terça-feira, 13 de abril de 2010

LEGISLATIVO FEDERAL FAZ HOMENAGEM A CHICO XAVIER

A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (13) uma sessão de homenagem ao centenário de nascimento do médium Chico Xavier. A sessão foi proposta pelos deputados Paulo Piau (PMDB-MG) e Vitor Penido (DEM-MG). No início da cerimônia foi exibido um vídeo sobre o médium com entrevistas concedidas por ele. Em um trecho, Chico Xavier fala da importância da política e da necessidade de se respeitar os governos. Além de parlamentares, estão presentes na Câmara Eurípedes Higino, filho do médium, e o presidente da Federação Espírita Brasileira, Nestor João Masotti.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), abriu os trabalhos destacando que a Casa está celebrando a vida do médium e não sua morte. Temer destacou que, pela doutrina espírita, o falecimento de Chico Xavier não significa seu fim. “A matéria se dissolveu e o espírito ficou”. Temer afirmou ainda que a sessão trouxe um clima de paz para o plenário.
“Sou muito sensível ao ambiente e verifico que este ambiente tornou-se repentinamente ambiente de muita paz. Este ambiente é geralmente de litígios, que são saudáveis para a democracia. Mas o que acontece agora é uma ‘apacentação’, como se este plenário jamais tivesse sido palco de tantos debates e controvérsias”.

Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo (MG) em 2 de abril de 1910 e faleceu aos 92 anos, em Uberaba (MG). Seu primeiro contato com o espiritismo aconteceu ainda na adolescência. O médium escreveu mais de 400 livros, mas não se admitia como autor de nenhuma obra porque considerava apenas reproduzir o que os espíritos ditavam. Todo o lucro da venda de seus livros é destinada à Federação Espírita Brasileira.
O filho do médium afirmou após a sessão que a homenagem no Congresso era importante por registrar a história do médium. “Chico Xavier sempre viveu no meio do povo, na periferia de Uberaba. Por isso esta homenagem é muito importante porque muitos quando ouvirem falar da história dele vão achar que é uma história da carochinha ou que ele foi um mito criado por alguém e ele não foi nada disso, ele foi um exemplo de vida”. Eurípedes destacou ainda que Chico Xavier promoveu uma nova visão sobre o espiritismo no Brasil. “Ele mostrou que o espiritismo é uma ciência, uma filosofia, uma religião. Chico Xavier, além de médium, era um grande sábio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário