quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Novo verbete da Enciclopédia Espírita Online: William Crookes


Um importante personagem para a causa espiritualista acaba de entrar para a Enciclopédia Espírita Online: Sir William Crookes.

Veja a apresentação do novo verbete:
William Crookes (Londres, Inglaterra, 17 de junho de 1832 - Londres, 4 de abril de 1919) foi um notável físico e químico britânico que, por suas grandes contribuições científicas foi condecorado com o título da Ordem do Mérito (Order of Merit) e honorificado Sir, Cavaleiro Real do Império Britânico, tendo sido membro da Sociedade Real de Ciências (Royal Society) e dela foi presidente entre os anos 1913 e 1915. Foi uma espécie de representante da comunidade científica que, diante dos extraordinários fenômenos que deram origem ao Espiritualismo Moderno, se viu na necessidade de averiguar a veracidade das supostas manifestações espirituais e dar um posicionamento acadêmico. Crookes investigou pessoalmente os mais célebres médiuns de seu tempo, sob as condições de pesquisa por ele estabelecidas — conforme os mais rigorosos métodos da ciência — e, por conclusão, ele constatou a "existência de uma nova força, conectada com o organismo humano de alguma maneira desconhecida". O relatório final de sua pesquisa acerca da mediunidade foi rechaçado na Sociedade Real e acabou arquivado. Cogitou-se inclusive a desfiliação de Crookes daquela entidade. Contudo, seu testemunho permaneceu inabalado até o fim de sua encarnação, pelo que seu nome é lembrado como um emérito contribuinte da causa espiritual e, ainda que indiretamente, do Espiritismo.


Esta figura notável merece ser prestigiada. Então, não perca tempo e acesse agora mesmo o verbete William Crookes na nossa Enciclopédia Espírita Online.

Não deixe de compartilhar também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário