segunda-feira, 1 de junho de 2020

Acervo da revista "Reformador" aberto pela FEB


A Federação Espírita Brasileira anuncia a abertura do acervo virtual de toda a coleção da revista Reformador, editada pela FEB, livremente para todo o público, durante este mês de junho, benefício esse normalmente reservado aos assinantes do histórico periódico.

Assim assinala o comunicado da FEB:

Ciente da importância da leitura e da informação em tempos como os que assolam a Pátria do Evangelho e o mundo como um todo, a FEB disponibilizará, entre os dias 1° de junho e 31 de julho de 2020, acesso gratuito à plataforma de assinantes da revista Reformador, onde o leitor terá acesso a edições correntes e anteriores da revista.
Para visualização e leitura basta entrar no link www.souleitorespirita.com.br/reformador e clicar na opção “Assinante”, no topo. Você realizará o cadastro, colocando seu e-mail e depois “acessar”. Aproveite!

A revista Reformador é um órgão de imprensa espírita valiosíssimo para os estudiosos do Espiritismo, tanto no âmbito do contexto histórico do desenvolvimento do movimento espírita brasileiro quanto no âmbito doutrinário, muito embora ela registre também fatos e questões que possam causar perplexidade, dado que a entrada da Doutrina Espírita em terras tupiniquins e as primeiras raízes do movimento espírita foram bastante influenciadas pela tradições religiosas e culturas muito peculiares desta nação. De qualquer forma, compreendemos que esse processo de desenvolvimento, com todas as imperfeições nele contidas, não deixa de ter sido o melhor que se pôde colher da Revelação Espírita, pois, de fato, foi no Brasil onde melhor prosperou o que sobrou do Espiritismo de Allan Kardec, visto que o movimento original, na França, não se sustentou além das primeiras décadas após a desencarnação do seu codificador.

Este histórico periódico foi fundado em 1883 e se figura como uma das mais antigas publicações ainda em circulação no país. Seu fundador foi Augusto Elias da Silva, fotógrafo português radicado no Brasil, além de fervoroso adepto da doutrina kardecista. Seu formato original continha quatro páginas de texto. A tiragem era modesta e era publicado quinzenalmente. Interessante anotar ainda que uma boa quantidade de cada edição era despachada para Lisboa, onde cumpria idêntica função de divulgação da doutrina no país. Diz-se que a pequena tiragem sequer cobria as despesas de confecção, em vista de perfazerem os assinantes um número irrisório, de cem a duzentos, sendo o excedente de exemplares, geralmente o dobro, distribuído gratuitamente. Com a criação da FEB em 1884, numa tentativa de unificar as variadas correntes doutrinárias locais, o periódico foi então incorporado à Federação, passando a ser o seu órgão oficial de imprensa. Em 1902, a entidade reformatou o jornal para revista, desde então editada mensalmente.


A revista está hoje no seu 138° ano; a edição deste junho é a de número 2.295, o que é uma marca respeitável pela resistência a tantos tempos turbulentos por que ela passou. Aliás, convém destacar a matéria de capa da edição atual, que aborda a questão contemporânea mais urgente em todo o mundo: a pandemia do novo coronavírus, ou covid-19, cuja chamada na revista é "A peste moderna: o novo coronavírus tem missão reeducativa". Bem sugestivo, não?

Então, para os interessados, fica a dica.

Acesse agora mesmo o acervo Reformador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário