quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Programa do SBT classifica Chico Xavier


O programa "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" classificou Chico Xavier para a final da enquete nacional sobre o personagem mais importante da História do Brasil.
Depois de uma triagem envolvendo uma centena de celebridades, o nome do médium mineiro anteriormente passou vitorioso por uma votação frente ao nome de Irmã Dulce e na edição de ontem, foi submetido a um confronto de semifinal frente ao nome do piloto de fórmula 1, Ayrton Senna.
Abaixo, a descrição oficial postada no site oficial do programa sobre o resultado desta eliminatória:

Chico Xavier vence Ayrton Senna e é o primeiro finalista do programa

Na noite desta quarta, 12 de setembro, Carlos Nascimento comandou a primeira semifinal deO Maior Brasileiro de Todos os Tempos. Com 63,8% dos votos, Chico Xavier, que teve como embaixador o jornalista Saulo Gomes, venceu Ayrton Senna, representado no palco pelo também jornalista Ernesto Rodrigues, e se tornou o primeiro finalista do programa.

Saiba mais sobre Chico Xavier
Ele foi um dos maiores expoentes do espiritismo no século XX. Da infância pobre ao reconhecimento internacional, Chico Xavier nunca pensou nele, e sim, no próximo.
Depois de conhecer seu guia espiritual, Chico levou o dom psicográfico às livrarias. Autores falecidos puderam continuar suas obras através do médium.
Foram mais de 400 obras psicografadas e publicadas em diversos idiomas, uma vendagem superior a 50 milhões de exemplares.
Chico nunca ficou com um centavo do dinheiro arrecadado com as vendas. Toda renda, desde o seu primeiro livro, foi destinada para instituições espíritas e seus trabalhos sociais, ajudando sempre os mais necessitados.
O médium recebeu dezenas de homenagens de várias cidades. Porém, humildemente achava que esta admiração pertencia à doutrina espírita e não à ele.
Chico era uma ponte de conforto para milhares de mães que buscavam nele a  esperança de contato com os filhos já mortos. Um trabalho que passou a ter notoriedade graças ao seu empenho e disciplina.
Até o fim de sua jornada, Chico foi um exemplo de dignidade. Era uma pessoa muito simples até mesmo dentro do seu próprio quarto. Poucos móveis, somente o essencial. Chico Xavier foi um homem que abriu mão de tudo para ensinar aos outros a importância do amor.

O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS
Toda quarta, às 23h30

Evidentemente que se trata apenas de uma enquete popular sob determinados critérios, cujo resultado -- qualquer que seja -- não implicará necessariamente no valor exato de tal questão. Não é por uma votação dessas que se define a importância deste ou daquele personagem, pois se trata de um produto televisivo, com os recursos válidos, diga-se. Na verdade, não há régua exata para se calcular algo tão imaterial como esta. Pessoas e obras sociais não podem nunca ser ponderadas por voto, percentuais, etc.
Contudo, é mesmo louvável que agora um canal de televisão tão expressivo como o SBT dedique uma faixa horária tão significativa para uma enquete desse gênero, num país tão acostumado a eleições vulgares. Não faz muito tempo que essa mesma rede de televisão promoveu um concurso de "dança da garrafa infantil".
A enquete proposta dá ensejo a todos conhecerem melhor biografias relevantes para o povo brasileiro, alguns até com grande expressão internacional. Além do querido Chico Xavier, foram listados nomes como os de Santos Dumont, Machado de Assis, Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Pelé, Tom Jobim, Getúlio Vargas, Monteiro Lobato, Oscar Niemeyer, Roberto Carlos, D. Pedro II, Chico Mendes e Luiz Gonzaga.
A classificação do nome de Chico Xavier o leva para a final em confronto com outros dois finalistas, que sairão da votação entre Santos Dumont X Juscelino Kubitschek e Princesa Isabel X Getúlio Vargas.
Embora o médium espírita seja um ícone do Espiritismo e a promoção de seu nome invariavelmente se ligue à promoção da Doutrina Espírita, é preciso considerar que suas qualidades, bem ressaltadas pelo programa da enquete, fazem jus à nobreza da vida e obra de Chico, que era de caráter laico, sob a bandeira da caridade, que tem por ofício ser incondicional.
Portanto, ainda que não seja a medição exata do valor de Francisco Cândido Xavier -- que é imponderável --, convidamos a todos a promoverem seu nome nesse programa, pela memória deste inestimável personagem -- mesmo sabendo que isso não se faz necessário para promovê-lo -- e muito mais pela propagação de seu legado maior que é o de amor ao próximo, seguindo os preceitos de Jesus -- o guia e modelo da humanidade.
Salve, Chico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário