segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

"Obsessão" - novo verbete da Enciclopédia Espírita Online

 

A nossa Enciclopédia Espírita Online recebeu hoje mais um acréscimo importante: o verbete "Obsessão", tratando do mal espiritual colocado na primeira linha dentre as preocupações e cuidados especiais para a prática mediúnica, se bem o processo obsessivo seja um fenômeno de todos os tempos, dentro e fora da mediunidade e do Espiritismo. Por isso, a importância de se conhecer seu mecanismo e se precaver das más influências espirituais.

Veja a sinopse do verbete:

Obsessão, conforme a Doutrina Espírita, é a influência negativa que um Espírito exerce persistentemente sobre outra pessoa, de variadas maneiras de atuação, desde um simples desvirtuamento da moral até a perturbação completa das faculdades mentais e controle do organismo físico, cujos efeitos podem alcançar diversos graus do constrangimento e até enfermidades físicas. Allan Kardec classificou a obsessão em três tipos básicos: obsessão simples, fascinação e subjugação, acrescentando aí o caso especial de determinado tipo de possessão, em que o organismo físico da presa fica temporariamente dominado pelo Espírito agressor. O agente dessa má influência (o obsessor) demonstra, por essa prática, ser sempre de uma natureza inferior, própria dos Espíritos muito imperfeitos, movidos por interesses variados, por exemplo: sentimento de inveja, vingança, mero desejo de fazer o mal (aleatoriamente ou contra uma causa comum) ou ainda para usufruir de gozos materiais (fumo, bebida, droga, sexo etc.) que, neste caso, é comumente especificado como Vampirismo. O obsediado (ou obsidiado, obsedado) é a presa do processo obsessivo, e aí evidencia também sua inferioridade moral, seja pela suscetibilidade de ser perturbado ou mal influenciado, seja pela sua predisposição em gozar dos prazeres inferiores a que é arrastado. Em razão dos médiuns estarem naturalmente mais expostos ao contato dos Espíritos, a obsessão é então colocada como um perigo de primeira ordem para a prática da mediunidade, que, por sua vez, apresenta-se como poderoso auxílio no tratamento contra a obsessão (desobsessão), especialmente por revelar a ação oculta de obsessores e por propiciar um diálogo regenerador entre os envolvidos e intermediários motivados pela boa vontade. Além de ter sido a primeira doutrina a evidenciar sistematicamente o processo obsessivo, o Espiritismo faz-se o melhor meio para tratá-lo e prevenir a ação de Espíritos obsessores, cujos procedimentos básicos são: oração e aperfeiçoamento moral dos indivíduos envolvidos.

Saiba em detalhes o que é, quais os tipos e efeitos das obsessões, o que caracteriza o vampirismo, a possessão, a auto-obsessão, além de como tratar e se prevenir do assédios de Espíritos obsessores.

Clique aqui para acessar o verbete na íntegra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário