Lançamento do livro: "Ficções e Insinuações - Resposta à brochura Muita Luz (Beaucoup de Lumiére)" da Sociedade Científica do Espiritismo


Novo título literário adicionado à nossa Sala de Leitura: trata-se do livro Ficções e Insinuações - Resposta à brochura Muita Luz (Beaucoup de Lumiére), em nome da Sociedade Científica do Espiritismo, originalmente publicado em 1884, em francês, sob o nome Fictions et Insinuations Réponse à la brochure Beaucoup de Lumière.


Contextualização

Após a desencarnação de Allan Kardec, o núcleo do movimento espírita francês passar por turbulentas provas, dentre as quais a do desentendimento entre as principais lideranças, que se propuseram defender o legado do codificador do Espiritismo.

Nesta obra encontra-se o resultado de um apanhado de pesquisa acerca das questões mais intrigantes entre as partes discordantes dentre aquelas lideranças a partir da brochura publicada pela Sociedade Científica do Espiritismo (antiga Sociedade Anônima), então sob o comando maior de Pierre-Gaëtan Leymarie, respondendo acusações de Berthe Fropo, publicadas em Muita Luz (Beaucoup de Lumiêre), vice-presidente da União Espírita Francesa.

Em anexo, comparando as acusações e as alegações de defesa, a obra traz comentários de Carlos Seth Bastos, o Sir CSI do Espiritismo, embasadas em fontes históricas as mais confiáveis.

A tradução é de Ery Lopes, com revisão de Wanderley dos Santos e Carlos Seth Bastos, num coprodução do site Autores Espíritas Clássicos, CSI do Espiritismo e Portal Luz Espírita.

Clique aqui para ler online ou baixar o PDF de Ficções e Insinuações - Resposta à brochura Muita Luz (Beaucoup de Lumiére).

Comentários

Postagens populares

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

"Espiritismo, misticismo, sentimento religioso e positivismo: uma resposta de Léon Denis", por Jáder dos Reis Sampaio

A Proclamação da República do Brasil e o Espiritismo

Considerações a partir do Discurso "O espiritismo é uma religião?" de Allan Kardec, por Brutus Abel e Luís Jorge Lira Neto

Necrológio: Isabel Salomão (1924 - 2024)