segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Mensagem espírita "Resoluções para 2014"

MEI - Movimento Espírita de IntegraçãoMensagem espírita, recebida durante sessão mediúnica no Grupo de Estudos Maria de Nazaré, transmitida pelo Irmão Matheus, psicografado por Lúcia, em 2 de janeiro deste 2014.



Resoluções para 2014

É com muita alegria e repleto de esperança que saúdo a todos os amigos com a Paz do Mestre Jesus. E eis que os dias passaram e o calendário nos mostra o início de mais um ano. É comum nesse período nos munirmos de papel e caneta e fazermos nossas "resoluções para 2014". Para alguns faz parte dos muitos símbolos que permeiam o início de cada ano. Para outros, são apenas promessas tolas. Não vamos julgar a simbologia, mas sim vamos entender a motivação dessa simbologia.
Sabemos que quanto espírito somos eternos e assim temos a eternidade para aprendermos a sermos melhores e maduros espiritualmente. Mas enquanto encarnados é muito difícil entender a eternidade. Assim através da inspiração divina, descobrimos uma forma de contar o tempo (nosso calendário, nossos aniversários, nossas datas comemorativas e celebrações). Também é através do calendário que aprendemos a nos programar, a conferir nossas metas e nossos avanços. Dessa maneira as Resoluções de Ano Novo, nada mais são do que sinalizadores que nos indicam o que ainda precisamos conquistar e melhorar.

Resoluções para um Novo Ano significam uma abençoada oportunidade para refazermos nossa caminhada através de um novo recomeço. Nós aqui na Espiritualidade estamos a todo o momento revendo e acertando nossas resoluções (ou como costumamos chamar nossos projetos ou ainda utilizando o linguajar espírita a nossa reforma íntima). Não é fácil sair da zona de conforto, nos aventurar ao novo, e muito menos nos predispormos a renúncias e mudanças de atitude que exigem vigilância constante. Todos sabemos em nosso íntimo, o que verdadeiramente precisamos mudar, para saborearmos uma vida de harmonia.

Por exemplo, sabemos que para o nosso corpo uma vida sedentária é prejudicial, mas como é difícil acordar mais cedo para uma caminhada, ou ainda, após um dia de trabalho, ir para uma academia. Da mesma forma para o nosso espírito, uma vida sedentária também é prejudicial. Precisamos estudar mais, agir mais de acordo com o que estudamos e adquirir o hábito de tornar os vícios e as falhas em virtudes, ou seja, qualidades morais. Mas sempre temos uma desculpa: falta de tempo, sacrifício demais, muito velho para mudanças, e assim nosso espírito sem que percebamos vai adoecendo.

Amigos queridos, o tempo para um novo recomeço é agora ... Hoje e não daqui a uma semana ou vinte anos. Para conseguimos superar essa nossa inércia, o primeiro passo se faz necessário, como já vimos em outras abordagens. Precisamos deixar a preguiça, a acomodação e agir. Como cristãos acredito que todos conhecemos o evangelho, afinal já o lemos diversas vezes, correto? Mas sejamos sinceros... O quanto ainda precisamos melhorar para sermos exemplos vivos das palavras do Mestre?

O quanto ainda teremos que ler, estudar para realmente compreender Suas palavras, a fim de que elas se tornem VIDA? Eu sei, não precisam dizer que falta muito, que é muito difícil, que somos muito imperfeitos, pois assim como vocês também procuro esse crescimento espiritual e sei que não é instantâneo. Para avançarmos nesse crescimento é preciso um plano de ação. E porque não usar então as Resoluções para 2014, para atingirmos tal meta? Colocamos como Resoluções para 2014 o que pretendemos atingir e até quando e assim vamos mantendo um controle paralelo (diário, semanal, mensal) a fim de irmos adequando nossas expectativas e ações.

Proponho que iniciemos nossas Resoluções para 2014, com as Bem-Aventuranças do Evangelho. Trabalharíamos nossas virtudes e nossas falhas em cima das bem-aventuranças.

Vamos exemplificar:
  • Bem-aventurados os pobres de espírito - trabalharíamos a humildade, diminuindo o nosso orgulho.
  • Bem-aventurados os aflitos e os que choram - trabalharíamos a fé e a resignação deixando mais uma vez o orgulho e a soberba.
  • Bem-aventurados os mansos - trabalharíamos a paciência deixando a pressa.
  • Bem-aventurados os mansos - trabalharíamos o docilidade deixando a cólera, a raiva e o ódio.
  • Bem-aventurados os misericordiosos - trabalharíamos o amor fraternal através da caridade deixando o egoísmo e o materialismo.
  • Bem-aventurados os puros de coração - trabalharíamos a simplicidade e a elevação dos pensamentos e ações deixando toda a luxuria e o excesso de prazeres e aquisições materiais
  • Bem aventurados os pacificadores - trabalharíamos o ser paz ao outro, levando não discórdia ou levantando erros, mas o entendimento e a união.
  • Bem-aventurados os perseguidos por justiça - trabalharíamos a justiça e a integridade do ser, deixando a corrupção e as falsidades de lado.
O que acham de minha proposta? Vejam não é preciso e nem aconselhável trabalhar de uma única vez todas as bem-aventuranças. Vamos escolher uma e trabalhá-la todos os dias, a todo instante até que ela seja incorporada a nossa rotina e se torne algo natural, não precisando que emanemos esforços demasiados para agir dessa maneira.

Caminhemos com passos curtos. Não vamos estagnar mesmo com os tropeços que virão, vamos nos levantar e continuar seguindo. Passos pequenos nos permitem tombos menores e a consolidação das virtudes em nosso espírito.
Sejamos concisos em nossas Resoluções, meus amigos, pois sabemos que não podemos fazer tudo de uma única vez. E é por isso que temos a eternidade fragmentada em horas, dias, anos e reencarnações. Assim sabemos que a verdadeira mudança interior se processará lentamente, dia após dia, acontecimento após acontecimento, reencarnação após reencarnação até que tenhamos realmente aprendido.

Elevemos nossos pensamentos ao Pai na certeza de que a leste ou a oeste, ao norte ou ao sul , milhares de criaturas nos rodeiam (espíritos encarnados e desencarnados) em vibrações inferiores e superiores, mas quando estendemos as mãos e abrimos nosso coração para a centelha divina que habita em nós, somos Todos Um no Pai, irmanados na simpatia mútua, no amor fraterno auxiliando uns aos outros como uma grande família que busca a harmonia e o crescimento entre sua diversidade de opiniões e personalidades.

Desejo a todos um ano de muita Harmonia e Luz para que possamos adentrar nessa nova fase de regeneração.

Abraços fraternos

Espírito: Matheus (Colônia Espiritual Maria de Nazaré).

Nenhum comentário:

Postar um comentário