que neste ano novo, 2021, tenhamos todos muito mais oportunidades de trabalharmos pela divulgação da Doutrina Espírita e desta forma contribuirmos efetivamente para o desenvolvimento do Espiritismo.

Contamos com a cooperação de todos, a começar pelo compartilhamento desta postagem.


* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário