segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Crônica: "Recomeçar", por Ofélia Maria



Recomeçar

Em alguns momentos das nossas vidas precisamos recomeçar, reaprender, voltar atrás e fazer diferente, ter a consciência e principalmente a humildade de sabermos que não deu ou não está dando certo o que havíamos planejado, e às vezes nem planejamos: simplesmente fomos vivendo um dia depois do outro, como diz  o cantor: Deixando a vida nos levar…
Mas Deus, na sua infinita sabedoria, além de nos conceder o livre arbítrio, também nos concede o recomeço, tanto agora, encarnados, e principalmente quando reencarnamos.
Não importa a idade que tenhamos aqui, sempre uma nova porta se abre para nós; uma oportunidade surge do nada. É como se depois de uma longa jornada por uma estrada velha, já cansados da paisagem, que no começo nos pareceu tão bonita, tão especial e agora só nos parece triste e enfadonha — talvez porque nós também não somos os mesmos, perdemos o vigor, a vontade e talvez até a esperança. Sabemos agora que a estrada não nos levará a lugar nenhum ela está tão farta da nossa presença quanto nós da sua insensibilidade e do descaso ao nosso sofrimento, mas nós não temos coragem para sair, afinal de contas já andamos tanto conhecemos o caminho de cor e salteado porque se arriscar, pra que começar tudo de novo?
Ir por estradas desconhecidas, inseguras, não, não vale a pena.
E aí Deus põe um atalho ou um retorno bem a nossa frente, que não nos deixará opção, teremos que sair do comodismo em que nos encontrávamos mesmo achando ruim, já havíamos nos acostumados com aquilo e recomeçar por estradas nunca imaginadas, não será fácil, agente respira fundo, pensa, pensa, pensa e chega a conclusão que Deus não está nos vendo,não está conosco, só pode ser isso, ou então é castigo ou macumba, é inveja de alguém que nos via naquela estrada, inteirinha nossa, e mal sabia que não estávamos dando conta dela, não é assim que agente reage quando os desafios surgem na nossa vida?                                                       
Coitado do obsessor, esse então é responsável por noventa por cento dos nossos problemas, quando às vezes até ele já fugiu da gente.
E agora nessa nova estrada, zerada? E nós também zerados só que das nossas energias, das nossas forças,sem condição até para dar a partida e ai Deus vem e nos empurra, só assim mesmo pra gente pegar; No tranco, porque de outra forma não estávamos entendendo que o antigo caminho já estava morto e se continuássemos nele acabaríamos da mesma forma,e seja por medo, por insegurança, ou pela condição física, por qualquer motivo, encontramos desculpas para não começar uma nova jornada.Mas quando Deus nos coloca em uma nova jornada é porque Ele sabe que daremos conta,e porque não podemos passar anos preciosos de nossas vidas sobrevivendo, quando na verdade podemos sim, viver dias incríveis, de cansaço também,de frustrações, de perdas, mas principalmente de vitórias com direito a pódio e beijo de namorada, como bem disse o poeta.
Mas recomeçar nos dias atuais, é se reinventar, se reciclar, tirar todos aqueles sentimentos mesquinhos que antes lutávamos para mantê-los bem escondidinhos, no fundo dos nossos corações e fingíamos que eles não existiam, não em nós, só nos outros é claro, mentira pura, agente tem também, só que ao invés de escondê-los devemos arrancá-los e encher o espaço só com coisas boas e verdadeiras. Encher os nossos corações de sentimentos grandes assim como a terra que Deus nos deu, brilhantes como as estrelas, profundo como o mar e infinito como o céu, que em qualquer parte do mundo que agente esteja, caminhando ou correndo de carro ou a pé, ele sempre nos protege, vela por nós nos acompanha, tão longe e tão solidário.
Então vamos fazer como o Cristo disse a Nicodemos. Vamos nascer de novo a cada dia, procurando nos melhorar, corrigindo nossos erros e cultivando nossos acertos, seguindo nossos caminhos sem desanimar porque temos a nossa frente o Cristo e queremos muito chegar bem perto Dele, tocar em suas mãos e agradecer por sua presença o tempo todo ao nosso lado.
Ofélia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário