"Cordão Fluídico": o mais novo verbete da Enciclopédia Espírita Online


Enciclopédia Espírita Online acaba de ganhar uma atualização com a inclusão de mais um verbete: "Cordão Fluídico", também conhecido por outros nomes, fazendo alusão a um elemento do nosso organismo espiritual, essencial para a nossa vitalidade na condição de Espíritos encarnados.

Então, confira a sinopse do verbete:

Cordão fluídico, Fio de Prata, Cordão de Prata, ou ainda Fio/Cordão Prateado, é a designação comum para o filamento fluídico que mantém a ligação entre o corpo físico e o perispírito do Espírito encarnado durante o estado de emancipação da alma em que o indivíduo se projeta à distância; tal ligação é fundamental para a vitalidade do organismo carnal — fornecida, em parte, pelo fluido vital —, ao mesmo tempo em que serve de veículo sensorial e alerta para o caso de o Espírito necessitar retornar ao abrigo corporal. A denominação da cor prateada corresponde à luminosidade em torno deste filamento, cuja intensidade é inerente ao grau de vitalidade do indivíduo encarnado. Sua cultura está presente nas principais correntes espiritualistas, bem como é sancionada pela Revelação Espírita; resulta dessa tradição, quando para figurar um perigo fatal, a expressão popular: “a vida está por um fio”.

Ora, a rudeza da vida encarnada — especialmente num ambiente material ainda com fortes características de mundo de expiações e de provas — nos impele a buscar alguns instantes de refazimento espiritual, que justamente é às vezes chamado de "recreio da alma", através do sono físico ou do transe mediúnico, para um desprendimento parcial da consciência, quando então o indivíduo pode percorrer as mais diversas dimensões do plano espiritual; mas que para isso seja possível, é preciso ainda manter uma conexão com o corpo humano a fim de lhe dar o suporte vital mínimo para as suas funções orgânicas. Eis aí o papel deste filamento fluídico que aqui destacamos.

Estes são os tópicos do novo verbete:

  • Contexto histórico
  • Fio prateado em Espiritismo
  • Características e funções
  • Curiosidades
  • Veja também
  • Referências

Então, não deixe de conferir esta atualização.

Clique aqui e acesse agora mesmo o verbete "Cordão Fluídico".

 

Comentários

Postagens populares

Dra. Anete Guimarães em São Paulo

REVELAÇÕES DE CHICO XAVIER SOBRE TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

A tragédia da Chapecoense e as mortes coletivas