sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Retrospectiva Luz Espírita 2017


Relembre conosco os principais destaques do Movimento Espírita nos últimos doze meses, com cobertura da Luz Espírita.


JANEIRO

No primeiro mês de 2017 a Luz Espírita recheou o conteúdo da Enciclopédia Espírita Online com novos e importantes verbetes, por exemplo, o da biografia de Léon Denis, o apóstolo e continuador da obra de Allan Kardec.


FEVEREIRO

No mês do carnaval, não poderíamos deixar de abordar o tema e as complexidades da festança, como o fizemos no artigo "Carnaval, carnval... a festa dos delírios".

Além disso, em "The Scole Experiment": mais uma surpreendente série de fenomenologia espiritual", expomos uma matéria especial sobre um bem documentado grupo de experimentações mediúnicas na Inglaterra.

E mais: noticiamos a desencarnação do Dr. Jorge Andreia, reconhecido estudioso espírita.


MARÇO

Além de comemorarmos o 9° Aniversário do Portal Luz Espírita e a 100ª edição do nosso newsletter Informe Luz Espírita, trouxemos duas matérias especiais que despertaram muita atenção.


A primeira foi sobre supostos fenômenos paranormais e foi desmascarado pela reportagem do programa Fantástico (Rede Globo): "Sobre o "fantasma do IML", o charlatanismo e o embuste".



ABRIL

O mais querido médium espírita de todos os tempos foi mais uma vez reverenciado em nosso blog pela postagem "2 de abril: aniversário de nascimento de Chico Xavier".

Também deste mês de abril destacamos a matéria "Detalhes importantes sobre a família de Allan Kardec, por Paulo Henrique Figueiredo", um valioso resgate histórico para o Espiritismo.



MAIO

Como não poderíamos deixar de fazer, homenageamos Divaldo Franco pelo seu 90° aniversário, aproveitando o ensejo para lançar sua biografia na nossa Enciclopédia Espírita Online.

E ainda, em tempo com os turbulentos acontecimentos políticos no Brasil, postamos a matéria especial "Politica: "A corrupção atual e a transição espiritual".



JUNHO

No meio do ano, acrescentamos à Enciclopédia Espírita Online os verbetes: "Vampirismo", tema muito recorrente no meio espírita e corriqueiramente citado em estudos e explanações sobre casos de obsessão; e Yvonne Pereira, biografia desta extraordinária personagem do Espiritismo brasileiro e mundial.


JULHO

Em julho, fizemos o lançamento do vídeo Roteiro Histórico Espírita em Paris, um guia audiovisual muito prático com os principais endereços de interesse para a História do Espiritismo, apresentado por Ery Lopes.

No mesmo mês anunciamos a inclusão na nossa Sala de Leitura do livro "Biografia de Allan Kardec" por Anna Blackwell, tradução e prefácio por Rogério Miguez e um epílogo de Jorge Hessen.



AGOSTO

Do mês de agosto destacamos dois posts:

O primeiro, "Terror em Charlottesville e a solução espírita", contendo uma análise sobre questões como racismo e intolerância contra as diversidades terrenas, a partir de um acontecimento numa cidade dos Estados Unidos que chamou a atenção do mundo.

O segundo posto com uma reportagem especial sobre a "Pesquisa Nacional Espírita", trabalho notável empreendido pelo ativista espírita Ivan Franzolim.



SETEMBRO

Neste mês destacamos o lançamento do filme-documentário "Chico Xavier, um amigo", produzido pelo canal ArtEspírita, com direção de Claiton Freitas.

E também em setembro, devemos relembrar o processo no Supremo Tribunal Federal sobre o ensino religioso nas escolas públicas, que acompanhamos durante todo o mês e que teve seu desfecho analisado na postagem "STF permite promoção de crenças no ensino religioso em escolas públicas".

OUTUBRO

Nossa Sala de Leitura recebeu em outubro um acréscimo dos mais significativos: "MUITA LUZ (BEAUCOUP DE LUMIÈRE" de Berthe Fropo", tradução de Ery Lopes e Rogério Miguez. Uma obra histórica e de grande valor para o resgate da historiografia espírita.


E como desdobramento do lançamento daquele livro, tivemos ainda em outubro o post "Biografia de Berthe Fropo pelo artigo 'A mulher que denunciou irregularidades no Movimento Espírita Francês' por Adriano Calsone", enriquecida pela contribuição espontânea de um francês, sobrinho de Berthe Fropo, tocado pelo dedicado trabalho de tradução de "Beaucoup de Lumière".



NOVEMBRO

De novembro relembramos com especial atenção o post "Alerta dos cientistas do mundo para a humanidade: um segundo aviso - a vida na Terra está ameaçada!".

Além disso, tivemos a satisfação de disponibilizar mais dois valorosos títulos literários em nossa Sala de Leitura: "Pensamento e Vida" de Emmanuel por Chico Xavier e "O Espiritismo na Arte" de Léon Denis.



DEZEMBRO

Finalmente, em dezembro nós fizemos mais uma vez o lançamento da "Campanha Natal com Jesus" e trouxemos outras postagens relacionadas com o tema natalino, por exemplo, o lançamento da obra "Antologia Mediúnica do Natal", com poesias ditadas por diversos Espíritos á psicografia de Chico Xavier.

Também neste mês anunciamos para breve o lançamento de mais uma produção da Luz Espírita: o filme-documentário "Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec".

Outro post que merece destaque especial foi "Lançamento de 'EL LEGADO DE ALLAN KARDEC': importante livro de Simoni Privato", livro que promete grande repercussão no meio espírita, especialmente para aqueles mais atentos com a historiografia do Espiritismo. Nesta obra, a pesquisadora espírita Simoni Privato propõe, entre outras descobertas, que o conteúdo original de "A Gênese" de Allan Kardec foi alterada e que, justamente dessa edição alterada é que normalmente se tem feito as traduções atuais daquela importante obra da Codificação Espírita.

Foi-se então 2017 e estamos agora já na contagem de 2018, na firme esperança que possamos acompanhar mais ativamente o Movimento Espírita, contribuindo com a expansão do Espiritismo.

Agradecemos sua audiência no ano que se passou e contamos com sua participação em nossa jornada no ano novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário