Como o Espiritismo entende saúde, espiritualidade e religiosidade
Recebemos a indicação deste artigo, originalmente publicado no site O Consolador, e, conferindo seu conteúdo, consideramos que seja de interesse geral; por isso, aqui o reproduzimos e pedimos a ajuda de todos para compartilhar esta postagem.
Como o Espiritismo entende saúde, espiritualidade e religiosidade
por Thiago Bernardes
A Associação Paulista de Homeopatia divulgou recentemente uma série digital intitulada Saúde, Espiritualidade e Religiosidade segundo o Espiritismo, que nos ajuda a entender como a fé, a moral e a vivência espiritual influenciam diretamente nossa saúde mental, emocional e até física.
Os três livros da série são de autoria do médico Dr. Marcus Zulian Teixeira, e são resultado de seu projeto de pós-doutorado na área de saúde e espiritualidade,
apresentado ao Departamento de Psiquiatria da FMUSP.
A ideia foi reunir em linguagem clara, com base científica e espírita, o que o Espiritismo tem a dizer sobre temas que fazem parte do nosso dia a dia: ansiedade, depressão, sofrimento, autoconhecimento, equilíbrio emocional e o impacto da nossa postura moral na construção de uma vida mais saudável.
Como se sabe, nas últimas décadas tem-se observado um número crescente de estudos evidenciando uma associação positiva do envolvimento espiritual e religioso com melhores indicadores de saúde física e mental. Nesse contexto, espiritualidade e religiosidade implicam menores taxas de suicídio, de depressão, de ansiedade e de uso de substâncias ilícitas, dentre outros benefícios que as caracterizam como fonte de força e resiliência para os pacientes.
Em face disso, espiritualidade e religiosidade passam a ser valorizadas como importantes contributos na atenção clínica e na promoção à saúde, sendo de fundamental importância sua incorporação às atividades de ensino, pesquisa e assistência dos currículos acadêmicos das diversas áreas da saúde.
Analogamente, pela importância crescente dedicada à correlação entre saúde, espiritualidade e religiosidade, profissionais da saúde devem estar preparados para compreender as demandas espirituais e religiosas de seus pacientes, adquirindo informação e treinamento nos diversos aspectos e abordagens desse vasto campo de conhecimento.
A série compõe-se de três volumes:
Há também uma versão unificada, com os três temas juntos num só arquivo. Tudo isso disponível de graça na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que é ligada à OPAS/OMS.
Sobre o assunto, o Dr. Marcus Zulian Teixeira declarou: “O principal objetivo desse material, que desenvolvo há décadas e consegui materializá-lo nesse Projeto de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psiquiatra da FMUSP, é que possa atingir o maior número de mentes e corações humanos. Para isso ele foi feito e disponibilizado na forma de livros digitais de livre acesso, mas necessita da ajuda de todos para que possa ser conhecido pelas pessoas”.
Além de mostrar os princípios espíritas sobre saúde e espiritualidade, os livros - que estão disponíveis gratuitamente - trazem estudos científicos que comprovam os benefícios da vivência espiritual na prevenção de doenças, no enfrentamento de crises e até na recuperação física e emocional.
Fonte: O Consolador
Vídeo de apresentação da trilogia:
* * * * * *
E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo WhatsApp, Facebook, X (Twitter) e Instagram.
Comentários
Postar um comentário