terça-feira, 13 de abril de 2010

PINGA FOGO COM CHICO XAVIER


O programa Pinga Fogo, da extinta TV Tupi, edição N° 29, apresentado em 28 de julho de 1971, foi um marco na biografia de Francisco Cândido Xavier, tanto que foi muito bem explorado em "Chico Xavier, o filme". A partir dele, o médium ganhou fama nacional e expandiu a Doutrina Espírita de forma significante. Nele, Chico foi sabatinado sobre variados temas, aos quais, respondeu com muita sagacidade -- sob orientação de Emmanuel --, embora, como bem confessou, estivesse muito temerário.
Não era para menos, televisão era algo exorbitantemente importante naquela época. O terreno era hostil, pois o Espiritismo não era bem visto no meio popular. Mas com simpatia, franqueza e principalmente com consistência doutrinária, Chico Xavier "ganhou o público".
O que era para ser mais uma hora de entrevista comum, tornou-se um dos maiores marcos da televisão brasileira, extrapolando o tempo para mais de duas horas e meia, uma estrondosa audiência e uma repercussão sem igual.
Destaque para a participação do emérito filósofo espírita José Herculano Pires, na tribuna de entrevistadores, e o momento em que Chico chora, ao citar o nome da mãe, que segundo ele, o acompanhou durante o programa.

Assista agora como foi essa epopeia:

PINGA FOGO 2

O sucesso de Chico no Pinga Fogo não parou e obrigou a emissora a produzir uma segunda entrevista, o que se deu logo no ano seguinte, 1972, com a continuação do sucesso.
Agora, já mais à vontade com a mídia e bem acomodado com as câmeras, Chico mostra segurança e deslancha com conhecimentos e conceituações, sempre segundo a disciplina espírita.

Assista agora como foi o segundo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário