"Superstição", novo verbete da Enciclopédia Espírita Online
O que você sabe sobre "superstição"? Qual a relação entre essa ideia e a Doutrina Espírita? Você é ou não supersticioso?
Pois bem, a Enciclopédia Espírita Online acaba de publicar o seu mais novo verbete, justamente tratando deste tema, que é de total interesse para uma boa compreensão do Espiritismo.
Veja a sinopse do verbete:
Superstição é o conjunto de crenças e práticas que se baseiam na ideia de causalidade entre um determinado ato causal e um evento resultante daquele, sendo esta relação considerada infundada, irracional e tola, sustentada então pela fé em uma ligação mística entre a causa e o efeito. Consequentemente, em geral o termo é aplicado de forma pejorativa para evidenciar e ou ridicularizar quaisquer ideias, concepções e tradições que estejam fora do entendimento da ciência, deslocando-as para a categoria dita “crendice popular”. Seja por pura ignorância, por preconceito ou por sistemático antagonismo doutrinário, o Espiritismo e toda a fenomenologia mediúnica têm sido ocasionalmente colocados dentre dessas crenças supersticiosas, pelo que a codificação kardequiana tratou de distinguir esta doutrina das superstições, demonstrando a naturalidade das manifestações espirituais e a justeza da sua mensagem moral, cuja racionalidade está em franca oposição a tudo o que é supersticioso.
Acesse agora mesmo o verbete completo na Enciclopédia Espírita Online.
Comentários
Postar um comentário