BIOGRAFIAS DE KARDEC SOB INVESTIGAÇÃO - capítulo bônus, disponível no Luz Espírita




Disponível grratuitamente na Sala de Leitura do portal Luz Espírita o capítulo-bônus do livro Biografias de Kardec sob investigação: corrigindo imprecisões, do nosso confrade Carlos Seth Bastos, cujo teor central da obra é uma revisão historiográfica da vida e obra do Codificador Espírita, Allan Kardec, desmistificando mitos e dados errôneos já tradicionais, com base nas mais recentes fontes primárias e obras de apoio à Historiografia do Espiritismo.

A motivação deste excelente trabalho pode ser resumida assim:

"Na esteira das histórias cada vez mais narrativas e partidárias, o senso da verdade factual é relativizado. Embora toda história permita componentes interpretativos, as fontes primárias produzidas pelos diversos agentes ou, ao menos, em seu período de vida, nos ajudam a situar o que o contexto realmente permite concluir. A biografia de Allan Kardec não é exceção à tendência sensacionalista e politizada que caracteriza a historiografia atual, e muitos mitos e inverdades a seu respeito se consolidaram, apesar da total carência de fontes que os justificassem. Este resumo elenca alguns desses mitos e boatos, e o que as fontes primárias comprovam em favor ou contra eles."
Carlos Seth Bastos

Neste capítulo adicional, denominado "A origem", o leitor encontra tabelas de resumo dos dados, referências bibliográficas, mais notas de errata e outras informações complementares e atualizadas.

Para adquirir a obra principal, Biografias de Kardec sob investigação: corrigindo imprecisões, vide a loja virtual do CCDPE-ECM ou a da Amazon.

Para baixar ou ler online o capítulo-bônus, clique aqui.

Visite também, no Facebook, a fanpage CSI do Espiritismo, dirigida por Carlos Seth Bastos.


Comentários

Postagens populares

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

"Espiritismo, misticismo, sentimento religioso e positivismo: uma resposta de Léon Denis", por Jáder dos Reis Sampaio

A Proclamação da República do Brasil e o Espiritismo

Necrológio: Isabel Salomão (1924 - 2024)

Chico Xavier e o caso "O Cruzeiro"