quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O projeto"Revolução Espírita" segundo Paulo Henrique de Figueiredo


"O Espiritismo, a doutrina kardecista, foi um projeto de revolução" — essa a conclusão do pesquisador espírita Paulo Henrique de Figueiredo, autor do livro "Revolução Espírita: a teoria esquecida de Allan Kardec".

O autor, propõe uma revivescência desse espírito, conforme vemos na sinopse de seu livro:

"Que teria motivado um intelectual francês do século 19 a reconhecer, na teoria espírita, o potencial de transformar o mundo? No entanto, esse entusiasmo não corresponde ao que hoje se divulga. Sejam opositores ou simpatizantes, adeptos ou divulgadores, todos desconhecem o verdadeiro espiritismo. A revolução espírita está esquecida. Após décadas de pesquisa em fontes primárias e documentos inéditos, acessando obras, jornais, revistas e folhetos do século 19, além das bases digitais de bibliotecas de todo o mundo, chegou a hora de resgatar a doutrina espírita original. Com a capacidade de superar as enfermidades morais, atualíssimo e liberal, o espiritismo tal como foi proposto por Allan Kardec é a solução definitiva para a crise moral da humanidade."

O paulistano e administrador de empresas Paulo Henrique de Fegueiredo é espírita de berço e pesquisador do Mesmerismo (Magnetismo Animal) e da Doutrina Espírita — e ele faz questão de lembrar que estas são duas ciências irmãs, em apoio à definição de Kardec. Não despropositadamente, a obra literária do autor foi "Mesmer: a ciência negada e os textos escondidos".

Em seu livro, o autor faz um apanhado de duas décadas de estudo e pesquisa espírita, resgatando o sentido e objetivo do Espiritismo, nos moldes kardecistas, que ele considera hoje bem esquecidos.

Muito bem alicerçado em documentos colhidos em fontes seguras, em alguns aspectos o livro praticamente reescreve a História do Espiritismo, como no caso em que alude a um movimento acadêmico anterior às revelações kardequianas, e que, segundo o autor, foi preponderante para o surgimento do Espiritismo e sua rápida aceitação e propagação: o Espiritualismo Racional, encabeçado por prestigiados pensadores, tais como Royer-Collard, Maine de Biran, Victor Cousin e Theodore Jouffroy.

Paulo Henrique de Figueiredo
Quando para repensar o atual movimento espírita, em face das expectativas de Kardec, o autor invoca a posição crítica e assertiva do memorável filósofo José Herculano Pires. O recado é objetivo: estamos longe de cumprir a programação que a espiritualidade nos propôs. Nesse sentido, o livro é também um convite para repensarmos como estamos lidando com a revelação espírita.

Em suma, esta obra é de grande valia e merece muita atenção dos dirigentes de instituições espíritas e dos pensadores em geral.

Além destas publicações, Paulo Henrique de Figueiredo mantém o blog Revolução Espírita, que, aliás, traz postagens interessantíssimas sobre o desenvolvimento da nossa doutrina, com informações históricas inéditas para grande parte dos próprios espíritas, por exemplo, o artigo "A infância de Kardec: curiosidades" (clique aqui para ver).


À venda nas principais livrarias e online pela Editora Candeia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário