sexta-feira, 2 de junho de 2017

Enciclopédia Espírita Online - Novo verbete: "Vampirismo"


A literatura, o cinema e a televisão está repleta de ficções acerca das antigas lendas de homens-morcegos que atacam os vivos para lhes sugar a vitalidade concentrada no sangue. Essa a ideia mais comum sobre os vampiros.

Contudo, o Espiritismo veio oportunamente desvendar que por trás dessas fantásticas lendas há uma realidade terrivelmente concreta de obsessores que se valem do artifício natural de parasitismo psíquico, pelo qual se pode sugar as energias vitais das vítimas, com consequências mais ou menos grave, inclusive a dominação completa dos obsediados mais fragilizados.

À vista disso, nunca é tarde para considerarmos o chamado vampirismo espiritual e por isso temos a satisfação de anunciar mais uma edição da Enciclopédia Espírita Online, com o novo verbete incluso:
Vampirismo é um tipo de obsessão caracterizado pela condição de parasitismo psíquico, quando um ou mais dentre os envolvidos — Espíritos desencarnados, almas encarnadas e a mescla destes — se nutrem das forças vitais de suas vítimas, comumente em associação a prazeres viciosos. É, portanto, um processo obsessivo mais ou menos grave, que consiste no envolvimento de um agente ativo (vampirizador) e outro passivo (vampirizado), havendo ainda casos de ação mútua (quando os mesmos envolvidos ora vampirizam e ora são vampirizados), cuja solução muitas vezes requer uma caridosa intervenção de terceiros em socorro aos, tanto aos vampirizadores quanto aos vampirizados.
Confira a íntegra do novo verbete, contendo a ideia conceitual do termo, tipos e causas dessa classe de obsessão, como se dá o processo parasitário, como é o tratamento e a prevenção, como tratar os obsessores vampiros e as referências acerca desse importante tema.

Acesse agora mesmo o novo verbete Vampirismo.


Sugestões complementares:


Livro Vampirismo, José Herculano Pires
Ler online ou fazer download em PDF ou ePub

http://luzespirita.org.br/index.php?lisPage=livro&livroID=39


Bibliossíntese "Vampirismo":

Não deixe de compartilhar e ajudar na divulgação do Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário