Grande resgate audiovisual: seminário com Hermínio C. Miranda


Um grande resgate em audiovisual para a memória do Movimento Espírita Brasileiro: Hermínio C. Miranda em um seminário realizado na cidade de Botucatu, interior de São Paulo; numa gravação inédita, recuperada e pela primeira vez divulgada ao público, através do canal Bruno Tavares pelo YouTube. A grandeza desse registro está especialmente porque o mencionado confrade era de um estilo de vida muito reservado, dado ao gosto particular de escritor, pelo qual distribuía seu carisma, "conversando com seus leitores" por intermédia das palavras grafadas em seus livros e artigos publicados em renomados periódicos doutrinários: "Sou um escriba, não um tribuno" — dizia Hermínio.

Hermínio C. Miranda em 2005

Hermínio Corrêa de Miranda (1920 - 2013) foi um notável estudioso do Espiritismo, escritor de obras que se tornaram clássicos da nossa literatura espírita, por exemplo: Diálogo com as Sombras, Nossos Filhos são Espíritos Diversidade de Carismas, dentre tantos títulos, fora outros quinhentos artigos. Natural de Volta Redonda, Rio de Janeiro, trabalhou como bancário, contador e depois ocupou cargos administrativos do primeiro escalão da Companhia Siderúrgica Nacional, onde se aposentou. Após se aventurar na literatura comum, tornou-se espírita, em 1958, e desde então passou a se dedicar aos escritos doutrinários, colaborando assiduamente com a revista Reformador da Federação Espírita Brasileira. Seu livro de estreia na seara kardecista foi Os Procuradores de Deus, lançado em 1967 pela Editora Calvário. Especializou-se em estudos e pesquisas especialmente voltados à mediunidade e regressão de memória, o que lhe rendeu reconhecimento nacional entre os confrades. Também foi brilhante como tradutor, tendo vertido obras de expressivos autores, tais como Charles Dickens e J. W. Rochester. Gastou sua pena de escritor até sua desencarnação, aos 93 anos de idade, sendo seus restos mortais enterrados na capital carioca, onde morreu no dia 8 de julho de 2013.


No seminário recuperado, gravado entre 25 e 26 de abril de 1987, vemos e ouvimos um Hermínio C. Miranda tímido ao microfone, mas ainda assim desenvolvendo sua locução — por vezes transbordada de emoção — discorrendo sobre as temáticas de sua predileção: reencarnação, mediunidade, memórias de vidas passadas e os enriquecedores dramas pessoais pelos quais o Espírito cresce espiritualmente. Em suas palavras, além da meritória sabedoria acumulada pelo esforço secular, sente-se claramente nele humildade ao revelar suas capacidades, carinho e respeito pelas pessoas de quem fala e entusiasmo e firmeza ao defender a doutrina que professa, com profunda admiração por Allan Kardec, pela espiritualidade em geral, amor especial a Jesus Cristo e total dedicação a Deus Pai. Os créditos do vídeo devemos a Waldemar Krepke, confrade nosso de Belo Horizonte, Minas Gerais, que cedeu a gravação a Ana Miranda (filha de Hermínio), que a compartilhou com todos através dos programas de Bruno Tavares, divulgador espírita de Recife, Pernambuco.


Não por menos, louvamos e agradecemos a todos que propiciaram este resgate audiovisual histórico e convidamos todos a conferirem os programas correspondentes:


*  *  *

SEMINÁRIO COMENTADO
por Ana Maria Miranda e Bruno Tavares

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5


Não deixe de compartilhar com seus familiares e amigos.

* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

Assine também gratuitamente o nosso newsletter Informe Luz Espírita.

Comentários

Postagens populares

Dra. Anete Guimarães em São Paulo

REVELAÇÕES DE CHICO XAVIER SOBRE TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

A tragédia da Chapecoense e as mortes coletivas