Agosto, mês do aniversário dos 160 anos de lançamento de 'O Céu e o Inferno'



Está começando mais um mês de agosto, cuja edição neste 2025 vem com um sabor todo especial: o 160º aniversário de lançamento do livro O Céu e o Inferno, de Allan Kardec, a quarta obra do chamado pentateuco kardequiano, compondo assim a Codificação do Espiritismo.

A publicação original foi previamente informada na página final da Revista Espírita do mês anterior ao lançamento, dizendo que o novo livro já estava "no prelo, para aparecer em 1 de agosto", no caso, do ano 1865.

Hoje, portanto, estamos bem no dia correspondente ao aniversário da estreia do livro, dezesseis décadas depois. O dia primeiro era estratégico para o autor, porque nesse dia era feita a entrega da edição mensal da Revista Espírita — o principal órgão de imprensa do movimento doutrinário naquela época; daí por que nós adotamos o 1 de agosto de 1865 como o dia de estreia do livro, embora sem termos a certeza peremptória de que o cronograma foi cumprido.

No fascículo de setembro, a mesma revista apresentou a novidade bibliográfica nos seguintes termos:

À venda:
O Céu e o Inferno, ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo 
Contendo: o exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, as penas e recompensas futuras, os anjos e os demônios, as penas eternas etc.; seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte.

A esta nota, Kardec reproduziu um extrato do prefácio da obra, que explica bem a destinação e o valor desse trabalho admirável, do qual recortamos o trecho que segue:

"O título desta obra indica claramente o seu objetivo. Aí reunimos todos os elementos próprios para esclarecer o homem sobre o seu destino. Como nos nossos outros escritos sobre a Doutrina Espírita, aí nada introduzimos que seja produto de um sistema preconcebido, ou de uma concepção pessoal, que não teria nenhuma autoridade: tudo aí é deduzido da observação e da concordância dos fatos."

Pois então, o que há de mais precioso e mais urgente para nós do que cuidarmos do nosso futuro? — Nada, absolutamente nada! Por essa razão, é dispensável gastarmos mais palavras para justificar a necessidade da leitura de O Céu e o Inferno.

Por isso, seja bem-vindo agosto! Mais um mês oportuno para nos dedicarmos a uma maravilhosa leitura, qual a da obra aniversariante.

Lembramos ainda que o PDF do livro aniversariante está livremente disponível na Sala de Leitura do Portal Luz Espírita:

* * * * *

Acompanhe aqui a série de postagens especiais sobre os 160 anos de lançamento de O Céu e o InfernoVeja a seguir as publicações anteriores desta série: 

Comentários

Postagens populares

Vem aí o filme 'Nosso Lar 3'

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

Lançamento: novíssima tradução de 'O Céu e o Inferno' de Allan Kardec

Vem aí: 'Conversas de Além-Túmulo', filme baseado na obra de Kardec - 160 anos de lançamento de 'O Céu e o Inferno'

Resenha de 'Conhecendo as Profundezas de Jesus Cristo' de Jeanne Guyon, por Aníbal dos Anjos