O EXORCISMO DE EMILY ROSE


Neste sábado o Supercine (Rede Globo) exibirá o filme "O Exorcismo de Emily Rose" (The Exorcism Of Emily Rose(2005), baseado na história verídica da alemã Anneliese Michel (1952-1976). O longa conta o drama vivido por uma jovem, atormentada pela obsessão em alto grau, o que exemplifica o que é possível acontecer em questões espirituais mal-resolvidas.
Evidentemente que o filme é uma peça cinematográfica, embasada em fatos reais, mas que teve objetivos comerciais, sem que deva ser tomado integralmente como a exata biografia do caso.


A história verdadeira de Anneliese -- a Emily Rose -- pode ser lida na Wikipédia, com bom proveito para nossa reflexão a respeito do envolvimento com a espiritualidade. O filme, entretanto, tratando-se de ficção, cujo gênero é o de terror, pode mesmo ser antidoutrinário caso não se saiba distinguir os devidos caracteres. Não se trata, pois, de um filme espírita, embora tenha um cunho espiritualista. Ilustra, em parte, o que é o drama de um tipo de obsessão, mas deve ser analisado com cuidado para não impressionar e distorcer os conceitos da Doutrina Espírita.


Comentários

Postagens populares

Chico e o retrato de Maria de Nazaré

"Espiritismo, misticismo, sentimento religioso e positivismo: uma resposta de Léon Denis", por Jáder dos Reis Sampaio

A Proclamação da República do Brasil e o Espiritismo

Considerações a partir do Discurso "O espiritismo é uma religião?" de Allan Kardec, por Brutus Abel e Luís Jorge Lira Neto

Necrológio: Isabel Salomão (1924 - 2024)