domingo, 3 de junho de 2018

"O Avesso da Vida": nova novela com temática espírita


Segundo reportagem do portal de notícias do UOL, a Rede Globo de televisão projeta para lançar em setembro uma nova novela com temática espírita, em que personagens da uma geração passada reencarnam nos dias atuais vivendo em dramas opostos às condições da vida passada. A estória é da autoria de Elizabeth Jhin e o nome provisório é "O Avesso da Vida".

O enredo é um tanto parecido com o da novela "Além do Tempo", de 2015, também criada por Elizabeth, em parceria com Pedro Vasconcelos, que é o diretor da produção. Outras produções deles que também tiveram abordagens semelhantes foram "Amor Eterno Amor" (2012) e "Escrito nas Estrelas" (2010).




Novelas espíritas, espiritualistas ou místicas?

Quando dizemos que a novela trata de uma temática espírita não pretendemos com isso dizer que se trata de uma novela espírita, tal como fosse um subsídio doutrinário direto para o estudo e compreensão da Doutrina Espírita. É bom saber que uma telenovela é em geral uma ficção que se baseia em situações diversas, dentre as quais, ocasionalmente, dramas que envolvem questões espirituais e, nesse particular, daí podem ensejar temáticas que coincidem com os postulados do Espiritismo, por exemplo, reencarnação.


Isso não implica que o enredo respeite os conceitos espíritas e seja totalmente fiel às possibilidades reais que entendemos acerca da Lei de Reencarnação, tal como nos mostra a codificação kardequiana. E aí reside o grande perigo de, no entorno de um conceito concreto (reencarnação), serem incluídas ideias fantasiosas, equivocadas ou mesmo antidoutrinárias, como é comum que se faça ao mesclar misticismo com mediunidade etc. Assim sendo, o senso comum tenderá a creditar ao Espiritismo os falsos conceitos que as mídias apresentam sem critério.

O resultado é que, quem tem apenas conhecimentos básicos do Espiritismo pode ficar confuso quanto à conceituação; quem nada sabe da nossa doutrina de luz, estará "aprendendo" do jeito errado.


De qualquer forma, é uma tendência natural que as artes e mídias evoquem e explorem cada vez mais as temáticas espíritas — seja por que se trata de abundantes e interessantes recursos (imagine a riqueza de possibilidades que a espiritualidade oferece para os artistas e criadores de estórias), seja por que são temas cada vez mais presentes na vida cotidiana, seja por influência da própria espiritualidade, para propagar as leis naturais do mundo dos Espíritos. E para não irmos longe, basta-nos lembrar o sucesso da novela "A Viagem" (1994), de Ivanir Ribeiro, que foi para muita gente uma porta de entrada para a Doutrina Espírita. Outro exemplo clássico, esse a nível internacional, é o filme
"Ghost - do outro lado da vida" (1990).



Não encorajamos ninguém a assistir novelas — nem mesmo como um subsídio para aprender Espiritismo , antes disso, convidamos a todos que se deliciem com livros qualificados, a começar pelas obras de Allan Kardec, Léon Denis e  as psicografias de Chico Xavier. Mas, já que há tantos noveleiros de plantão, pelo menos, em meio a tantas explorações que se faz por aí, não deixa de ser interessante que se abordem coisas espirituais.

2 comentários:

  1. Excelente iniciativa!
    Novelas não são, mesmo, a forma mais saudável de entretenimento, mas já que é uma mania nacional, pelo menos que sejam baseadas em assuntos mais edificantes e pertinentes a esses novos tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Valéria. Essa é a ideia. Fraternal abraço!

      Excluir