Aniversário de nascimento de Anália Franco, a grande dama da educação brasileira


Neste 1 de fevereiro, comemoramos o 172º aniversário de nascimento de uma das personagens mais extraordinárias da História do Brasil, especialmente no campo da educação, além de ser um exemplo de conduta espírita: Anália Franco.

Veja a seguir uma breve descrição biográfica desta personagem:

Anália Emília Franco Bastos (Resende, RJ, 1 de fevereiro de 1853 — São Paulo, 20 de janeiro de 1919) foi uma professora, jornalista, poetisa, escritora e filantropa brasileira, além de espírita, cuja doutrina pautou os valores de sua memorável biografia, realizando assim uma das maiores obras sociais já registradas na História do Brasil, especialmente no tocante à pedagogia, razão pela qual é lembrada como “A Grande Dama da Educação Brasileira”. Dos seus quase sessenta e seis anos de vida, a maior parte foi dedicada às obras de caridade, sendo responsável pela fundação de mais de setenta escolas, vinte e três asilos para crianças órfãs, dois albergues, uma colônia regeneradora para mulheres, uma banda musical feminina, uma orquestra, um grupo dramático, além de diversas oficinas para manufatura, abrangendo vinte e quatro cidades do interior e da capital paulista, onde mais concentrou seus empreendimentos beneficentes, especialmente atendendo mulheres desamparadas, para quem institui a Associação Feminina Beneficente e Instrutiva, cujo prédio mais tarde seria tombado pelo Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo. Em seu projeto de filantropia, seu lema maior era acolher, educar, capacitar para o trabalho e dignamente favorecer que o necessitado passasse a uma condição de autossustentação. Também concretizou uma extensa lista de produções literárias. Foi ativa em sua obra social até o fim da vida e deixou um legado inestimável, muito honrando o título de adepta do Espiritismo.

Diante de tantas realizações em prol do bem comum, ela merece ser lembrada e festejada; mas, antes de tudo, faz bem conhecermos melhor seu trabalho.

Saiba mais sobre a vida e a obra de Anália Franco na Enciclopédia Espírita Online.


Comentários

Postagens populares

Retrospectiva Espírita 2024

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

"Espiritismo, misticismo, sentimento religioso e positivismo: uma resposta de Léon Denis", por Jáder dos Reis Sampaio

"Nossa Nova Caminhada" - livro com psicografias de jovens vítimas da Tragédia da Boate Kiss

Os 10 livros espíritas mais lidos em 2024