domingo, 8 de agosto de 2010

CENSO 2010 - RETIFICAÇÃO


A FEB - Federação Espírita Brasileira - está retificando um comunicado por ela emitido sobre o Censo 2010 do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, em que observava um possível erro na elaboração da pesquisa sobre a religiosidade dos brasileiros referente à opção dos entrevistados para a Doutrina Espírita.
Na interpretação anterior, e que foi largamente divulgada pela internet, a FEB recomendou que fosse necessário citar espírita "kardecista" para que assim o indivíduo fosse computado como um espírita. De outra forma -- por exemplo, dizendo-se apenas "espírita" -- tal opção cairia num termo genérico, somando-se a outras crenças sincretizadas à práticas esotéricas e filosofias afins. Se ocorresse desta maneira, Espiritismo entraria no mesmo grupo de Umbanda, Candomblé e, portanto, não haveria como estabelecer um percentual exato dos praticantes da Doutrina Espírita.
Agora a Federação, depois de uma releitura do formulário, chegou a conclusão da exata separação dos segmentos religiosos, o que significa dizer que o IBGE poderá contar precisamente o percentual dos espíritas, católicos, evangélicos, umbandistas, etc.
Como a resposta é espontânea, o entrevistador perguntará sobre a opção religiosa: o código do grupo espírita para o processamento dos dados da pesquisa é 610 e para que seja contado como "espírita", o cidadão poderá dizer qualquer palavra-chave aproximada a: espírita, Allan Kardec, Espiritismo, Doutrina Espírita, cardecismo, kardecista, Centro Espírita, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário