"Fé": o mais novo verbete da Enciclopédia Espírita Online




Tem novidade na nossa Enciclopédia Espírita Online; o seu mais novo verbete é "", com um estudo bem abrangente sobre esta virtude essencial para o nosso desenvolvimento espiritual. Isso mesmo, uma virtude essencial. Confira a sinopse do verbete para entender esta definição tão assertiva:

é um sentimento, presente no ser inteligente (Espírito) ainda que na forma latente, mas que eventualmente se manifesta na consciência através de uma confiança prévia em algo ou alguém, mesmo perante situações aparente ou possivelmente contrárias ao que se credita. A sua fonte inicial é genuinamente intuitiva, em geral atribuída a uma graça divina, um dom concedido por Deus ou (no conceito dos não teístas) por uma determinada força transcendental, senão provinda da própria natureza; por conseguinte, embora a fé possa ser robustecida pelo conhecimento e experimentação pessoal ou por uma inspiração externa, a natureza da fé consiste, de algum modo, num elemento carregado de um mistério em si mesmo que vai além da pura racionalidade, razão pela qual esse sentimento é rechaçado por racionalistas mais radicais, que então o colocam no âmbito do místico, do sobrenatural e da superstição. Como sinônimo de crença, a palavra fé representa também a própria doutrina, o sistema de crenças e tal religião que orienta os seus fiéis (exemplo: fé cristã = Cristianismo); os dogmas e postulados de cada crença são chamados de artigos de fé. O Espiritismo — que igualmente se estabelece como uma crença — consagra o caráter positivo da fé, especialmente a fé no Criador e nas Leis Naturais, o que caracteriza sua doutrina como também pertencente ao campo religioso. Na condição de crença, a Doutrina Espírita é também descrita como uma fé raciocinada, participando ao mesmo tempo do terreno das revelações da espiritualidade e do trabalho lógico dos homens, o que configura sua essência como divina e ao mesmo tempo humana. A codificação kardequiana trata da natureza da fé, sua origem, sua abrangência e seus efeitos, que são considerados essenciais para o bem-estar individual e como uma alavanca para o desenvolvimento espiritual; à visto disso, Allan Kardec afirma que uma das finalidades práticas do Espiritismo é justamente promover a fé e torná-la uma fé inabalável.

Veja abaixo o que você vai encontrar seguindo os tópicos do novo verbete:
  • Tipos e definições
  • Dilema entre Fé e Razão
  • Natureza e origem da fé segundo o Espiritismo
  • Fé raciocinada
  • Descrença e aquisição da fé
  • Mecanismo e poder da fé
  • Fé e oração
  • Espiritismo e a promoção da fé
  • Veja também
  • Referências

Então, o que você está esperando para conferir esta edição superespecial da nossa enciclopédia? Clique aqui e acesse agora mesmo o verbete “Fé.

 


Comentários

Postagens populares

Seita política infiltrada no movimento espírita sugere novo slogan: 'Fora da justiça social não há salvação'

Como o Espiritismo entende saúde, espiritualidade e religiosidade

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

Calendário Histórico Espírita: 221º aniversário de nascimento de Allan Kardec

Emmanuel, mentor espiritual de Chico Xavier, ganha cinebiografia