terça-feira, 20 de setembro de 2022

Zé Arigó, a história verdadeira do médium

No primeiro dia deste mês de setembro estreou no cinema o filme Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, ao qual nós assistimos e apreciamos, como em geral o público também gostou. A produção pôs em evidência assuntos como mediunidadecura espiritual e, por extensão, Espiritismo. Por isso, louvamos a produção do longa-metragem, especialmente pela quase total fidelidade histórica.

Sobre fidelidade histórica, aliás, sabe-se que os filmes ditos biográficos muitas vezes (ou quase sempre) não se preocupam com tal quesito e costumam "incrementar" o enredo com fatos fictícios, ou pelo menos hipotéticos, porque — afinal de contas — é uma peça artística, não exatamente um relato histórico, um documentário ou um verbete enciclopédico; muitos roteiristas, inclusive, fazem inserções bem polêmicas justamente para disparar o debate em torno dessas inserções, com o puro objetivo de promover comercialmente a sua produção.

Aproveitamos o ensejo para convidar nossos confrades a conferir nosso artigo "10 coisas boas e ruins no filme "Kardec:" de Wagner de Assis que todo mundo precisa saber", que confronta o enredo do filme Kardec e os dados históricos que hoje conhecemos do Codificador do Espiritismo.

Mas, então, o público que assistiu ao filme do Zé Arigó deve estar se perguntando quem de fato era o médium e se todos aqueles episódios e informações apresentadas no filme são reais. Para ajudar a responder a essa questão, trazemos aqui algumas fontes que julgamos interessantes para apreciação.

A primeira é o verbete Zé Arigó na nossa Enciclopédia Espírita Online, que traz uma síntese bem apurada sobre a vida e obra do referido personagem.


Clique aqui e acesse agora mesmo o verbete "Zé Arigó" na Enciclopédia Espírita Online.



Depois, recomendamos o livro Arigó - vida, mediunidade e martírio, escrito por José Herculano Pires, que foi amigo do médium e um dos espíritas que lhe deu sustenção quando seus colegas de doutrina começaram a criticar o método invasivo aplicado nas curas que Arigó operava sob influência do seu mentor espiritual.

Baixe aqui o livro Arigó - vida, mediunidade e martírio.


Nossa Sala de Leitura foi ampliada com a inclusão de mais um livro magistral: Arigó: vida, mediunidade e martírio da autoria de José Herculano Pires, o grande filósofo espírita brasileiro; esse reforço veio em boa ho

Em seguida, resgatamos um vídeo do Programa Linha-Direta: Zé Arigó, da Rede Globo de Televisão, que — embora seja uma produção bem carregada de dramaticidade — conta uma abordagem jornalística e, com isso, procurando se basear na verdadeira história.


Além disso, recomendamos o vídeo do canal Espiritismo BH com uma entrevista com Leida Oliveira, que é espírita de berço, filha de Zé Nilo, grande amigo de Zé Arigó e companheiro do médium na organização dos seus trabalhos de cura; sendo ela própria outra colaboradora daquelas sessões e, portanto, conhecedora da vida íntima do médium e do cidadão José Pedro de Freitas, vulgo Arigó. O vídeo também é recheado de imagens reais do médium  algumas cenas, a propósito, bem curas, mostrando como era o procedimento cirúrgico realizado pelo Dr. Fritz, através do seu intermediário.



* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário