Detective Anna: mediunidade, Espiritismo e Kardec numa interessante série da TV russa
Que boa surpresa tivemos ao descobrir a série Detective Anna, produzida pelo canal russo TV3, estreada em 2016 e finalizada em 2022, contando ao todo 68 episódios. E o motivo da "boa surpresa" foi encontrar dentro do enredo principal do drama altas doses de espiritualidade, com mediunidade, Espiritismo e até a obra de Kardec, lida pela personagem principal, sendo inclusive recitada, para "explicar" o contexto dos acontecimentos.
Enredo da série
Anna (interpretada pela bela atriz russa Alexandra Nikiforova) é uma garota de 19 anos, cheia de vivacidade, mas com uma peculiaridade excepcional: ela possui potencialidades mediúnicas, que lhe permitem sentir, ouvir e ver Espíritos. Mais curiosa do que assustada, Anna se mostra naturalmente disposta a conhecer os mistérios psíquicos. Pari passu com a descoberta dessas suas habilidades ditas "sobrenaturais", a jovem se vê envolvida com terríveis ocorrências no entorno; basicamente, crimes. O saldo de tudo é a moça se aventurando de detetive, ajudando a polícia a desvendar os intrigantes casos que surgem ao longo da série.
Sementes espíritas
É evidente que, em se tratando de um seriado televisivo, Detective Anna está recheado de ficção, dramaticidade e um pouco de apelo típico do gênero de suspense; mas nada disso impede que possamos ver nele verdadeiras sementes de luz, pitadas de Espiritismo — um Espiritismo bem kardequiano, aliás.
Para começar, a personagem principal leva a sério o tema espiritualidade. E ela não está só. Já no primeiro episódio, ela seu tio lendo um exemplar de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec. Com efeito, ele é um iniciado na doutrina, não só na parte teórica, mas na prática; depois de ler a obra, Anna acompanha o tio numa sessão mediúnica, na qual ela — o que não lhe é inédito — manifesta poderes psíquicos.
A jovem médium lendo a obra kardequiana
O que há de mais positivo na série talvez seja a naturalidade com que a jovem médium absorve os aprendizados das suas experiências anímicas, tal como ocorre com os médiuns que já nasceram com o propósito de cumprir um mediunato — ou seja, um mandato mediúnico preestabelecido no seu programa reencarnatório. Isso não exime a pessoa de às vezes sentir medo, de ter insegurança quanto ao que se passa consigo ou incerteza em seu ofício; mas à medida que o sensitivo vai se familiarizando com as suas faculdades, tudo se desenrola, principalmente porque todo bom médium se sente sempre assistido por mentores elevados.
Cena de uma típica séance (sessão espírita)
Em suma, a série é assaz convidativa. E o melhor, todos os episódios estão disponíveis gratuitamente no YouTube da distribuidora StarMediaEn. O único desconforto é que o áudio é no original, em russo, e a legenda oficial está em inglês; no entanto, o YouTube fornece a opção de gerar uma tradução legendada para vários idiomas, dentre as quais o nosso português.
Opção de legenda traduzida no YouTube
Adiante, a playlist da série Detective Anna:
Aproveitando, saiba mais sobre "mediunato" pela Enciclopédia Espírita Online.
* * * * * *
E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo WhatsApp, Facebook, X (Twitter) e Instagram.







Comentários
Postar um comentário